Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15044 |
Resumo: | Worldwide, the demand for transportation services for persons with disabilities, the elderly, and persons with reduced mobility have increased in recent years. The population is aging, governments need to adapt to this reality, and this fact could mean business opportunities for companies. Within this context is inserted the Programa de Acessibilidade Especial porta a porta PRAE, a door to door public transportation service from the city of Natal-RN in Brazil. The research presented in this dissertation seeks to develop a programming model which can assist the process of decision making of managers of the shuttle. To that end, it was created an algorithm based on methods of generating approximate solutions known as heuristics. The purpose of the model is to increase the number of people served by the PRAE, given the available fleet, generating optimized schedules routes. The PRAE is a problem of vehicle routing and scheduling of dial-a-ride - DARP, the most complex type among the routing problems. The validation of the method of resolution was made by comparing the results derived by the model and the currently programming method. It is expected that the model is able to increase the current capacity of the service requests of transport |
id |
UFRN_d9019f82fdb9164bbe3227f6327ff880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15044 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dantas, Saulo de Tarso Alveshttp://lattes.cnpq.br/0416370208519657http://lattes.cnpq.br/5093210888872414Rocha, Caroline Thennecy de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/8358112426847555Almeida, Mariana Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/7356242205950550Cabral, Lucídio dos Anjos Formigahttp://lattes.cnpq.br/6699185881827288Aloise, Daniel2014-12-17T14:53:10Z2013-09-052014-12-17T14:53:10Z2012-07-04DANTAS, Saulo de Tarso Alves. Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15044Worldwide, the demand for transportation services for persons with disabilities, the elderly, and persons with reduced mobility have increased in recent years. The population is aging, governments need to adapt to this reality, and this fact could mean business opportunities for companies. Within this context is inserted the Programa de Acessibilidade Especial porta a porta PRAE, a door to door public transportation service from the city of Natal-RN in Brazil. The research presented in this dissertation seeks to develop a programming model which can assist the process of decision making of managers of the shuttle. To that end, it was created an algorithm based on methods of generating approximate solutions known as heuristics. The purpose of the model is to increase the number of people served by the PRAE, given the available fleet, generating optimized schedules routes. The PRAE is a problem of vehicle routing and scheduling of dial-a-ride - DARP, the most complex type among the routing problems. The validation of the method of resolution was made by comparing the results derived by the model and the currently programming method. It is expected that the model is able to increase the current capacity of the service requests of transportEm todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride DARP, o tipo mais complexo dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução será feita mediante comparação entre os resultados auferidos pelo modelo e a programação real. Espera-se que o modelo seja capaz de elevar a capacidade de solicitações atual deste serviço de transporteCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesPRAE. Mobilidade reduzida. Modelo computacional. Heurística. DARP. Dial-a-ridePRAE. Reduced mobility. Computational model. Heuristic. DARP. Dial-a-rideCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAODesenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSauloTAD_DISSERT.pdfapplication/pdf1587906https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15044/1/SauloTAD_DISSERT.pdf2d163959ab0b72bafed179c3efb3b6c8MD51TEXTSauloTAD_DISSERT.pdf.txtSauloTAD_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain312058https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15044/6/SauloTAD_DISSERT.pdf.txt84a02d03cb69258df8a8511d00095858MD56THUMBNAILSauloTAD_DISSERT.pdf.jpgSauloTAD_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1917https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15044/7/SauloTAD_DISSERT.pdf.jpgbd87419dec3d7ecd48a09e7b79e522daMD57123456789/150442017-11-02 03:50:15.704oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15044Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T06:50:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE |
title |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE Dantas, Saulo de Tarso Alves PRAE. Mobilidade reduzida. Modelo computacional. Heurística. DARP. Dial-a-ride PRAE. Reduced mobility. Computational model. Heuristic. DARP. Dial-a-ride CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE |
title_full |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE |
title_sort |
Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE |
author |
Dantas, Saulo de Tarso Alves |
author_facet |
Dantas, Saulo de Tarso Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0416370208519657 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5093210888872414 |
dc.contributor.advisor-co1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Almeida, Mariana Rodrigues de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7356242205950550 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6699185881827288 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Saulo de Tarso Alves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8358112426847555 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aloise, Daniel |
contributor_str_mv |
Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros Aloise, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PRAE. Mobilidade reduzida. Modelo computacional. Heurística. DARP. Dial-a-ride |
topic |
PRAE. Mobilidade reduzida. Modelo computacional. Heurística. DARP. Dial-a-ride PRAE. Reduced mobility. Computational model. Heuristic. DARP. Dial-a-ride CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
PRAE. Reduced mobility. Computational model. Heuristic. DARP. Dial-a-ride |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
Worldwide, the demand for transportation services for persons with disabilities, the elderly, and persons with reduced mobility have increased in recent years. The population is aging, governments need to adapt to this reality, and this fact could mean business opportunities for companies. Within this context is inserted the Programa de Acessibilidade Especial porta a porta PRAE, a door to door public transportation service from the city of Natal-RN in Brazil. The research presented in this dissertation seeks to develop a programming model which can assist the process of decision making of managers of the shuttle. To that end, it was created an algorithm based on methods of generating approximate solutions known as heuristics. The purpose of the model is to increase the number of people served by the PRAE, given the available fleet, generating optimized schedules routes. The PRAE is a problem of vehicle routing and scheduling of dial-a-ride - DARP, the most complex type among the routing problems. The validation of the method of resolution was made by comparing the results derived by the model and the currently programming method. It is expected that the model is able to increase the current capacity of the service requests of transport |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-05 2014-12-17T14:53:10Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:53:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Saulo de Tarso Alves. Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15044 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Saulo de Tarso Alves. Desenvolvimento de um modelo computacional para a ampliação do atendimento do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta - PRAE. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15044/1/SauloTAD_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15044/6/SauloTAD_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15044/7/SauloTAD_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d163959ab0b72bafed179c3efb3b6c8 84a02d03cb69258df8a8511d00095858 bd87419dec3d7ecd48a09e7b79e522da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832654743240704 |