As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Julie Idália Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703
Resumo: o presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências & Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo principal da pesquisa é identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Além desse objetivo geral, há três objetivos específicos que dialogaram na tentativa de responder a questão de pesquisa: conhecer alguns traços marcantes da trajetória acadêmica dos estudantes do Bacharelado em Ciências & Tecnologia; analisar a motivação que levaram os estudantes a participarem do Programa de Tutoria e investigar a experiência formativa /colaborativa dos pares nos grupos da Tutoria.Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da narrativa (auto )biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: realização de entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes são identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de fisica, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o curriculo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Foi possível identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa e do trabalho em grupo bem sucedido. São eles a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; comprometimento individual dos membros do grupo; presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além de identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa, foi possível localizar 04 (quatro) fatores apontados como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço fisico para as atividades.
id UFRN_dd4496436890a361bed6283ef14f86aa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21703
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Macêdo, Julie Idália AraújoNoronha, Claudianny AmorimDantas, Josivania MarisaAlencar, Anderson Fernandes deAbílio, Francisco José PegadoCunha, Marlecio Maknamara da Silva2017-01-20T12:27:13Z2017-01-20T12:27:13Z2016-06-13MACÊDO, Julie Idália Araújo. As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN. 2016. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703o presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências & Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo principal da pesquisa é identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Além desse objetivo geral, há três objetivos específicos que dialogaram na tentativa de responder a questão de pesquisa: conhecer alguns traços marcantes da trajetória acadêmica dos estudantes do Bacharelado em Ciências & Tecnologia; analisar a motivação que levaram os estudantes a participarem do Programa de Tutoria e investigar a experiência formativa /colaborativa dos pares nos grupos da Tutoria.Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da narrativa (auto )biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: realização de entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes são identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de fisica, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o curriculo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Foi possível identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa e do trabalho em grupo bem sucedido. São eles a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; comprometimento individual dos membros do grupo; presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além de identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa, foi possível localizar 04 (quatro) fatores apontados como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço fisico para as atividades.This study addresses formative aspects of Mentoring Program of the School of Science and Technology of the Federal University of Rio Grande do Norte. The objective of the research was to identify from the academic experiences of the tutors and tutorandos if the training devices adopted by the Mentoring Program legitimize as collaborative learning strategy. For this research, we used a qualitative approach in education, referenced by the theoretical and methodological contributions of narrative research (auto) biographical and the use of the following empirical data collection instruments: conducting narrative interviews and focus groups with tutors and tutorandos. From the stories of the students interviewed were identified five (05) main motivations that lead the program: improving the learning of the contents of the disciplines of physics, computer science and mathematics, our interest in extracurricular activities and improve the curriculum, interest in teaching career, learning space and the need for scholarship. In addition to the motivations, I could identify from the lines of research subjects, 06 (six) factors considered facilitators of collaborative learning and working in successful group. They are: a sense of belonging to the group; mutual aid among members of each group; individual commitment of group members; presence of a leadership group; recognition of the difference in level of knowledge between the group members and affinities of interest. In addition to these factors, we can find four (04) factors identified by students as barriers to such learning. They are the lack of commitment of some colleagues in the group, the lack of participation, the heterogeneity of the group of students and the lack of a physical space for the activities. We conclude that the EC&T Mentoring Program students are the true protagonists of this action. This program is seen as an opportunity for extracurricular studies in which tutors students are seen as mediators in learning and " collaborate " is the word guide the activities. Anyway, before the enablers and inhibiting factors of collaborative learning the Mentoring Program allows students through exchange among peers to build knowledge collectively.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem colaborativaBacharelados interdisciplinaresPesquisa (auto)biográficaPrograma de TutoriaAs escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdfJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdfapplication/pdf2125930https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/1/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf23c1805e54e2bc0a8fe06558c440df22MD51TEXTJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txtJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain295505https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/4/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txtbea60c16767ef517f6af4e0543bec43cMD54THUMBNAILJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpgJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/5/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpgbc41e5b97acfeab7c751c42eb2b391f4MD55123456789/217032017-11-03 21:01:43.615oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21703Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T00:01:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
title As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
spellingShingle As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
Macêdo, Julie Idália Araújo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Aprendizagem colaborativa
Bacharelados interdisciplinares
Pesquisa (auto)biográfica
Programa de Tutoria
title_short As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
title_full As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
title_fullStr As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
title_full_unstemmed As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
title_sort As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
author Macêdo, Julie Idália Araújo
author_facet Macêdo, Julie Idália Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Alencar, Anderson Fernandes de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Abílio, Francisco José Pegado
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Julie Idália Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Marlecio Maknamara da Silva
contributor_str_mv Cunha, Marlecio Maknamara da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Aprendizagem colaborativa
Bacharelados interdisciplinares
Pesquisa (auto)biográfica
Programa de Tutoria
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Bacharelados interdisciplinares
Pesquisa (auto)biográfica
Programa de Tutoria
description o presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências & Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo principal da pesquisa é identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Além desse objetivo geral, há três objetivos específicos que dialogaram na tentativa de responder a questão de pesquisa: conhecer alguns traços marcantes da trajetória acadêmica dos estudantes do Bacharelado em Ciências & Tecnologia; analisar a motivação que levaram os estudantes a participarem do Programa de Tutoria e investigar a experiência formativa /colaborativa dos pares nos grupos da Tutoria.Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da narrativa (auto )biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: realização de entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes são identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de fisica, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o curriculo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Foi possível identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa e do trabalho em grupo bem sucedido. São eles a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; comprometimento individual dos membros do grupo; presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além de identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa, foi possível localizar 04 (quatro) fatores apontados como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço fisico para as atividades.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-20T12:27:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-20T12:27:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACÊDO, Julie Idália Araújo. As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN. 2016. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703
identifier_str_mv MACÊDO, Julie Idália Araújo. As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN. 2016. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/1/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/4/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/5/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23c1805e54e2bc0a8fe06558c440df22
bea60c16767ef517f6af4e0543bec43c
bc41e5b97acfeab7c751c42eb2b391f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813890899074088960