Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. O arcabouço teórico foi construído a partir dos estudos sobre a ciência do cérebro voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gerentes da área de planejamento das principais agências de publicidade do Brasil, e posterior análise de conteúdo. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Observa-se resistência ao uso das técnicas, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Os resultados apontam o domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagem |
id |
UFRN_d71f5ab635376a669cbbbb18a430e672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19163 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares Neto, João BatistaDias, Thiago FerreiraAlexandre, Mauro Lemuel2015-08-18T20:18:54Z2015-08-18T20:18:54Z2010SOARES NETO, João Batista; DIAS, Thiago Ferreira; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade. Pretexto, Belo Horizonte, v. 11, p. 27-55, 2010. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/654/561>. Acesso em: 22 maio 2015.1517-672https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163O presente artigo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. O arcabouço teórico foi construído a partir dos estudos sobre a ciência do cérebro voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gerentes da área de planejamento das principais agências de publicidade do Brasil, e posterior análise de conteúdo. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Observa-se resistência ao uso das técnicas, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Os resultados apontam o domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagemMarketingNeuromarketingTécnicas de neuroimagemAgência de publicidadeMapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidadeFundamentals of mapping to construct neuromarketing professional business advertisinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdfMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdfapplication/pdf709232https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/1/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf12bdb308d4bc2890509477d30a5571eeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/2/license.txt2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499MD52TEXTMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txtMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain74003https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/7/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txt0f3e082b53b43f054d3a3b9306f09cf3MD57THUMBNAILMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpgMapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8051https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/8/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpg17832e035c9e3173339742554671eef3MD58123456789/191632017-11-02 23:23:41.708oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T02:23:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Fundamentals of mapping to construct neuromarketing professional business advertising |
title |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade |
spellingShingle |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade Soares Neto, João Batista Marketing Neuromarketing Técnicas de neuroimagem Agência de publicidade |
title_short |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade |
title_full |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade |
title_fullStr |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade |
title_full_unstemmed |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade |
title_sort |
Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade |
author |
Soares Neto, João Batista |
author_facet |
Soares Neto, João Batista Dias, Thiago Ferreira Alexandre, Mauro Lemuel |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Thiago Ferreira Alexandre, Mauro Lemuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares Neto, João Batista Dias, Thiago Ferreira Alexandre, Mauro Lemuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Neuromarketing Técnicas de neuroimagem Agência de publicidade |
topic |
Marketing Neuromarketing Técnicas de neuroimagem Agência de publicidade |
description |
O presente artigo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. O arcabouço teórico foi construído a partir dos estudos sobre a ciência do cérebro voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gerentes da área de planejamento das principais agências de publicidade do Brasil, e posterior análise de conteúdo. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Observa-se resistência ao uso das técnicas, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Os resultados apontam o domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagem |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T20:18:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-18T20:18:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES NETO, João Batista; DIAS, Thiago Ferreira; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade. Pretexto, Belo Horizonte, v. 11, p. 27-55, 2010. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/654/561>. Acesso em: 22 maio 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1517-672 |
identifier_str_mv |
SOARES NETO, João Batista; DIAS, Thiago Ferreira; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade. Pretexto, Belo Horizonte, v. 11, p. 27-55, 2010. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/654/561>. Acesso em: 22 maio 2015. 1517-672 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/1/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/7/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19163/8/MapeandoFundamentosConstructo_2010.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12bdb308d4bc2890509477d30a5571ee 2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499 0f3e082b53b43f054d3a3b9306f09cf3 17832e035c9e3173339742554671eef3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117764410769408 |