O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554 |
Resumo: | Essa pesquisa investiga a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte, aqui denominados como Educadores Especiais, destacando inicialmente uma reflexão histórica e social sobre o perfil do cargo que consiste no apoio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar no estado do RN. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através de diversos instrumentos descritivos, possibilitando a sistematização dos resultados centrais. A coleta de dados aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus, garantindo a segurança dos envolvidos. O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: 1) cumprimento dos protocolos éticos, sendo essa uma pesquisa aprovada pelo comitê de ética; 2) envio do questionário on-line para os professores efetivos atuantes no cargo; 3) entrevista com membro da coordenação da SUESP/RN, que é o órgão que atua diretamente no processo de acompanhamento desses profissionais; 4) sistematização e realização da análise dos dados coletados. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas diante do processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam, assim como, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados que apesar dos esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção de uma vivência escolar inclusiva que se preocupa com a aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no RN, ainda é preciso mudanças no processo de acompanhamento e suporte para alcançar o que almejamos, tornar a educação do RN verdadeiramente inclusiva. |
id |
UFRN_da4a8cfbc673281d3f44fa68463bee98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47554 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Aysllane Junie Pessoa dahttp://lattes.cnpq.br/3941628541999035http://lattes.cnpq.br/2836927327702138Nunes, Débora Regina de Paulahttps://orcid.org/0000-0001-8758-8916http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Viana, Flavia Roldanhttps://orcid.org/0000-0002-7289-4512http://lattes.cnpq.br/4756646407294958Oliveira, Marla Vieira Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/0778816801319050Lima, Niedja Maria Ferreira deFonseca, Gessica Fabiely2022-06-06T20:55:33Z2022-06-06T20:55:33Z2022-02-25CUNHA, Aysllane Junie Pessoa da. O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554Essa pesquisa investiga a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte, aqui denominados como Educadores Especiais, destacando inicialmente uma reflexão histórica e social sobre o perfil do cargo que consiste no apoio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar no estado do RN. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através de diversos instrumentos descritivos, possibilitando a sistematização dos resultados centrais. A coleta de dados aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus, garantindo a segurança dos envolvidos. O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: 1) cumprimento dos protocolos éticos, sendo essa uma pesquisa aprovada pelo comitê de ética; 2) envio do questionário on-line para os professores efetivos atuantes no cargo; 3) entrevista com membro da coordenação da SUESP/RN, que é o órgão que atua diretamente no processo de acompanhamento desses profissionais; 4) sistematização e realização da análise dos dados coletados. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas diante do processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam, assim como, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados que apesar dos esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção de uma vivência escolar inclusiva que se preocupa com a aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no RN, ainda é preciso mudanças no processo de acompanhamento e suporte para alcançar o que almejamos, tornar a educação do RN verdadeiramente inclusiva.This research investigates the performance and monitoring of Special Education teachers in Rio Grande do Norte, here called Special Educators, initially highlighting a historical and social reflection on the profile of the position that consists of supporting pedagogical activities in everyday school life. Thus, this study aims to analyze the perceptions of special educators about their professional performance in teaching processes from the perspective of school inclusion in the state of RN. The research methodology has a qualitative nature, which presents integration between the social and the human phenomena, analyzing the different objects through different descriptive instruments, enabling the systematization of the central results.Data collection was done remotely due to the coronavirus pandemic, ensuring the safety of those involved. The survey design comprises the following steps: 1) compliance with ethical protocols, thus this research was approved by the ethics committee; 2 an online questionnaire was sent to the teachers who work permanently in the position; 3) interview with a SUESP/RN coordination member, which is the section that acts directly in the process of monitoring these professionals; 4) systematization and analysis of the collected data. The results of this investigation show the gaps in the monitoring process and difficulties faced in the mediation of the school routine that educators experience. It was also possible to notice through the discussions and data analysis that despite the efforts and proposals planned by the state and professionals to create an inclusive school experience that is concerned with the students learning process in the target public of special education in RN. Changes are still needed in the monitoring and support process to achieve what we want, to make RN education truly inclusive.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducador especialCoensinoPráticas inclusivasO educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducadorespecialRioGrandeNorte_Cunha_2022.pdfapplication/pdf1381397https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47554/1/EducadorespecialRioGrandeNorte_Cunha_2022.pdf24ffb6a5b3535de48080aacbbf52f89dMD51123456789/475542022-06-06 17:56:30.823oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47554Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-06T20:56:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática |
title |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática |
spellingShingle |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática Cunha, Aysllane Junie Pessoa da Educador especial Coensino Práticas inclusivas |
title_short |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática |
title_full |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática |
title_fullStr |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática |
title_full_unstemmed |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática |
title_sort |
O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática |
author |
Cunha, Aysllane Junie Pessoa da |
author_facet |
Cunha, Aysllane Junie Pessoa da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3941628541999035 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2836927327702138 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nunes, Débora Regina de Paula |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8758-8916 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1188086132826132 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Viana, Flavia Roldan |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7289-4512 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4756646407294958 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marla Vieira Moreira de |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778816801319050 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Lima, Niedja Maria Ferreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Aysllane Junie Pessoa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
contributor_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador especial Coensino Práticas inclusivas |
topic |
Educador especial Coensino Práticas inclusivas |
description |
Essa pesquisa investiga a atuação e o acompanhamento dos professores da Educação Especial no Rio Grande do Norte, aqui denominados como Educadores Especiais, destacando inicialmente uma reflexão histórica e social sobre o perfil do cargo que consiste no apoio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo analisar o papel do educador especial sobre sua atuação profissional nos processos de ensino na perspectiva da inclusão escolar no estado do RN. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, que apresenta integração entre o social e os fenômenos humanos, analisando os diferentes objetos através de diversos instrumentos descritivos, possibilitando a sistematização dos resultados centrais. A coleta de dados aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do coronavírus, garantindo a segurança dos envolvidos. O desenho da pesquisa compreende as seguintes etapas: 1) cumprimento dos protocolos éticos, sendo essa uma pesquisa aprovada pelo comitê de ética; 2) envio do questionário on-line para os professores efetivos atuantes no cargo; 3) entrevista com membro da coordenação da SUESP/RN, que é o órgão que atua diretamente no processo de acompanhamento desses profissionais; 4) sistematização e realização da análise dos dados coletados. Os resultados dessa investigação apontam para as lacunas diante do processo de acompanhamento e dificuldades enfrentadas na mediação do cotidiano escolar que os educadores vivenciam, assim como, foi possível compreender por meio das discussões e análise dos dados que apesar dos esforços e planos traçados pelo estado e profissionais para construção de uma vivência escolar inclusiva que se preocupa com a aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no RN, ainda é preciso mudanças no processo de acompanhamento e suporte para alcançar o que almejamos, tornar a educação do RN verdadeiramente inclusiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-06T20:55:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-06T20:55:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CUNHA, Aysllane Junie Pessoa da. O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Aysllane Junie Pessoa da. O educador especial no Rio Grande do Norte: reflexões acerca do profissional e sua prática. 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47554/1/EducadorespecialRioGrandeNorte_Cunha_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24ffb6a5b3535de48080aacbbf52f89d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832710002147328 |