O discurso publicitário e a representação de identidades queer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465 |
Resumo: | O presente estudo tem como foco abordar o discurso publicitário na representação de identidades culturais queer (desviantes de sexualidade e gênero). O objetivo geral é analisar de que forma se dá essa representação de gênero e sexualidade, investigando a publicidade brasileira e qual a importância que ela exerce na representatividade dessas identidades queer, no Brasil dos dias atuais. Essa abordagem se justifica na necessidade de compreender e debater os processos culturais que perpassam a construção de identidades culturais, de grupos marginalizados como “minorias” de gênero e sexualidade, para entender qual representatividade lhes é dada pela publicidade brasileira contemporânea. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da coleta de dados e do levantamento bibliográfico. Por meio de uma análise do discurso, empregando algumas categorias e critérios apresentados por Magalhães (2005), na representação dos corpos/sujeitos desviantes, pode-se perceber a qualidade representativa da linguagem publicitária dessas identidades, ainda que de forma segmentada, comprovando que ainda há espaço para essas representações midiáticas. |
id |
UFRN_d773b910ba5823778ce520c993549656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34465 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Chaves, Camila FerreiraCarvalho, Breno da SilvaRodrigues, Denise Carvalho dos SantosLopes, John Willian2020-12-15T01:28:14Z2021-09-20T12:45:13Z2020-12-15T01:28:14Z2021-09-20T12:45:13Z2020-12-032015060340CHAVES, Camila Ferreira. O discurso publicitário e a representação de identidades queer. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465O presente estudo tem como foco abordar o discurso publicitário na representação de identidades culturais queer (desviantes de sexualidade e gênero). O objetivo geral é analisar de que forma se dá essa representação de gênero e sexualidade, investigando a publicidade brasileira e qual a importância que ela exerce na representatividade dessas identidades queer, no Brasil dos dias atuais. Essa abordagem se justifica na necessidade de compreender e debater os processos culturais que perpassam a construção de identidades culturais, de grupos marginalizados como “minorias” de gênero e sexualidade, para entender qual representatividade lhes é dada pela publicidade brasileira contemporânea. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da coleta de dados e do levantamento bibliográfico. Por meio de uma análise do discurso, empregando algumas categorias e critérios apresentados por Magalhães (2005), na representação dos corpos/sujeitos desviantes, pode-se perceber a qualidade representativa da linguagem publicitária dessas identidades, ainda que de forma segmentada, comprovando que ainda há espaço para essas representações midiáticas.This study focuses on addressing the advertising discourse in the representation of queer cultural identities (deviants of sexuality and gender). The general objective is to analyze how this representation of gender and sexuality occurs, investigating brazilian advertising and what importance it plays in the representation of these queer identities in Brazil today. This approach is justified by the need to understand and debate the cultural processes that permeate the construction of cultural identities, of marginalized groups such as “minorities” of gender and sexuality, to understand what kind of representativeness is given to them by contemporary brazilian advertising. The study consists of an exploratory research, based on data collection and bibliographic survey. Through a discourse analysis, employing some categories and criteria presented by Magalhães (2005), in the representation of deviant bodies / subjects, one can perceive the representative quality of the advertising language of these identities, even if in a segmented way, proving that there is still space for these media representations.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e Propagandadiscurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer.advertising discourse; representation; diversity; queer identity.O discurso publicitário e a representação de identidades queerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDiscursoPublicitarioRepresentacao_Chaves_2020Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Comunicação Social, com habilitação Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.application/pdf2186537https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/1/DiscursoPublicitarioRepresentacao_Chaves_2020cb5b4d5377a234b5bc80566854fb7a2eMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTOdiscursopublicitário_Chaves_2020.txtExtracted texttext/plain128761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/3/Odiscursopublicit%c3%a1rio_Chaves_2020.txt84931530a3e730323d84bdd1fe5f5795MD53123456789/344652023-01-13 17:38:14.418oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T20:38:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer |
title |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer |
spellingShingle |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer Chaves, Camila Ferreira discurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer. advertising discourse; representation; diversity; queer identity. |
title_short |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer |
title_full |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer |
title_fullStr |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer |
title_full_unstemmed |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer |
title_sort |
O discurso publicitário e a representação de identidades queer |
author |
Chaves, Camila Ferreira |
author_facet |
Chaves, Camila Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Camila Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, John Willian |
contributor_str_mv |
Lopes, John Willian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer. advertising discourse; representation; diversity; queer identity. |
topic |
discurso publicitário; representação; diversidade; identidade queer. advertising discourse; representation; diversity; queer identity. |
description |
O presente estudo tem como foco abordar o discurso publicitário na representação de identidades culturais queer (desviantes de sexualidade e gênero). O objetivo geral é analisar de que forma se dá essa representação de gênero e sexualidade, investigando a publicidade brasileira e qual a importância que ela exerce na representatividade dessas identidades queer, no Brasil dos dias atuais. Essa abordagem se justifica na necessidade de compreender e debater os processos culturais que perpassam a construção de identidades culturais, de grupos marginalizados como “minorias” de gênero e sexualidade, para entender qual representatividade lhes é dada pela publicidade brasileira contemporânea. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da coleta de dados e do levantamento bibliográfico. Por meio de uma análise do discurso, empregando algumas categorias e critérios apresentados por Magalhães (2005), na representação dos corpos/sujeitos desviantes, pode-se perceber a qualidade representativa da linguagem publicitária dessas identidades, ainda que de forma segmentada, comprovando que ainda há espaço para essas representações midiáticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-15T01:28:14Z 2021-09-20T12:45:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-15T01:28:14Z 2021-09-20T12:45:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2015060340 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHAVES, Camila Ferreira. O discurso publicitário e a representação de identidades queer. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465 |
identifier_str_mv |
2015060340 CHAVES, Camila Ferreira. O discurso publicitário e a representação de identidades queer. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/1/DiscursoPublicitarioRepresentacao_Chaves_2020 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34465/3/Odiscursopublicit%c3%a1rio_Chaves_2020.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb5b4d5377a234b5bc80566854fb7a2e 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 84931530a3e730323d84bdd1fe5f5795 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832826021838848 |