Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de, Almeida, Leandro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30322
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031024
Resumo: Contemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino. A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto. Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento disponível sobre o tema da diversidade e da inclusão entre docentes e estudantes, em geral; os serviços institucionais de apoio aos estudantes com deficiência existentes carecem de eficácia em distintos aspectos. Desse modo, discute-se, a partir da experiência dos estudantes investigados, a necessidade de se promover uma cultura inclusiva que previna preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania. Aponta-se a importância de estudos futuros que expandam o debate sobre inclusão no ensino superior.
id UNB_b32f7afce084bb809bbf667ed364ada5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30322
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesaInclusion of students with disabilities at the university : study in a Portuguese universityInclusión de estudiantes con deficiencias en la universidad : estudio en una universidad portuguesaEnsino superiorEstudantes com deficiênciaInclusão escolarContemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino. A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto. Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento disponível sobre o tema da diversidade e da inclusão entre docentes e estudantes, em geral; os serviços institucionais de apoio aos estudantes com deficiência existentes carecem de eficácia em distintos aspectos. Desse modo, discute-se, a partir da experiência dos estudantes investigados, a necessidade de se promover uma cultura inclusiva que previna preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania. Aponta-se a importância de estudos futuros que expandam o debate sobre inclusão no ensino superior.Contemporaneously higher education is considered an implied context in promoting citizenship, as well as academic and professional, in which the inclusion of people with disabilities becomes increasingly important issue. This article presents the results of a study aimed to explore the concepts of eight students of a university in Portugal about the challenges they faced in trying to be part in the process of inclusion in this level of education. Data collection involved individual semi-structured interviews and online survey, analyzed according to an open system of categorization. The results report that the university environment has little knowledge available on the subject of diversity and inclusion between teachers and students in general; institutional support services for students with disabilities existing has a lack of efficacy in different aspects. Thus, it is argued, from the experience of the investigated students, the need to promote an inclusive culture that prevents prejudice and promotes the autonomy and citizenship. It points out the importance of future studies that expand the debate on inclusion in higher education.En la contemporaneidad la enseñanza superior es considerada un contexto implicado en la promoción de la ciudadanía, además de la formación académica el profesional, en que la inclusión de personas con deficiencia se vuelve cuestión de creciente importancia. En este artículo se presentan los resultados de un estudio que tuvo como objetivo explorar las concepciones de ocho estudiantes de una universidad de Portugal sobre los retos enfrentados al experimentar la inclusión en ese nivel de enseñanza. La recolecta de datos abarcó entrevistas semiestructuradas individuales y cuestionario online, analizados de acuerdo con un sistema de categorización abierto. Los resultados informan que en el ambiente de la universidad hay poco conocimiento disponible sobre el tema de la diversidad y de la inclusión entre docentes y estudiantes, en general; los servicios institucionales de apoyo a los estudiantes con deficiencia existentes carecen de eficacia en distintos aspectos. De ese modo, se discute, a partir de la experiencia de los estudiantes investigados, la necesidad de promoverse una cultura inclusiva que prevenga prejuicio y favorezca la autonomía y la ciudadanía. Se apunta la importancia de estudios futuros que expandan el debate sobre inclusión en la enseñanza superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T05:18:40Z2017-12-07T05:18:40Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, Ana Claudia Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; ALMEIDA, Leandro da Silva. Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: estudo em uma universidade portuguesa. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 3, p. 483-492, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30322http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031024Psicologia Escolar e Educacional - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Ana Claudia RodriguesOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes deAlmeida, Leandro da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/30322Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
Inclusion of students with disabilities at the university : study in a Portuguese university
Inclusión de estudiantes con deficiencias en la universidad : estudio en una universidad portuguesa
title Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
spellingShingle Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Ensino superior
Estudantes com deficiência
Inclusão escolar
title_short Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
title_full Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
title_fullStr Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
title_full_unstemmed Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
title_sort Inclusão de estudantes com deficiências na universidade : estudo em uma universidade portuguesa
author Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
author_facet Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Almeida, Leandro da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Almeida, Leandro da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Almeida, Leandro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Estudantes com deficiência
Inclusão escolar
topic Ensino superior
Estudantes com deficiência
Inclusão escolar
description Contemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino. A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto. Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento disponível sobre o tema da diversidade e da inclusão entre docentes e estudantes, em geral; os serviços institucionais de apoio aos estudantes com deficiência existentes carecem de eficácia em distintos aspectos. Desse modo, discute-se, a partir da experiência dos estudantes investigados, a necessidade de se promover uma cultura inclusiva que previna preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania. Aponta-se a importância de estudos futuros que expandam o debate sobre inclusão no ensino superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2017-12-07T05:18:40Z
2017-12-07T05:18:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Ana Claudia Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; ALMEIDA, Leandro da Silva. Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: estudo em uma universidade portuguesa. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 3, p. 483-492, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031024.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30322
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031024
identifier_str_mv FERNANDES, Ana Claudia Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; ALMEIDA, Leandro da Silva. Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: estudo em uma universidade portuguesa. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 3, p. 483-492, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031024.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30322
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508213345714176