Uma proposta de intervenção para a aquisição da escrituralidade a partir da obra Pollyana, de Eleanor H. Porter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Veriana Emídia Medeiros de Azevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55130
Resumo: O trabalho ora apresentado elabora uma proposta de intervenção para a aprendizagem e a aquisição da escrituralidade (KOCH/OESTERREICHER, 1990) no Ensino Fundamental, a partir da obra Pollyana, de Eleanor Porter, analisando, ainda, a junção (RAIBLE, 1992), isto é, a expressão de relações semânticas nos dados gerados durante tal intervenção, com o intuito de comprovar o impacto das ações executadas na aprendizagem e na aquisição da escrituralidade pelos alunos O corpus da pesquisa é constituído por textos produzidos pelos alunos ao longo de tais ações. A oralidade, entendida como a aproximação ao eu-aqui-agora, e a escrituralidade, entendida como a instauração de um não-eu, um não-aqui e um não-agora no discurso (KOCH/OESTERREICHER, 1990; CASTILHO DA COSTA, 2017), constituem, do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (doravante, TD), um contínuo de realizações de textos e gêneros que veiculam diferentes variedades linguísticas. Por meio de atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2005), isto é, de deslocamento de textos nesse contínuo, busca-se propiciar aos alunos o contato com as variedades linguísticas, bem como com as tradicionalidades (KABATEK, 2006) e formas de organização dos textos da escrituralidade. Na primeira fase do projeto, voltada à intervenção, desenvolveu-se um guia de leitura e produção de textos com atividades de retextualização executadas durante e após a leitura coletiva da obra literária em tela. Tais atividades culminaram com a produção de capítulo suplementar à obra pelos alunos. Em um segundo momento, foram analisados, com base na anotação semiautomática no programa Tradisc, os recursos de junção nas produções textuais anteriores e posteriores ao projeto de intervenção, a fim de avaliar o grau de impacto dessa intervenção. Nessa avaliação, identificou-se um deslocamento das produções textuais dos alunos em direção à escrituralidade, como indício de aprendizagem e aquisição das TD e variedades linguísticas veiculadas pela obra Pollyana. O trabalho contribui, desse modo, para o ensino de Língua Portuguesa a partir de uma abordagem teórico-metodológica que leva em conta questões relacionadas à variação textual e linguística e à criatividade dos falantes
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Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55130O trabalho ora apresentado elabora uma proposta de intervenção para a aprendizagem e a aquisição da escrituralidade (KOCH/OESTERREICHER, 1990) no Ensino Fundamental, a partir da obra Pollyana, de Eleanor Porter, analisando, ainda, a junção (RAIBLE, 1992), isto é, a expressão de relações semânticas nos dados gerados durante tal intervenção, com o intuito de comprovar o impacto das ações executadas na aprendizagem e na aquisição da escrituralidade pelos alunos O corpus da pesquisa é constituído por textos produzidos pelos alunos ao longo de tais ações. A oralidade, entendida como a aproximação ao eu-aqui-agora, e a escrituralidade, entendida como a instauração de um não-eu, um não-aqui e um não-agora no discurso (KOCH/OESTERREICHER, 1990; CASTILHO DA COSTA, 2017), constituem, do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (doravante, TD), um contínuo de realizações de textos e gêneros que veiculam diferentes variedades linguísticas. Por meio de atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2005), isto é, de deslocamento de textos nesse contínuo, busca-se propiciar aos alunos o contato com as variedades linguísticas, bem como com as tradicionalidades (KABATEK, 2006) e formas de organização dos textos da escrituralidade. Na primeira fase do projeto, voltada à intervenção, desenvolveu-se um guia de leitura e produção de textos com atividades de retextualização executadas durante e após a leitura coletiva da obra literária em tela. Tais atividades culminaram com a produção de capítulo suplementar à obra pelos alunos. Em um segundo momento, foram analisados, com base na anotação semiautomática no programa Tradisc, os recursos de junção nas produções textuais anteriores e posteriores ao projeto de intervenção, a fim de avaliar o grau de impacto dessa intervenção. Nessa avaliação, identificou-se um deslocamento das produções textuais dos alunos em direção à escrituralidade, como indício de aprendizagem e aquisição das TD e variedades linguísticas veiculadas pela obra Pollyana. O trabalho contribui, desse modo, para o ensino de Língua Portuguesa a partir de uma abordagem teórico-metodológica que leva em conta questões relacionadas à variação textual e linguística e à criatividade dos falantesThe project presented intends to elaborate a proposal of intervention for learning and acquisition of formal writing (cf. Koch/Oesterreicher 1990) in the Middle School period having as basis the book Pollyana by Eleanor Porter and analyse the addition (cf. Raible 1992) and that is, by all means, the expression of the semantical relations, on the data generated during the intervention, in order to prove the impact of the actions executed on learning and acquisition of literacy by the students. The body of this research is constituted by texts produced by the students throughout the course of these actions. The orality understood as an approximation to the I-here-and-now, and the formal writing understood as the establishment of a non-I, a nonhere, a non-now on the speech (cf. Koch/Oesterreicher 1990; Castilho da Costa 2017), constitute from the point of view of the Speech Traditions Model (henceforth ST) a continuous of writing realizations and genres that disseminates different linguistics varieties. By using activities of retextualization (cf. Marcuschi 2005) and that is the dislocation of writings in this continuous, it is aimed to give the students the contact with linguistics varieties as well as tradiotionalities (cf. Kabatek 2006) and ways to organize the texts of formal writing. In the first phase of the project, the intervention, a guide of reading and writing production was developed with activities of retextualization to be executed during and after the group reading of the book on screen. Such activities culminated in a complementary chapter of the book by the students. In a second moment, based on the semiautomatic annotation in the Tradisc program, the resources of joining in the textual productions before and after the intervention project were analyzed in order to assess the degree of impact of this intervention. In this evaluation, there was a dislocation of the students writing productions in direction to literacy as indication of learning and acquisition of the TD and linguistics varieties widespread on the book Pollyana. This study contributes for the teaching of Portuguese Language using theoreticalmethodological approach that uses questions related to writing and linguistic variation and the creativity of the speakersUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Letras - Profletras NatalUFRNBrasilcontínuo de oralidade e escrituralidaderetextualizaçãoPollyanaUma proposta de intervenção para a aquisição da escrituralidade a partir da obra Pollyana, de Eleanor H. Porterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostaIntervencaoAquisicao_Santos_2020.pdfapplication/pdf14854193https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55130/1/PropostaIntervencaoAquisicao_Santos_2020.pdf1b1350ecfa31d1f7da7bfaed812a80a7MD51123456789/551302023-11-03 16:01:14.517oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55130Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-03T19:01:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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