Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucylla Medeiros da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848
Resumo: Ao estudarmos a História da Matemática, vemos que os problemas eram interpretados e tratados por meio da geometria, já que toda a economia na antiguidade era concentrada na agricultura: divisão de terras, distância entre locais, preço de terrenos, etc. Desse modo, vemos útil a recuperação da abordagem geométrica em diversos conteúdos matemáticos, dentre os quais trouxemos como tema os polinômios de 1º, 2º e 3º graus.A presente dissertação traz uma sugestão para professores de matemática de como abordar o estudo dos polinômios no ensino fundamental de maneira geométrica. Para tanto faremos uma relação com áreas e volumes de figuras geométricas, em especial - pela praticidade, porque trataremos do Ensino Básico - do retângulo e do prisma retangular reto. Discorremos sobre as definições e proposições algébricas dos polinômios, bem como das definições de áreas dos retângulos e volumes dos paralelepípedos, para então correlacionarmos as duas abordagens.Ademais, incluímos uma sugestão de atividade lúdica para ser aplicada numa turma do 8º ano do ensino fundamental, de modo que esta demonstre a eficiência da utilização da geometria no ensino dos polinômios em sala da aula, ou seja, que por meio da geometria, os alunos do 8º ano os compreendam e saibam operá-los.
id UFRN_dea524406deccfd9505af771d959ae93
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44848
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Lucylla Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/7012991659933730http://lattes.cnpq.br/8894486682278789Lima, Ronaldo Freire dehttp://lattes.cnpq.br/3978672890268278Félix, Wenia Valdevinohttp://lattes.cnpq.br/5246491774018325Ferreira, Debora Borges2021-11-09T18:49:24Z2021-11-09T18:49:24Z2021-07-22SILVA, Lucylla Medeiros da. Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848Ao estudarmos a História da Matemática, vemos que os problemas eram interpretados e tratados por meio da geometria, já que toda a economia na antiguidade era concentrada na agricultura: divisão de terras, distância entre locais, preço de terrenos, etc. Desse modo, vemos útil a recuperação da abordagem geométrica em diversos conteúdos matemáticos, dentre os quais trouxemos como tema os polinômios de 1º, 2º e 3º graus.A presente dissertação traz uma sugestão para professores de matemática de como abordar o estudo dos polinômios no ensino fundamental de maneira geométrica. Para tanto faremos uma relação com áreas e volumes de figuras geométricas, em especial - pela praticidade, porque trataremos do Ensino Básico - do retângulo e do prisma retangular reto. Discorremos sobre as definições e proposições algébricas dos polinômios, bem como das definições de áreas dos retângulos e volumes dos paralelepípedos, para então correlacionarmos as duas abordagens.Ademais, incluímos uma sugestão de atividade lúdica para ser aplicada numa turma do 8º ano do ensino fundamental, de modo que esta demonstre a eficiência da utilização da geometria no ensino dos polinômios em sala da aula, ou seja, que por meio da geometria, os alunos do 8º ano os compreendam e saibam operá-los.When studying the History of Mathematics, we see that the problems were interpreted and treated through geometry, since the entire economy in antiquity was concentrated on agriculture: land division, distance between places, land prices, etc. In this way, we see useful the recovery of the geometric approach in several mathematical contents, among which we brought as theme the 1st, 2nd and 3rd degree polynomials.This dissertation provides a suggestion for mathematics teachers on how to approach the study of polynomials in elementary school in a geometric way. For this, we will make a relation with areas and volumes of geometric figures, in particular - for their practicality, because we will deal with Basic Education - the rectangle and the right rectangular prism. We discuss the algebraic definitions and propositions of polynomials, as well as the definitions of areas of rectangles and volumes of parallelepipeds, and then correlate both approaches.In addition, we have included a suggestion for a ludic activity to be applied in an 8th grade class of elementary school, so that it demonstrates the efficiency of using geometry in teaching polynomials in the classroom, I.e, that through geometry, the 8th graders students understand them and know how to operate them.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilMatemáticaPolinômiosGeometriaEnsino da matemáticaJogosUma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º grausinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagemgeometricaoperacoes_Silva_2021.pdfapplication/pdf2174669https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44848/1/Abordagemgeometricaoperacoes_Silva_2021.pdf00f76cfed74ab0dbc4d3e5a7784f3af7MD51123456789/448482022-05-02 12:50:24.473oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44848Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:50:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
title Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
spellingShingle Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
Silva, Lucylla Medeiros da
Matemática
Polinômios
Geometria
Ensino da matemática
Jogos
title_short Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
title_full Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
title_fullStr Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
title_full_unstemmed Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
title_sort Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
author Silva, Lucylla Medeiros da
author_facet Silva, Lucylla Medeiros da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7012991659933730
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8894486682278789
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Ronaldo Freire de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3978672890268278
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Félix, Wenia Valdevino
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5246491774018325
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucylla Medeiros da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Debora Borges
contributor_str_mv Ferreira, Debora Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Polinômios
Geometria
Ensino da matemática
Jogos
topic Matemática
Polinômios
Geometria
Ensino da matemática
Jogos
description Ao estudarmos a História da Matemática, vemos que os problemas eram interpretados e tratados por meio da geometria, já que toda a economia na antiguidade era concentrada na agricultura: divisão de terras, distância entre locais, preço de terrenos, etc. Desse modo, vemos útil a recuperação da abordagem geométrica em diversos conteúdos matemáticos, dentre os quais trouxemos como tema os polinômios de 1º, 2º e 3º graus.A presente dissertação traz uma sugestão para professores de matemática de como abordar o estudo dos polinômios no ensino fundamental de maneira geométrica. Para tanto faremos uma relação com áreas e volumes de figuras geométricas, em especial - pela praticidade, porque trataremos do Ensino Básico - do retângulo e do prisma retangular reto. Discorremos sobre as definições e proposições algébricas dos polinômios, bem como das definições de áreas dos retângulos e volumes dos paralelepípedos, para então correlacionarmos as duas abordagens.Ademais, incluímos uma sugestão de atividade lúdica para ser aplicada numa turma do 8º ano do ensino fundamental, de modo que esta demonstre a eficiência da utilização da geometria no ensino dos polinômios em sala da aula, ou seja, que por meio da geometria, os alunos do 8º ano os compreendam e saibam operá-los.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-09T18:49:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-09T18:49:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lucylla Medeiros da. Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848
identifier_str_mv SILVA, Lucylla Medeiros da. Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44848/1/Abordagemgeometricaoperacoes_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00f76cfed74ab0dbc4d3e5a7784f3af7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832874095902720