Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra-Pereira, Franklin Kaic
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27960
Resumo: As implicações das experiências de vida na/para a constituição dos percursos de formação profissional de professores de Química é tema ainda pouco discutido no Brasil, sobretudo quando se trata de cursos na modalidade à distância. A partir de tal constatação, nesta tese de doutorado objetivamos caracterizar o processo de constituição da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN/Polo Nova Cruz. Para tanto, adotamos como referencial teórico o pensamento de autores que versam sobre formação de professores (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995a; 1995b; 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002; 2004) e saberes docentes (TARDIF, 2014). Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e a partir do paradigma interpretativista. Para a produção de dados, realizamos a análise documental de 16 (dezesseis) memoriais formativos, utilizando a análise de conteúdo como estratégia de categorização dos dados. A partir de tais procedimentos, chegamos a três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1. Do querer ao ser: caminhos para a docência; 2. Como nos tornamos professores de Química: condições e possibilidades de formação na EaD; 3. “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula”: as aventuras nas escolas. As análises das categorias derivadas dos referidos eixos revelaram, respectivamente, que fatores dos contextos social e pessoal interferiram diretamente na escolha do curso e na definição da modalidade de ensino; que a educação à distância democratizou, por um lado, o acesso ao Ensino Superior, mas, por outro, apontou desafios para a permanência dos alunos devido à necessidade de adaptar-se a novos procedimentos de estudo e às dificuldades de infraestrutura; que as oportunidades de estágio supervisionado possibilitaram o deparar-se com as crenças sobre a escola e os desafios do processo de ensino-aprendizagem, bem como ressaltou a importância do professor-colaborador como referência na aproximação com a realidade profissional. Assim, concluímos que o ato de narrar(se) possibilitou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química à distância, permitiu entender a identidade docente como um processo de construção permanente e comportou o (re)significar dos saberes adquiridos no percurso formativo, sendo, portanto, autoformativo para os autores dos memoriais pesquisados.
id UFRN_dc4cb4ee77c78fff78c7f9f1e7f54d32
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27960
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dutra-Pereira, Franklin KaicGutierre, Liliane dos SantosSilva Júnior, Luiz Alberto daSoares, Alessandro CuryAlbino, Ângela Cristina AlvesJúnior, Carlos Neco da Silva2019-11-20T19:55:18Z2019-11-20T19:55:18Z2019-08-26DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27960As implicações das experiências de vida na/para a constituição dos percursos de formação profissional de professores de Química é tema ainda pouco discutido no Brasil, sobretudo quando se trata de cursos na modalidade à distância. A partir de tal constatação, nesta tese de doutorado objetivamos caracterizar o processo de constituição da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN/Polo Nova Cruz. Para tanto, adotamos como referencial teórico o pensamento de autores que versam sobre formação de professores (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995a; 1995b; 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002; 2004) e saberes docentes (TARDIF, 2014). Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e a partir do paradigma interpretativista. Para a produção de dados, realizamos a análise documental de 16 (dezesseis) memoriais formativos, utilizando a análise de conteúdo como estratégia de categorização dos dados. A partir de tais procedimentos, chegamos a três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1. Do querer ao ser: caminhos para a docência; 2. Como nos tornamos professores de Química: condições e possibilidades de formação na EaD; 3. “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula”: as aventuras nas escolas. As análises das categorias derivadas dos referidos eixos revelaram, respectivamente, que fatores dos contextos social e pessoal interferiram diretamente na escolha do curso e na definição da modalidade de ensino; que a educação à distância democratizou, por um lado, o acesso ao Ensino Superior, mas, por outro, apontou desafios para a permanência dos alunos devido à necessidade de adaptar-se a novos procedimentos de estudo e às dificuldades de infraestrutura; que as oportunidades de estágio supervisionado possibilitaram o deparar-se com as crenças sobre a escola e os desafios do processo de ensino-aprendizagem, bem como ressaltou a importância do professor-colaborador como referência na aproximação com a realidade profissional. Assim, concluímos que o ato de narrar(se) possibilitou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química à distância, permitiu entender a identidade docente como um processo de construção permanente e comportou o (re)significar dos saberes adquiridos no percurso formativo, sendo, portanto, autoformativo para os autores dos memoriais pesquisados.The implications of life experiences in/for the composition on the Chemistry teachers‟ professional formation pathways is still little discussed in Brazil, especially when it relates to the distance learning courses. From this statement, we aim to characterize the Chemistry‟s students teaching identity formation process from distance learning licenciate degree course in Chemistry at UFRN/Nova Cruz Pole. For that, we based on authors who deal with teacher education to our theoretical reference (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), (auto) biographical narratives (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995a; 1995b; 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002; 2004) and teacher knowledge (TARDIF, 2014). From the methodological point of view, we conducted a qualitative approach research, descriptive type and from the interpretative paradigm. For data production, we analised 16 (sixteen) formative memorials, by using content analysis as a data categorization strategy. From these procedures, we obtained three thematic axes of analysis, namely: 1. From wanting to being: paths to teaching; 2. How we become Chemistry teachers: conditions and possibilities of formation on e-learning courses; 3. “Speaking about professional internship is to relive my classroom experience”: the adventures in schools. The analysis of the categories derived from these axes revealed, respectively, that factors from the social and personal contexts directly interfered with the course choice and with the teaching modality; also distance learning courses democratily made possible the access to higher education, on one hand, but, on the other hand, pointed to challenges for students' stay due to the need to adapt to new study procedures and infrastructure difficulties; also the opportunities for supervised practice made it possible to face beliefs about the school and the challenges of the teaching-learning process, as well as it highlighted the importance of the collaborative teacher as a reference to access the professional reality. Thus, we conclude that the act of (auto) narrating enabled the recognition of nuances on Chemistry distance learning courses, it allowed to understand the teacher identity as a process of permanent construction and it included the (re) meaning of the knowledge acquired during the formative path, being, therefore, autoformative for the authors of the researched memorials.