Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848 |
Resumo: | Ao estudarmos a História da Matemática, vemos que os problemas eram interpretados e tratados por meio da geometria, já que toda a economia na antiguidade era concentrada na agricultura: divisão de terras, distância entre locais, preço de terrenos, etc. Desse modo, vemos útil a recuperação da abordagem geométrica em diversos conteúdos matemáticos, dentre os quais trouxemos como tema os polinômios de 1º, 2º e 3º graus.A presente dissertação traz uma sugestão para professores de matemática de como abordar o estudo dos polinômios no ensino fundamental de maneira geométrica. Para tanto faremos uma relação com áreas e volumes de figuras geométricas, em especial - pela praticidade, porque trataremos do Ensino Básico - do retângulo e do prisma retangular reto. Discorremos sobre as definições e proposições algébricas dos polinômios, bem como das definições de áreas dos retângulos e volumes dos paralelepípedos, para então correlacionarmos as duas abordagens.Ademais, incluímos uma sugestão de atividade lúdica para ser aplicada numa turma do 8º ano do ensino fundamental, de modo que esta demonstre a eficiência da utilização da geometria no ensino dos polinômios em sala da aula, ou seja, que por meio da geometria, os alunos do 8º ano os compreendam e saibam operá-los. |
id |
UFRN_dea524406deccfd9505af771d959ae93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44848 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Lucylla Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/7012991659933730http://lattes.cnpq.br/8894486682278789Lima, Ronaldo Freire dehttp://lattes.cnpq.br/3978672890268278Félix, Wenia Valdevinohttp://lattes.cnpq.br/5246491774018325Ferreira, Debora Borges2021-11-09T18:49:24Z2021-11-09T18:49:24Z2021-07-22SILVA, Lucylla Medeiros da. Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848Ao estudarmos a História da Matemática, vemos que os problemas eram interpretados e tratados por meio da geometria, já que toda a economia na antiguidade era concentrada na agricultura: divisão de terras, distância entre locais, preço de terrenos, etc. Desse modo, vemos útil a recuperação da abordagem geométrica em diversos conteúdos matemáticos, dentre os quais trouxemos como tema os polinômios de 1º, 2º e 3º graus.A presente dissertação traz uma sugestão para professores de matemática de como abordar o estudo dos polinômios no ensino fundamental de maneira geométrica. Para tanto faremos uma relação com áreas e volumes de figuras geométricas, em especial - pela praticidade, porque trataremos do Ensino Básico - do retângulo e do prisma retangular reto. Discorremos sobre as definições e proposições algébricas dos polinômios, bem como das definições de áreas dos retângulos e volumes dos paralelepípedos, para então correlacionarmos as duas abordagens.Ademais, incluímos uma sugestão de atividade lúdica para ser aplicada numa turma do 8º ano do ensino fundamental, de modo que esta demonstre a eficiência da utilização da geometria no ensino dos polinômios em sala da aula, ou seja, que por meio da geometria, os alunos do 8º ano os compreendam e saibam operá-los.When studying the History of Mathematics, we see that the problems were interpreted and treated through geometry, since the entire economy in antiquity was concentrated on agriculture: land division, distance between places, land prices, etc. In this way, we see useful the recovery of the geometric approach in several mathematical contents, among which we brought as theme the 1st, 2nd and 3rd degree polynomials.This dissertation provides a suggestion for mathematics teachers on how to approach the study of polynomials in elementary school in a geometric way. For this, we will make a relation with areas and volumes of geometric figures, in particular - for their practicality, because we will deal with Basic Education - the rectangle and the right rectangular prism. We discuss the algebraic definitions and propositions of polynomials, as well as the definitions of areas of rectangles and volumes of parallelepipeds, and then correlate both approaches.In addition, we have included a suggestion for a ludic activity to be applied in an 8th grade class of elementary school, so that it demonstrates the efficiency of using geometry in teaching polynomials in the classroom, I.e, that through geometry, the 8th graders students understand them and know how to operate them.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilMatemáticaPolinômiosGeometriaEnsino da matemáticaJogosUma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º grausinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagemgeometricaoperacoes_Silva_2021.pdfapplication/pdf2174669https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44848/1/Abordagemgeometricaoperacoes_Silva_2021.pdf00f76cfed74ab0dbc4d3e5a7784f3af7MD51123456789/448482022-05-02 12:50:24.473oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44848Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:50:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
spellingShingle |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus Silva, Lucylla Medeiros da Matemática Polinômios Geometria Ensino da matemática Jogos |
title_short |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_full |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_fullStr |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
title_sort |
Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus |
author |
Silva, Lucylla Medeiros da |
author_facet |
Silva, Lucylla Medeiros da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7012991659933730 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8894486682278789 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lima, Ronaldo Freire de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3978672890268278 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Félix, Wenia Valdevino |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5246491774018325 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucylla Medeiros da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Debora Borges |
contributor_str_mv |
Ferreira, Debora Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Polinômios Geometria Ensino da matemática Jogos |
topic |
Matemática Polinômios Geometria Ensino da matemática Jogos |
description |
Ao estudarmos a História da Matemática, vemos que os problemas eram interpretados e tratados por meio da geometria, já que toda a economia na antiguidade era concentrada na agricultura: divisão de terras, distância entre locais, preço de terrenos, etc. Desse modo, vemos útil a recuperação da abordagem geométrica em diversos conteúdos matemáticos, dentre os quais trouxemos como tema os polinômios de 1º, 2º e 3º graus.A presente dissertação traz uma sugestão para professores de matemática de como abordar o estudo dos polinômios no ensino fundamental de maneira geométrica. Para tanto faremos uma relação com áreas e volumes de figuras geométricas, em especial - pela praticidade, porque trataremos do Ensino Básico - do retângulo e do prisma retangular reto. Discorremos sobre as definições e proposições algébricas dos polinômios, bem como das definições de áreas dos retângulos e volumes dos paralelepípedos, para então correlacionarmos as duas abordagens.Ademais, incluímos uma sugestão de atividade lúdica para ser aplicada numa turma do 8º ano do ensino fundamental, de modo que esta demonstre a eficiência da utilização da geometria no ensino dos polinômios em sala da aula, ou seja, que por meio da geometria, os alunos do 8º ano os compreendam e saibam operá-los. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-09T18:49:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-09T18:49:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Lucylla Medeiros da. Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lucylla Medeiros da. Uma abordagem geométrica para operações básicas dos polinômios de 1º, 2º e 3º graus. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44848/1/Abordagemgeometricaoperacoes_Silva_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00f76cfed74ab0dbc4d3e5a7784f3af7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832874095902720 |