Vozes surdas: um estudo de memes sobre a e pela comunidade surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Maria Kérsia da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46787
Resumo: A acessibilidade para pessoas surdas envolve, para além dos aspectos profissionais e legislativos, o humor, importante ferramenta de difusão cultural. Nesse sentido, os memes desempenham papel particular, ao retratarem, por exemplo, a atuação do profissional Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tendo em vista a produção e circulação nas redes sociais desse artefato cultural dotado de relevância, intentamos investigar essas imagens produzidas na e pela comunidade surda. Neste trabalho, a partir do viés metodológico da Análise do Discurso, analisamos quais efeitos de sentido emergem da leitura analítica dos memes disseminados sobre a e pela comunidade surda. Especificamente, propomos i) identificar os possíveis efeitos de sentido em registros imagéticos; ii) depreender posicionamentos em memes imagéticos, ao serem confrontadas cenas enunciativas das culturas surda e não surda; iii) analisar as representações identitárias e culturais a partir da constituição de determinados ethé para surdos e ouvintes. Para essa análise, respaldamo-nos nas contribuições teóricas de Maingueneau (2008a, 2012, 2016b) para entender como esses memes sobre a e pela comunidade surda se constituem no embate entre diferentes posicionamentos. Fazem parte deste estudo a expressão de memes como fenômeno de linguagem e como exercício de poder em práticas de comunidade discursiva (BAKHTIN, 2002, 2010, 2016; GUERRA e BOTTA 2018; FOUCAULT, [1970] 2014, 1979, 1986, 2018; FELIPE, 2011; MAINGUENEAU, 2008, 2012; WIGGINS, 2019). Trabalhamos, ainda, conceitos dentro da área dos Estudos Surdos e Culturais (CANCLINI, 2009; HALL, 2002; 1997; QUADROS, KARNOPP, 2004; PERLIN, MIRANDA, 2003; PERLIN, 2016; SÁ, 2006; SKLIAR, 2016; STROBEL, 2009; TESKE, 2016, WOODWARD, 2000), devido a nosso interesse pela constituição cultural e identitária das comunidades surdas e pelas representações hegemônicas sobre a pessoa surda e a língua de sinais. As análises desta pesquisa indicam que os memes (1) não apenas entretêm usuários da internet, mas também herdam uma prática que é reconhecida e mantida na rede pela comunidade; (2) incorporam os ethé que, encenados, apontam para determinados posicionamentos (desqualificantes ou de pertencimento da/à comunidade surda); (3) (re)constroem as relações de poder pelos exercícios de seus posicionamentos; (4) apontam para representações identitárias e culturais a partir da demarcação da diferença.
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Tendo em vista a produção e circulação nas redes sociais desse artefato cultural dotado de relevância, intentamos investigar essas imagens produzidas na e pela comunidade surda. Neste trabalho, a partir do viés metodológico da Análise do Discurso, analisamos quais efeitos de sentido emergem da leitura analítica dos memes disseminados sobre a e pela comunidade surda. Especificamente, propomos i) identificar os possíveis efeitos de sentido em registros imagéticos; ii) depreender posicionamentos em memes imagéticos, ao serem confrontadas cenas enunciativas das culturas surda e não surda; iii) analisar as representações identitárias e culturais a partir da constituição de determinados ethé para surdos e ouvintes. Para essa análise, respaldamo-nos nas contribuições teóricas de Maingueneau (2008a, 2012, 2016b) para entender como esses memes sobre a e pela comunidade surda se constituem no embate entre diferentes posicionamentos. Fazem parte deste estudo a expressão de memes como fenômeno de linguagem e como exercício de poder em práticas de comunidade discursiva (BAKHTIN, 2002, 2010, 2016; GUERRA e BOTTA 2018; FOUCAULT, [1970] 2014, 1979, 1986, 2018; FELIPE, 2011; MAINGUENEAU, 2008, 2012; WIGGINS, 2019). Trabalhamos, ainda, conceitos dentro da área dos Estudos Surdos e Culturais (CANCLINI, 2009; HALL, 2002; 1997; QUADROS, KARNOPP, 2004; PERLIN, MIRANDA, 2003; PERLIN, 2016; SÁ, 2006; SKLIAR, 2016; STROBEL, 2009; TESKE, 2016, WOODWARD, 2000), devido a nosso interesse pela constituição cultural e identitária das comunidades surdas e pelas representações hegemônicas sobre a pessoa surda e a língua de sinais. As análises desta pesquisa indicam que os memes (1) não apenas entretêm usuários da internet, mas também herdam uma prática que é reconhecida e mantida na rede pela comunidade; (2) incorporam os ethé que, encenados, apontam para determinados posicionamentos (desqualificantes ou de pertencimento da/à comunidade surda); (3) (re)constroem as relações de poder pelos exercícios de seus posicionamentos; (4) apontam para representações identitárias e culturais a partir da demarcação da diferença.When it comes to the accessibility for deaf people, humor, in addition to professional and legislative aspects, plays a relevant role, since it is a recognized tool for cultural dissemination. In this context, memes are particularly important, as they portray, for example, the performance of the professional Interpreter of Libras (Brazilian Sign Language). Considering the production and circulation in social networks of this relevant cultural artifact, we intend to investigate these images produced in and by the deaf community. In this work, we start from the methodological point of view of Discourse Analysis to investigate which effects of meaning emerge from the analytical reading of memes disseminated about and by the deaf community. Specifically, we propose i) to identify the possible effects of meaning in imagistic recordings; ii) to infer positions in imagery memes, by comparing enunciative scenes of the deaf and non-deaf culture; iii) analyze the identity and cultural representations from the constitution of certain ethé for the deaf and hearing communities. For this analysis, we rely on the theoretical contributions of Maingueneau (2008a, 2012, 2016b) to understand how these memes about and by the deaf community are constituted in the clash between different positioning. In this study, the expression meme is understood as a language phenomenon and as an exercise of power in discursive community practices (BAKHTIN, 2002, 2010, 2016; GUERRA e BOTTA 2018; FOUCAULT, [1970] 2014, 1979, 1986, 2018; FELIPE, 2011; MAINGUENEAU, 2008, 2012; WIGGINS, 2019). We also work with the theoretical concepts inside the studies of deaf culture (CANCLINI, 2009; HALL, 2002; 1997; QUADROS, KARNOPP, 2004; PERLIN, MIRANDA, 2003; PERLIN, 2016; SÁ, 2006; SKLIAR, 2016; STROBEL, 2009; TESKE, 2016, WOODWARD, 2000), moved mainly by our interest in the cultural and identity constitution of deaf communities and in the hegemonic representations of the deaf person and sign language. Our analysis suggest that the memes (1) not only entertain internet users, but also inherit a practice that is recognized and maintained on the network by the community; (2) incorporate the ethé that, when staged, show determined positions (disqualifying or belonging to/from the deaf community); (3) (re)construct the power relations through the exercise of their positions; (4) point to identity and cultural representations from the demarcation of difference.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilMemesCenas de enunciaçãoEthos discursivoPosicionamentosComunidade surdaVozes surdas: um estudo de memes sobre a e pela comunidade surdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVozessurdasestudo_Dourado_2022.pdfapplication/pdf2536253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46787/1/Vozessurdasestudo_Dourado_2022.pdfa020ca12172b306da6efc1689f440befMD51123456789/467872022-05-02 12:38:41.041oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46787Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:38:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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