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANarrativas (auto)biográficasFormação de professores de QuímicaEducação a distânciaMemoriais de formaçãoIdentidade docenteAventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAventurascontar(se)narrativas_Pereira_2019.pdfapplication/pdf6119391https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27960/1/Aventurascontar%28se%29narrativas_Pereira_2019.pdf03022d7ba04f0478620d7c97e53f47daMD51TEXTAventurascontar(se)narrativas_Pereira_2019.pdf.txtAventurascontar(se)narrativas_Pereira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain474724https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27960/2/Aventurascontar%28se%29narrativas_Pereira_2019.pdf.txt4d845394ba9c4c1399c9d692977020e0MD52THUMBNAILAventurascontar(se)narrativas_Pereira_2019.pdf.jpgAventurascontar(se)narrativas_Pereira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2128https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27960/3/Aventurascontar%28se%29narrativas_Pereira_2019.pdf.jpg95cbdc795baba9817f92db22ebb1fdc3MD53123456789/279602020-07-02 19:29:48.976oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27960Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-02T22:29:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
title Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
spellingShingle Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
Dutra-Pereira, Franklin Kaic
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Narrativas (auto)biográficas
Formação de professores de Química
Educação a distância
Memoriais de formação
Identidade docente
title_short Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
title_full Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
title_fullStr Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
title_full_unstemmed Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
title_sort Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância
author Dutra-Pereira, Franklin Kaic
author_facet Dutra-Pereira, Franklin Kaic
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva Júnior, Luiz Alberto da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Soares, Alessandro Cury
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Albino, Ângela Cristina Alves
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra-Pereira, Franklin Kaic
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Júnior, Carlos Neco da Silva
contributor_str_mv Júnior, Carlos Neco da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Narrativas (auto)biográficas
Formação de professores de Química
Educação a distância
Memoriais de formação
Identidade docente
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas (auto)biográficas
Formação de professores de Química
Educação a distância
Memoriais de formação
Identidade docente
description As implicações das experiências de vida na/para a constituição dos percursos de formação profissional de professores de Química é tema ainda pouco discutido no Brasil, sobretudo quando se trata de cursos na modalidade à distância. A partir de tal constatação, nesta tese de doutorado objetivamos caracterizar o processo de constituição da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN/Polo Nova Cruz. Para tanto, adotamos como referencial teórico o pensamento de autores que versam sobre formação de professores (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995a; 1995b; 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002; 2004) e saberes docentes (TARDIF, 2014). Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e a partir do paradigma interpretativista. Para a produção de dados, realizamos a análise documental de 16 (dezesseis) memoriais formativos, utilizando a análise de conteúdo como estratégia de categorização dos dados. A partir de tais procedimentos, chegamos a três eixos temáticos de análise, quais sejam: 1. Do querer ao ser: caminhos para a docência; 2. Como nos tornamos professores de Química: condições e possibilidades de formação na EaD; 3. “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula”: as aventuras nas escolas. As análises das categorias derivadas dos referidos eixos revelaram, respectivamente, que fatores dos contextos social e pessoal interferiram diretamente na escolha do curso e na definição da modalidade de ensino; que a educação à distância democratizou, por um lado, o acesso ao Ensino Superior, mas, por outro, apontou desafios para a permanência dos alunos devido à necessidade de adaptar-se a novos procedimentos de estudo e às dificuldades de infraestrutura; que as oportunidades de estágio supervisionado possibilitaram o deparar-se com as crenças sobre a escola e os desafios do processo de ensino-aprendizagem, bem como ressaltou a importância do professor-colaborador como referência na aproximação com a realidade profissional. Assim, concluímos que o ato de narrar(se) possibilitou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química à distância, permitiu entender a identidade docente como um processo de construção permanente e comportou o (re)significar dos saberes adquiridos no percurso formativo, sendo, portanto, autoformativo para os autores dos memoriais pesquisados.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-20T19:55:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-20T19:55:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27960
identifier_str_mv DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. Aventuras do contar(se): narrativas da formação de professores de Química à distância. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27960/1/Aventurascontar%28se%29narrativas_Pereira_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27960/2/Aventurascontar%28se%29narrativas_Pereira_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27960/3/Aventurascontar%28se%29narrativas_Pereira_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03022d7ba04f0478620d7c97e53f47da
4d845394ba9c4c1399c9d692977020e0
95cbdc795baba9817f92db22ebb1fdc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833061314953216