A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mykaell Martins da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134
Resumo: A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico.
id UFRN_d91e9180cf749717b3cb6ae3761e2421
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27134
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Mykaell Martins daFerreira, Juliana Mesquita HidalgoBarreto, Ciclamio LeiteSpinosa, VanessaSouza, Gustavo Fontoura deAlves, Milton Thiago Schivani2019-06-05T20:56:21Z2019-06-05T20:56:21Z2018-12-13SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico.The History and Philosophy of Science (HPS) plays an important role in scientific education, it enables the development of critical and contextualized thinking, it approaches scientific knowledge as an attempt to solve problems, as opposed to simplistic, a-problematic and ahistorical views about science. It is discussed in this dissertation that the historical content can be problematized through the Virtual Learning Objects (VLO), didactic resources such as animations and interactive digital simulations, enabling the promotion of the development of critical and creative thinking. It is also emphasized that these digital didactic resources can present/display historiographical defects or lead to errors of interpretation. Thus, we developed and applied an initial teacher training course on the historiography of science, the nature of science and historical contents concerning the history of vacuum and atmospheric pressure in basic education focused on a digital animation entitled “The history of the Barometer”. Among the main results obtained, it was observed that the undergraduate students performed a very strong and critical analysis of the digital animation, since they perceived problems as traces of Whig and Pedigree historiography, anachronisms, simplistic visions of science, historical errors and inadequacies from the graphic point of view. Combined with the highly entertaining nature of the digital animation, these results motivated the undergraduate students to look for alternatives that allowed dealing with the identified problems through editing the script of the original animation. Keeping the total exhibition time of the subtitles and minimally respecting their synchronism with the animation, the editing has resulted in new scripts that are more appropriate from a historical and philosophical point of view.Oficina de formação de professores história e filosofia da ciência no ensino: uma caminho para o uso de novas tecnologiasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAHistória e Filosofia da CiênciaObjetos virtuais de aprendizagemEnsino de Física: formação docenteTecnologia da informação e comunicaçãoA confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdfapplication/pdf1975451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/1/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdffcfd2defec681177efe13863bc5db061MD51ProdutoEducacional_Silva_2018.pdfProdutoEducacional_Silva_2018.pdfOficina de formação de professoresapplication/pdf728787https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/4/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf67f78411a28716d6319f9ca1c4cccbf2MD54TEXTConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.txtConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain443146https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/2/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.txt581cdcf191d0ab627a40c25dddc091d3MD52ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain114267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/5/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtec684a80fd13357f89117a0bf47a520fMD55THUMBNAILConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.jpgConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/3/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.jpg8e1ce37e321964e88c2571abf8cfa7a1MD53ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/6/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpg6a7ebdbf320c5f1c11c38b79228661e6MD56123456789/271342019-12-01 02:25:33.36oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:25:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
title A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
spellingShingle A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
Silva, Mykaell Martins da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História e Filosofia da Ciência
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino de Física: formação docente
Tecnologia da informação e comunicação
title_short A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
title_full A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
title_fullStr A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
title_full_unstemmed A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
title_sort A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
author Silva, Mykaell Martins da
author_facet Silva, Mykaell Martins da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Spinosa, Vanessa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Souza, Gustavo Fontoura de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mykaell Martins da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Milton Thiago Schivani
contributor_str_mv Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
Alves, Milton Thiago Schivani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História e Filosofia da Ciência
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino de Física: formação docente
Tecnologia da informação e comunicação
dc.subject.por.fl_str_mv História e Filosofia da Ciência
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino de Física: formação docente
Tecnologia da informação e comunicação
description A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-05T20:56:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-05T20:56:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134
identifier_str_mv SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oficina de formação de professores história e filosofia da ciência no ensino: uma caminho para o uso de novas tecnologias
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/1/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/4/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/2/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/5/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/3/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/6/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fcfd2defec681177efe13863bc5db061
67f78411a28716d6319f9ca1c4cccbf2
581cdcf191d0ab627a40c25dddc091d3
ec684a80fd13357f89117a0bf47a520f
8e1ce37e321964e88c2571abf8cfa7a1
6a7ebdbf320c5f1c11c38b79228661e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832689489903616