As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703 |
Resumo: | o presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências & Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo principal da pesquisa é identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Além desse objetivo geral, há três objetivos específicos que dialogaram na tentativa de responder a questão de pesquisa: conhecer alguns traços marcantes da trajetória acadêmica dos estudantes do Bacharelado em Ciências & Tecnologia; analisar a motivação que levaram os estudantes a participarem do Programa de Tutoria e investigar a experiência formativa /colaborativa dos pares nos grupos da Tutoria.Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da narrativa (auto )biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: realização de entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes são identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de fisica, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o curriculo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Foi possível identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa e do trabalho em grupo bem sucedido. São eles a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; comprometimento individual dos membros do grupo; presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além de identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa, foi possível localizar 04 (quatro) fatores apontados como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço fisico para as atividades. |
id |
UFRN_dd4496436890a361bed6283ef14f86aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21703 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Macêdo, Julie Idália AraújoNoronha, Claudianny AmorimDantas, Josivania MarisaAlencar, Anderson Fernandes deAbílio, Francisco José PegadoCunha, Marlecio Maknamara da Silva2017-01-20T12:27:13Z2017-01-20T12:27:13Z2016-06-13MACÊDO, Julie Idália Araújo. As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN. 2016. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703o presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências & Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo principal da pesquisa é identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Além desse objetivo geral, há três objetivos específicos que dialogaram na tentativa de responder a questão de pesquisa: conhecer alguns traços marcantes da trajetória acadêmica dos estudantes do Bacharelado em Ciências & Tecnologia; analisar a motivação que levaram os estudantes a participarem do Programa de Tutoria e investigar a experiência formativa /colaborativa dos pares nos grupos da Tutoria.Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da narrativa (auto )biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: realização de entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes são identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de fisica, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o curriculo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Foi possível identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa e do trabalho em grupo bem sucedido. São eles a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; comprometimento individual dos membros do grupo; presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além de identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa, foi possível localizar 04 (quatro) fatores apontados como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço fisico para as atividades.This study addresses formative aspects of Mentoring Program of the School of Science and Technology of the Federal University of Rio Grande do Norte. The objective of the research was to identify from the academic experiences of the tutors and tutorandos if the training devices adopted by the Mentoring Program legitimize as collaborative learning strategy. For this research, we used a qualitative approach in education, referenced by the theoretical and methodological contributions of narrative research (auto) biographical and the use of the following empirical data collection instruments: conducting narrative interviews and focus groups with tutors and tutorandos. From the stories of the students interviewed were identified five (05) main motivations that lead the program: improving the learning of the contents of the disciplines of physics, computer science and mathematics, our interest in extracurricular activities and improve the curriculum, interest in teaching career, learning space and the need for scholarship. In addition to the motivations, I could identify from the lines of research subjects, 06 (six) factors considered facilitators of collaborative learning and working in successful group. They are: a sense of belonging to the group; mutual aid among members of each group; individual commitment of group members; presence of a leadership group; recognition of the difference in level of knowledge between the group members and affinities of interest. In addition to these factors, we can find four (04) factors identified by students as barriers to such learning. They are the lack of commitment of some colleagues in the group, the lack of participation, the heterogeneity of the group of students and the lack of a physical space for the activities. We conclude that the EC&T Mentoring Program students are the true protagonists of this action. This program is seen as an opportunity for extracurricular studies in which tutors students are seen as mediators in learning and " collaborate " is the word guide the activities. Anyway, before the enablers and inhibiting factors of collaborative learning the Mentoring Program allows students through exchange among peers to build knowledge collectively.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem colaborativaBacharelados interdisciplinaresPesquisa (auto)biográficaPrograma de TutoriaAs escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdfJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdfapplication/pdf2125930https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/1/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf23c1805e54e2bc0a8fe06558c440df22MD51TEXTJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txtJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain295505https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/4/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txtbea60c16767ef517f6af4e0543bec43cMD54THUMBNAILJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpgJulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/5/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpgbc41e5b97acfeab7c751c42eb2b391f4MD55123456789/217032017-11-03 21:01:43.615oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21703Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T00:01:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN |
title |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN |
spellingShingle |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN Macêdo, Julie Idália Araújo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Aprendizagem colaborativa Bacharelados interdisciplinares Pesquisa (auto)biográfica Programa de Tutoria |
title_short |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN |
title_full |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN |
title_fullStr |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN |
title_full_unstemmed |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN |
title_sort |
As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN |
author |
Macêdo, Julie Idália Araújo |
author_facet |
Macêdo, Julie Idália Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dantas, Josivania Marisa |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Alencar, Anderson Fernandes de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Abílio, Francisco José Pegado |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Julie Idália Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Marlecio Maknamara da Silva |
contributor_str_mv |
Cunha, Marlecio Maknamara da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Aprendizagem colaborativa Bacharelados interdisciplinares Pesquisa (auto)biográfica Programa de Tutoria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Bacharelados interdisciplinares Pesquisa (auto)biográfica Programa de Tutoria |
description |
o presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências & Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo principal da pesquisa é identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Além desse objetivo geral, há três objetivos específicos que dialogaram na tentativa de responder a questão de pesquisa: conhecer alguns traços marcantes da trajetória acadêmica dos estudantes do Bacharelado em Ciências & Tecnologia; analisar a motivação que levaram os estudantes a participarem do Programa de Tutoria e investigar a experiência formativa /colaborativa dos pares nos grupos da Tutoria.Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da narrativa (auto )biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: realização de entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes são identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de fisica, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o curriculo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Foi possível identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa e do trabalho em grupo bem sucedido. São eles a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; comprometimento individual dos membros do grupo; presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além de identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa, foi possível localizar 04 (quatro) fatores apontados como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço fisico para as atividades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-20T12:27:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-20T12:27:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACÊDO, Julie Idália Araújo. As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN. 2016. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703 |
identifier_str_mv |
MACÊDO, Julie Idália Araújo. As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN. 2016. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/1/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/4/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21703/5/JulieIdaliaAraujoMacedo_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23c1805e54e2bc0a8fe06558c440df22 bea60c16767ef517f6af4e0543bec43c bc41e5b97acfeab7c751c42eb2b391f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813890899074088960 |