Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlanne Santos Carneiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5JEJ
Resumo: A pesquisa de mestrado intitulada Para ler com prazer? A recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como foco de investigação analisar a recepção dos volumes publicados pelo projeto Contribuições para a leitura literária de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental ou LIED por parte dos professores contemplados pelos livros distribuídos por esse projeto, com o intuito de verificar a contribuição dessas obras na sua formação como sujeitos-leitores literários e professores modelo de leitores para seus alunos. O LIED baseia-se na compreensão de que, em geral, esses educadores não têm acesso a textos literários de qualidade, lendo apenas literatura infanto-juvenil e outros tipos de leitura para fins profissionais e não para a sua própria vida cultural. E assim, ficando alheios ao universo literário, esses educadores não têm facilidade de se apresentarem como modelos de leitores para seus alunos, o que constitui um dos agravantes do baixo nível de motivação para a inserção destes no mundo da escrita, seja ela literária ou não. Com o objetivo de analisar a eficácia do Projeto, foi realizada uma investigação, por meio de questionário amplo e que contemplou um número significativo de educadores, a fim de verificar como tem sido a recepção dos volumes publicados. Foram aplicados questionários do tipo fechado e aberto a 324 professores, que puderam responder rapidamente as questões. Os dados foram organizados em categorias nominais e a investigação ocorreu acerca da incidência dos critérios apontados pelos professores. Foram produzidos tabelas e gráficos, que propiciaram análises e sistematizações acerca da leitura ou ausência de leitura dos livros da Coleção. Após a aplicação dos questionários e análise dos resultados, foi feita a seleção dos sujeitos que seriam de potencial interesse para a entrevista, que foi a segunda parte da pesquisa. Foram selecionadas duas professoras e dois alfabetizadores em formação, do curso Licenciatura em Educação do Campo, da FAE/UFMG, os quais contribuíram qualitativamente para o entendimento da recepção da Coleção. Como procedimento de análise de dados e de categorização do material, foi utilizada a Análise do Conteúdo. A partir da análise de todo o material, constatou-se que o Projeto Contribuições para a leitura literária de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental tem conseguido atingir um grau de satisfação de quase 100% daqueles que receberam os livros e participaram da pesquisa, uma vez que 97% disseram julgar relevante ter recebido o (s) livro (s). Porém, quando se trata especificamente da leitura do material, este número cai bastante apenas 30% afirmaram ter lido o livro por completo. Os dados revelam também que o projeto tem, em parte, alcançado seus propósitos na divulgação da literatura e na formação de leitores, além de tornar público os nomes e os trabalhos de importantes escritores da literatura brasileira. Todos estes dados revelam que há muito a ser feito, como uma melhor e maior divulgação do Projeto entre as escolas e os professores, o que é de suma importância para que a ação sociocultural e educativa proporcionada pelo Projeto tenha um caráter de continuidade, até que, ao final dos trabalhos, possa ser assegurada a validade da produção desenvolvida junto à comunidade dos professores.
id UFMG_08261878a03515d1b3e06f8d7cedd327
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5JEJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria das Gracas Rodrigues PaulinoIvete Lara Camargos WaltyCelia Abicalil BelmiroAracy Alves Martins EvangelistaVanda Lúcia PraxedesCarlanne Santos Carneiro2019-08-13T09:05:12Z2019-08-13T09:05:12Z2014-08-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5JEJA pesquisa de mestrado intitulada Para ler com prazer? A recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como foco de investigação analisar a recepção dos volumes publicados pelo projeto Contribuições para a leitura literária de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental ou LIED por parte dos professores contemplados pelos livros distribuídos por esse projeto, com o intuito de verificar a contribuição dessas obras na sua formação como sujeitos-leitores literários e professores modelo de leitores para seus alunos. O LIED baseia-se na compreensão de que, em geral, esses educadores não têm acesso a textos literários de qualidade, lendo apenas literatura infanto-juvenil e outros tipos de leitura para fins profissionais e não para a sua própria vida cultural. E assim, ficando alheios ao universo literário, esses educadores não têm facilidade de se apresentarem como modelos de leitores para seus alunos, o que constitui um dos agravantes do baixo nível de motivação para a inserção destes no mundo da escrita, seja ela literária ou não. Com o objetivo de analisar a eficácia do Projeto, foi realizada uma investigação, por meio de questionário amplo e que contemplou um número significativo de educadores, a fim de verificar como tem sido a recepção dos volumes publicados. Foram aplicados questionários do tipo fechado e aberto a 324 professores, que puderam responder rapidamente as questões. Os dados foram organizados em categorias nominais e a investigação ocorreu acerca da incidência dos critérios apontados pelos professores. Foram