Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Neto, João Batista
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dias, Thiago Ferreira, Alexandre, Mauro Lemuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163
Resumo: O presente artigo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. O arcabouço teórico foi construído a partir dos estudos sobre a ciência do cérebro voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gerentes da área de planejamento das principais agências de publicidade do Brasil, e posterior análise de conteúdo. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Observa-se resistência ao uso das técnicas, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Os resultados apontam o domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagem
id UFRN_d71f5ab635376a669cbbbb18a430e672
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19163
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Soares Neto, João BatistaDias, Thiago FerreiraAlexandre, Mauro Lemuel2015-08-18T20:18:54Z2015-08-18T20:18:54Z2010SOARES NETO, João Batista; DIAS, Thiago Ferreira; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade. Pretexto, Belo Horizonte, v. 11, p. 27-55, 2010. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/654/561>. Acesso em: 22 maio 2015.1517-672https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163O presente artigo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. O arcabouço teórico foi construído a partir dos estudos sobre a ciência do cérebro voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gerentes da área de planejamento das principais agências de publicidade do Brasil, e posterior análise de conteúdo. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Observa-se resistência ao uso das técnicas, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Os resultados apontam o domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagemMarketingNeuromarketingTécnicas de neuroimagemAgência de publicidadeMapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidadeFundamentals of mapping to construct neuromarketing professional business advertisinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdfMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdfapplication/pdf709232https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/1/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf12bdb308d4bc2890509477d30a5571eeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/2/license.txt2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499MD52TEXTMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txtMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain74003https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/7/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txt0f3e082b53b43f054d3a3b9306f09cf3MD57THUMBNAILMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpgMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8051https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/8/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpg17832e035c9e3173339742554671eef3MD58123456789/191632017-11-02 23:23:41.708oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T02:23:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Fundamentals of mapping to construct neuromarketing professional business advertising
title Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
spellingShingle Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
Soares Neto, João Batista
Marketing
Neuromarketing
Técnicas de neuroimagem
Agência de publicidade
title_short Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
title_full Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
title_fullStr Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
title_full_unstemmed Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
title_sort Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
author Soares Neto, João Batista
author_facet Soares Neto, João Batista
Dias, Thiago Ferreira
Alexandre, Mauro Lemuel
author_role author
author2 Dias, Thiago Ferreira
Alexandre, Mauro Lemuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Neto, João Batista
Dias, Thiago Ferreira
Alexandre, Mauro Lemuel
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Neuromarketing
Técnicas de neuroimagem
Agência de publicidade
topic Marketing
Neuromarketing
Técnicas de neuroimagem
Agência de publicidade
description O presente artigo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. O arcabouço teórico foi construído a partir dos estudos sobre a ciência do cérebro voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gerentes da área de planejamento das principais agências de publicidade do Brasil, e posterior análise de conteúdo. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Observa-se resistência ao uso das técnicas, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Os resultados apontam o domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagem
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T20:18:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-18T20:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES NETO, João Batista; DIAS, Thiago Ferreira; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade. Pretexto, Belo Horizonte, v. 11, p. 27-55, 2010. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/654/561>. Acesso em: 22 maio 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1517-672
identifier_str_mv SOARES NETO, João Batista; DIAS, Thiago Ferreira; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade. Pretexto, Belo Horizonte, v. 11, p. 27-55, 2010. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/654/561>. Acesso em: 22 maio 2015.
1517-672
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/1/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/7/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/8/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12bdb308d4bc2890509477d30a5571ee
2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499
0f3e082b53b43f054d3a3b9306f09cf3
17832e035c9e3173339742554671eef3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117764410769408