A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134 |
Resumo: | A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico. |
id |
UFRN_d91e9180cf749717b3cb6ae3761e2421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27134 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Mykaell Martins daFerreira, Juliana Mesquita HidalgoBarreto, Ciclamio LeiteSpinosa, VanessaSouza, Gustavo Fontoura deAlves, Milton Thiago Schivani2019-06-05T20:56:21Z2019-06-05T20:56:21Z2018-12-13SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico.The History and Philosophy of Science (HPS) plays an important role in scientific education, it enables the development of critical and contextualized thinking, it approaches scientific knowledge as an attempt to solve problems, as opposed to simplistic, a-problematic and ahistorical views about science. It is discussed in this dissertation that the historical content can be problematized through the Virtual Learning Objects (VLO), didactic resources such as animations and interactive digital simulations, enabling the promotion of the development of critical and creative thinking. It is also emphasized that these digital didactic resources can present/display historiographical defects or lead to errors of interpretation. Thus, we developed and applied an initial teacher training course on the historiography of science, the nature of science and historical contents concerning the history of vacuum and atmospheric pressure in basic education focused on a digital animation entitled “The history of the Barometer”. Among the main results obtained, it was observed that the undergraduate students performed a very strong and critical analysis of the digital animation, since they perceived problems as traces of Whig and Pedigree historiography, anachronisms, simplistic visions of science, historical errors and inadequacies from the graphic point of view. Combined with the highly entertaining nature of the digital animation, these results motivated the undergraduate students to look for alternatives that allowed dealing with the identified problems through editing the script of the original animation. Keeping the total exhibition time of the subtitles and minimally respecting their synchronism with the animation, the editing has resulted in new scripts that are more appropriate from a historical and philosophical point of view.Oficina de formação de professores história e filosofia da ciência no ensino: uma caminho para o uso de novas tecnologiasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAHistória e Filosofia da CiênciaObjetos virtuais de aprendizagemEnsino de Física: formação docenteTecnologia da informação e comunicaçãoA confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdfapplication/pdf1975451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/1/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdffcfd2defec681177efe13863bc5db061MD51ProdutoEducacional_Silva_2018.pdfProdutoEducacional_Silva_2018.pdfOficina de formação de professoresapplication/pdf728787https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/4/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf67f78411a28716d6319f9ca1c4cccbf2MD54TEXTConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.txtConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain443146https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/2/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.txt581cdcf191d0ab627a40c25dddc091d3MD52ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain114267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/5/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtec684a80fd13357f89117a0bf47a520fMD55THUMBNAILConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.jpgConfluênciaentrehistória_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/3/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.jpg8e1ce37e321964e88c2571abf8cfa7a1MD53ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/6/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpg6a7ebdbf320c5f1c11c38b79228661e6MD56123456789/271342019-12-01 02:25:33.36oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:25:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
spellingShingle |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente Silva, Mykaell Martins da CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA História e Filosofia da Ciência Objetos virtuais de aprendizagem Ensino de Física: formação docente Tecnologia da informação e comunicação |
title_short |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_full |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_fullStr |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_full_unstemmed |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_sort |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
author |
Silva, Mykaell Martins da |
author_facet |
Silva, Mykaell Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Spinosa, Vanessa |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Souza, Gustavo Fontoura de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mykaell Martins da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Milton Thiago Schivani |
contributor_str_mv |
Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo Alves, Milton Thiago Schivani |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA História e Filosofia da Ciência Objetos virtuais de aprendizagem Ensino de Física: formação docente Tecnologia da informação e comunicação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Filosofia da Ciência Objetos virtuais de aprendizagem Ensino de Física: formação docente Tecnologia da informação e comunicação |
description |
A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-05T20:56:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-05T20:56:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oficina de formação de professores história e filosofia da ciência no ensino: uma caminho para o uso de novas tecnologias |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/1/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/4/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/2/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/5/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/3/Conflu%c3%aanciaentrehist%c3%b3ria_Silva_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27134/6/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcfd2defec681177efe13863bc5db061 67f78411a28716d6319f9ca1c4cccbf2 581cdcf191d0ab627a40c25dddc091d3 ec684a80fd13357f89117a0bf47a520f 8e1ce37e321964e88c2571abf8cfa7a1 6a7ebdbf320c5f1c11c38b79228661e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832689489903616 |