Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872
Resumo: O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas, trazendo contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância.
id UFRN_debc3cfee8e1beec4bb9e4750d1153f7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44872
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Brandão, Gisllayne Cristina de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8113653345878521http://lattes.cnpq.br/3992106322474895Pires, Izabel Augusta Hazinhttp://lattes.cnpq.br/5496201609189471Pimentel, Edson Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/6163089025212520Andrade, Adja Ferreira de2021-11-10T17:21:41Z2021-11-10T17:21:41Z2021-07-28BRANDÃO, Gisllayne Cristina de Araújo. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas, trazendo contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância.The context of this work seeks to analyze whether self-regulated learning can contribute to improve school performance in Distance Education, aiming at greater permanence and success of students. The objective of this work is to investigate how the teacher can stimulate self-regulated learning in students, through a Formative Assessment approach. For this, we performed an intervention in the planning of evaluation activities of a curricular component of a specialization course. Initially, we identified the cognitive, metacognitive and resource management strategies adopted by students in learning activities, we analyzed and evaluated whether the adopted strategies provided self-regulated learning, in addition to observing the components of the executive functions used in the self-regulation process. Regarding the methodology, the research is considered empirical and longitudinal. As for the type of method it is considered deductive. Regarding the paradigm, we use qualitative and quantitative methods; and with regard to the purpose, it is characterized as applied and interventionist research. In the course of the research, a systematic mapping and an exploratory phase were carried out, using as instruments for data collection: questionnaires and analysis of evaluative activities. By analyzing the results, we were able to confirm the premise that students can improve their performance through self-regulated learning. As a product of this research, a teaching guide was created containing good practices of evaluative activities that can be applied, bringing contributions to the area of student assessment in Distance Education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilAprendizagem autorreguladaAvaliação formativaEducação a DistânciaDesenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentomodelohibrido_Brandao_2021.pdfapplication/pdf4528200https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44872/1/Desenvolvimentomodelohibrido_Brandao_2021.pdf4a3feab516a1427c7e645f9e1ee36882MD51123456789/448722022-05-02 12:49:26.013oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
title Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo
Aprendizagem autorregulada
Avaliação formativa
Educação a Distância
title_short Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
title_full Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
title_sort Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
author Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo
author_facet Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8113653345878521
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3992106322474895
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496201609189471
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pimentel, Edson Pinheiro
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6163089025212520
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
contributor_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem autorregulada
Avaliação formativa
Educação a Distância
topic Aprendizagem autorregulada
Avaliação formativa
Educação a Distância
description O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas, trazendo contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-10T17:21:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-10T17:21:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, Gisllayne Cristina de Araújo. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872
identifier_str_mv BRANDÃO, Gisllayne Cristina de Araújo. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44872/1/Desenvolvimentomodelohibrido_Brandao_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a3feab516a1427c7e645f9e1ee36882
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832953981665280