produzidos tabelas e gráficos, que propiciaram análises e sistematizações acerca da leitura ou ausência de leitura dos livros da Coleção. Após a aplicação dos questionários e análise dos resultados, foi feita a seleção dos sujeitos que seriam de potencial interesse para a entrevista, que foi a segunda parte da pesquisa. Foram selecionadas duas professoras e dois alfabetizadores em formação, do curso Licenciatura em Educação do Campo, da FAE/UFMG, os quais contribuíram qualitativamente para o entendimento da recepção da Coleção. Como procedimento de análise de dados e de categorização do material, foi utilizada a Análise do Conteúdo. A partir da análise de todo o material, constatou-se que o Projeto Contribuições para a leitura literária de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental tem conseguido atingir um grau de satisfação de quase 100% daqueles que receberam os livros e participaram da pesquisa, uma vez que 97% disseram julgar relevante ter recebido o (s) livro (s). Porém, quando se trata especificamente da leitura do material, este número cai bastante apenas 30% afirmaram ter lido o livro por completo. Os dados revelam também que o projeto tem, em parte, alcançado seus propósitos na divulgação da literatura e na formação de leitores, além de tornar público os nomes e os trabalhos de importantes escritores da literatura brasileira. Todos estes dados revelam que há muito a ser feito, como uma melhor e maior divulgação do Projeto entre as escolas e os professores, o que é de suma importância para que a ação sociocultural e educativa proporcionada pelo Projeto tenha um caráter de continuidade, até que, ao final dos trabalhos, possa ser assegurada a validade da produção desenvolvida junto à comunidade dos professores.The Master thesis titled To read with pleasure? The reception of the "Contributions to the literary reading educators in the early years of elementary school 'research focuses on analyzing the reception of volumes published by project contributions to literary reading teachers of the lower grades of elementary school - or LIED - by the teachers covered by the books distributed by this project, in order to verify the contribution of these works in their training as literary subject-readers and readers model teachers for their students. The LIED is based on the understanding that, in general, these educators have access to quality literary texts, just reading children's literature and other types of reading for professional purposes and not for their own culture. And so, being oblivious to the literary world, these educators have no facility to stand as player models for their students, which is one of the aggravating low level of motivation to their insertion into the world of writing, whether literary or not. In order to analyze the effectiveness of the Project, an investigation was carried out through extensive questionnaire that included a significant number of educators in order to see how has been the reception of the published volumes. The closed and open questionnaires to 324 teachers, who could quickly answer the questions type were applied. The data were organized into categories and rated the investigation occurred on the incidence of the criteria set forth by the teachers. Tables and charts, that provided analysis and systematization about reading or no reading books Collection were produced. After the questionnaires and analysis of results, was taken to select the subject that would be of potential interest to the interview, which was the second part of the research. And two teachers in a literacy training course Bachelor in Rural Education, FAE / UFMG, which contributed qualitatively to understand the receipt of the collection were selected. As data analysis and categorization of the material procedure, the Content Analysis and Discourse Analysis was used. From the analysis of all the material, it was found that the Project "contributions to literary reading teachers of the lower grades of elementary school" has managed to achieve a degree of satisfaction of almost 100% of those who received the books and participated in the survey since 97% said judging the receiving material (s) book (s). But when it comes specifically reading material, this number drops significantly - only 30% said they had read the book completely. The data also reveal that the project has partly achieved their purpose in disseminating literature and training of readers, besides making the names and works of important writers of Brazilian literature public. All these data show that there is much to be done, as a better and wider dissemination of the Project between schools and teachers, which is of paramount importance to the socio-cultural and educational activities provided by the Project has a character of continuity until at the end of the work, can be assured the validity of production developed in the community of teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraProfessores FormaçãoLiteratura Estudo e ensino  EducaçãoFruiçãoProfessoresLeitura literáriaPara ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_carlanne_carneiro.pdfapplication/pdf1805543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5JEJ/1/dissertacao_carlanne_carneiro.pdfe3b27653a305f92ff9f1b7c1c165921cMD51TEXTdissertacao_carlanne_carneiro.pdf.txtdissertacao_carlanne_carneiro.pdf.txtExtracted texttext/plain297112https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5JEJ/2/dissertacao_carlanne_carneiro.pdf.txt3eab8fb94e760e1656d1267524ff2970MD521843/BUBD-9Q5JEJ2019-11-14 22:15:24.451oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5JEJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:15:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Carlanne Santos Carneiro
