Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872 |
Resumo: | O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas, trazendo contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância. |
id |
UFRN_debc3cfee8e1beec4bb9e4750d1153f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44872 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Brandão, Gisllayne Cristina de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8113653345878521http://lattes.cnpq.br/3992106322474895Pires, Izabel Augusta Hazinhttp://lattes.cnpq.br/5496201609189471Pimentel, Edson Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/6163089025212520Andrade, Adja Ferreira de2021-11-10T17:21:41Z2021-11-10T17:21:41Z2021-07-28BRANDÃO, Gisllayne Cristina de Araújo. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas, trazendo contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância.The context of this work seeks to analyze whether self-regulated learning can contribute to improve school performance in Distance Education, aiming at greater permanence and success of students. The objective of this work is to investigate how the teacher can stimulate self-regulated learning in students, through a Formative Assessment approach. For this, we performed an intervention in the planning of evaluation activities of a curricular component of a specialization course. Initially, we identified the cognitive, metacognitive and resource management strategies adopted by students in learning activities, we analyzed and evaluated whether the adopted strategies provided self-regulated learning, in addition to observing the components of the executive functions used in the self-regulation process. Regarding the methodology, the research is considered empirical and longitudinal. As for the type of method it is considered deductive. Regarding the paradigm, we use qualitative and quantitative methods; and with regard to the purpose, it is characterized as applied and interventionist research. In the course of the research, a systematic mapping and an exploratory phase were carried out, using as instruments for data collection: questionnaires and analysis of evaluative activities. By analyzing the results, we were able to confirm the premise that students can improve their performance through self-regulated learning. As a product of this research, a teaching guide was created containing good practices of evaluative activities that can be applied, bringing contributions to the area of student assessment in Distance Education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilAprendizagem autorreguladaAvaliação formativaEducação a DistânciaDesenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentomodelohibrido_Brandao_2021.pdfapplication/pdf4528200https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44872/1/Desenvolvimentomodelohibrido_Brandao_2021.pdf4a3feab516a1427c7e645f9e1ee36882MD51123456789/448722022-05-02 12:49:26.013oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias |
title |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo Aprendizagem autorregulada Avaliação formativa Educação a Distância |
title_short |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias |
title_full |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias |
title_sort |
Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias |
author |
Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo |
author_facet |
Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8113653345878521 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3992106322474895 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pires, Izabel Augusta Hazin |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5496201609189471 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pimentel, Edson Pinheiro |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6163089025212520 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
contributor_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem autorregulada Avaliação formativa Educação a Distância |
topic |
Aprendizagem autorregulada Avaliação formativa Educação a Distância |
description |
O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas, trazendo contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-10T17:21:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-10T17:21:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRANDÃO, Gisllayne Cristina de Araújo. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, Gisllayne Cristina de Araújo. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44872/1/Desenvolvimentomodelohibrido_Brandao_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a3feab516a1427c7e645f9e1ee36882 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832953981665280 |