O discurso publicitário e a representação de identidades queer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Camila Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465
Resumo: O presente estudo tem como foco abordar o discurso publicitário na representação de identidades culturais queer (desviantes de sexualidade e gênero). O objetivo geral é analisar de que forma se dá essa representação de gênero e sexualidade, investigando a publicidade brasileira e qual a importância que ela exerce na representatividade dessas identidades queer, no Brasil dos dias atuais. Essa abordagem se justifica na necessidade de compreender e debater os processos culturais que perpassam a construção de identidades culturais, de grupos marginalizados como “minorias” de gênero e sexualidade, para entender qual representatividade lhes é dada pela publicidade brasileira contemporânea. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da coleta de dados e do levantamento bibliográfico. Por meio de uma análise do discurso, empregando algumas categorias e critérios apresentados por Magalhães (2005), na representação dos corpos/sujeitos desviantes, pode-se perceber a qualidade representativa da linguagem publicitária dessas identidades, ainda que de forma segmentada, comprovando que ainda há espaço para essas representações midiáticas.
id UFRN_d773b910ba5823778ce520c993549656
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34465
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Chaves, Camila FerreiraCarvalho, Breno da SilvaRodrigues, Denise Carvalho dos SantosLopes, John Willian2020-12-15T01:28:14Z2021-09-20T12:45:13Z2020-12-15T01:28:14Z2021-09-20T12:45:13Z2020-12-032015060340CHAVES, Camila Ferreira. O discurso publicitário e a representação de identidades queer. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465O presente estudo tem como foco abordar o discurso publicitário na representação de identidades culturais queer (desviantes de sexualidade e gênero). O objetivo geral é analisar de que forma se dá essa representação de gênero e sexualidade, investigando a publicidade brasileira e qual a importância que ela exerce na representatividade dessas identidades queer, no Brasil dos dias atuais. Essa abordagem se justifica na necessidade de compreender e debater os processos culturais que perpassam a construção de identidades culturais, de grupos marginalizados como “minorias” de gênero e sexualidade, para entender qual representatividade lhes é dada pela publicidade brasileira contemporânea. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da coleta de dados e do levantamento bibliográfico. Por meio de uma análise do discurso, empregando algumas categorias e critérios apresentados por Magalhães (2005), na representação dos corpos/sujeitos desviantes, pode-se perceber a qualidade representativa da linguagem publicitária dessas identidades, ainda que de forma segmentada, comprovando que ainda há espaço para essas representações midiáticas.This study focuses on addressing the advertising discourse in the representation of queer cultural identities (deviants of sexuality and gender). The general objective is to analyze how this representation of gender and sexuality occurs, investigating brazilian advertising and what importance it plays in the representation of these queer identities in Brazil today. This approach is justified by the need to understand and debate the cultural processes that permeate the construction of cultural identities, of marginalized groups such as “minorities” of gender and sexuality, to understand what kind of representativeness is given to them by contemporary brazilian advertising. The study consists of an exploratory research, based on data collection and bibliographic survey. Through a discourse analysis, employing some categories and criteria presented by Magalhães (2005), in the representation of deviant bodies / subjects, one can perceive the representative quality of the advertising language of these identities, even if in a segmented way, proving that there is still space for these media representations.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e Propagandadiscurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer.advertising discourse; representation; diversity; queer identity.O discurso publicitário e a representação de identidades queerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDiscursoPublicitarioRepresentacao_Chaves_2020Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Comunicação Social, com habilitação Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.application/pdf2186537https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/1/DiscursoPublicitarioRepresentacao_Chaves_2020cb5b4d5377a234b5bc80566854fb7a2eMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTOdiscursopublicitário_Chaves_2020.txtExtracted texttext/plain128761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/3/Odiscursopublicit%c3%a1rio_Chaves_2020.txt84931530a3e730323d84bdd1fe5f5795MD53123456789/344652023-01-13 17:38:14.418oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34465PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T20:38:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O discurso publicitário e a representação de identidades queer
title O discurso publicitário e a representação de identidades queer
spellingShingle O discurso publicitário e a representação de identidades queer
Chaves, Camila Ferreira
discurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer.
advertising discourse; representation; diversity; queer identity.
title_short O discurso publicitário e a representação de identidades queer
title_full O discurso publicitário e a representação de identidades queer
title_fullStr O discurso publicitário e a representação de identidades queer
title_full_unstemmed O discurso publicitário e a representação de identidades queer
title_sort O discurso publicitário e a representação de identidades queer
author Chaves, Camila Ferreira
author_facet Chaves, Camila Ferreira
author_role author
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Camila Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, John Willian
contributor_str_mv Lopes, John Willian
dc.subject.por.fl_str_mv discurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer.
advertising discourse; representation; diversity; queer identity.
topic discurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer.
advertising discourse; representation; diversity; queer identity.
description O presente estudo tem como foco abordar o discurso publicitário na representação de identidades culturais queer (desviantes de sexualidade e gênero). O objetivo geral é analisar de que forma se dá essa representação de gênero e sexualidade, investigando a publicidade brasileira e qual a importância que ela exerce na representatividade dessas identidades queer, no Brasil dos dias atuais. Essa abordagem se justifica na necessidade de compreender e debater os processos culturais que perpassam a construção de identidades culturais, de grupos marginalizados como “minorias” de gênero e sexualidade, para entender qual representatividade lhes é dada pela publicidade brasileira contemporânea. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da coleta de dados e do levantamento bibliográfico. Por meio de uma análise do discurso, empregando algumas categorias e critérios apresentados por Magalhães (2005), na representação dos corpos/sujeitos desviantes, pode-se perceber a qualidade representativa da linguagem publicitária dessas identidades, ainda que de forma segmentada, comprovando que ainda há espaço para essas representações midiáticas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T01:28:14Z
2021-09-20T12:45:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T01:28:14Z
2021-09-20T12:45:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015060340
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAVES, Camila Ferreira. O discurso publicitário e a representação de identidades queer. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465
identifier_str_mv 2015060340
CHAVES, Camila Ferreira. O discurso publicitário e a representação de identidades queer. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/1/DiscursoPublicitarioRepresentacao_Chaves_2020
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/3/Odiscursopublicit%c3%a1rio_Chaves_2020.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cb5b4d5377a234b5bc80566854fb7a2e
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
84931530a3e730323d84bdd1fe5f5795
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832826021838848