Fruição
Professores
Leitura literária
Leitura
Professores Formação
Literatura Estudo e ensino  
Educação
title_short Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Para ler com prazer?: a recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Carlanne Santos Carneiro
author_facet Carlanne Santos Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria das Gracas Rodrigues Paulino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ivete Lara Camargos Walty
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Celia Abicalil Belmiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vanda Lúcia Praxedes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlanne Santos Carneiro
contributor_str_mv Maria das Gracas Rodrigues Paulino
Ivete Lara Camargos Walty
Celia Abicalil Belmiro
Aracy Alves Martins Evangelista
Vanda Lúcia Praxedes
dc.subject.por.fl_str_mv Fruição
Professores
Leitura literária
topic Fruição
Professores
Leitura literária
Leitura
Professores Formação
Literatura Estudo e ensino  
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Professores Formação
Literatura Estudo e ensino  
Educação
description A pesquisa de mestrado intitulada Para ler com prazer? A recepção do projeto Contribuições para a leitura literária de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como foco de investigação analisar a recepção dos volumes publicados pelo projeto Contribuições para a leitura literária de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental ou LIED por parte dos professores contemplados pelos livros distribuídos por esse projeto, com o intuito de verificar a contribuição dessas obras na sua formação como sujeitos-leitores literários e professores modelo de leitores para seus alunos. O LIED baseia-se na compreensão de que, em geral, esses educadores não têm acesso a textos literários de qualidade, lendo apenas literatura infanto-juvenil e outros tipos de leitura para fins profissionais e não para a sua própria vida cultural. E assim, ficando alheios ao universo literário, esses educadores não têm facilidade de se apresentarem como modelos de leitores para seus alunos, o que constitui um dos agravantes do baixo nível de motivação para a inserção destes no mundo da escrita, seja ela literária ou não. Com o objetivo de analisar a eficácia do Projeto, foi realizada uma investigação, por meio de questionário amplo e que contemplou um número significativo de educadores, a fim de verificar como tem sido a recepção dos volumes publicados. Foram aplicados questionários do tipo fechado e aberto a 324 professores, que puderam responder rapidamente as questões. Os dados foram organizados em categorias nominais e a investigação ocorreu acerca da incidência dos critérios apontados pelos professores. Foram produzidos tabelas e gráficos, que propiciaram análises e sistematizações acerca da leitura ou ausência de leitura dos livros da Coleção. Após a aplicação dos questionários e análise dos resultados, foi feita a seleção dos sujeitos que seriam de potencial interesse para a entrevista, que foi a segunda parte da pesquisa. Foram selecionadas duas professoras e dois alfabetizadores em formação, do curso Licenciatura em Educação do Campo, da FAE/UFMG, os quais contribuíram qualitativamente para o entendimento da recepção da Coleção. Como procedimento de análise de dados e de categorização do material, foi utilizada a Análise do Conteúdo. A partir da análise de todo o material, constatou-se que o Projeto Contribuições para a leitura literária de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental tem conseguido atingir um grau de satisfação de quase 100% daqueles que receberam os livros e participaram da pesquisa, uma vez que 97% disseram julgar relevante ter recebido o (s) livro (s). Porém, quando se trata especificamente da leitura do material, este número cai bastante apenas 30% afirmaram ter lido o livro por completo. Os dados revelam também que o projeto tem, em parte, alcançado seus propósitos na divulgação da literatura e na formação de leitores, além de tornar público os nomes e os trabalhos de importantes escritores da literatura brasileira. Todos estes dados revelam que há muito a ser feito, como uma melhor e maior divulgação do Projeto entre as escolas e os professores, o que é de suma importância para que a ação sociocultural e educativa proporcionada pelo Projeto tenha um caráter de continuidade, até que, ao final dos trabalhos, possa ser assegurada a validade da produção desenvolvida junto à comunidade dos professores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T09:05:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T09:05:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5JEJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5JEJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5JEJ/1/dissertacao_carlanne_carneiro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5JEJ/2/dissertacao_carlanne_carneiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e3b27653a305f92ff9f1b7c1c165921c
3eab8fb94e760e1656d1267524ff2970
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589505004863488