Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555 |
Resumo: | Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade de atendimento deste serviço de transporte |
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Rocha, Caroline Thennecy de MedeirosDantas, Saulo de Tarso AlvesAloise, DanielGalvão, José ClaudioMartins, Ana Maria da Silva2020-11-10T13:48:04Z2020-11-10T13:48:04Z2014DANTAS, S. de T.; ROCHA, C.; ALOISE, D.; GALVÃO, J.; MARTINS, A.. Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE. Revista Eletrônica Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, 6(2), 243-267. Disponível em: https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/301 Acesso em: 02 set. 20201984-3534https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555SOBRAPOPRAEMobilidade reduzidaModelo computacionalHeurísticaDARPDial-a-rideUma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEm todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. 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