O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Clésio Ricardo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18661
Resumo: Across the centuries, Mathematics - exact science as it is - has become a determining role in the life of man, which forms to use suprir needs of their daily lives. With this trajectory, is characterized the importance of science as an instrument of recovery not only conteudstica, but also a mathematician to know that leads the apprentice to be a dynamic process of learning ecient, able to find solutions to their real problems. However, it is necessary to understand that mathematical knowledge today requires a new view of those who deal directly with the teaching-learning process, as it is for them - Teachers of Mathematics - desmistificarem the version that mathematics, worked in the classroom, causes difficulties for the understanding of students. On this view, we tried to find this work a methodology that helps students better understand the Quadratic functions and its applications in daily life. Making use of knowledge Ethnomathematics, contextualizing the problems relating to the content and at the same time handling the software GeoGebra, aiming a better view of the behavior of graphs of functions cited
id UFRN_df0ab96a7e530e71cd55240830dac97c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18661
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Brito, Clésio Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/4363509444505545Santana, Fágner Lemos dehttp://lattes.cnpq.br/9444112594388983Santos, Joedson Silva doshttp://lattes.cnpq.br/0375482813716315Bernardino, Adriano Thiago Lopes2015-03-03T15:36:11Z2015-02-252015-03-03T15:36:11Z2013-05-03BRITO, Clésio Ricardo de. O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18661Across the centuries, Mathematics - exact science as it is - has become a determining role in the life of man, which forms to use suprir needs of their daily lives. With this trajectory, is characterized the importance of science as an instrument of recovery not only conteudstica, but also a mathematician to know that leads the apprentice to be a dynamic process of learning ecient, able to find solutions to their real problems. However, it is necessary to understand that mathematical knowledge today requires a new view of those who deal directly with the teaching-learning process, as it is for them - Teachers of Mathematics - desmistificarem the version that mathematics, worked in the classroom, causes difficulties for the understanding of students. On this view, we tried to find this work a methodology that helps students better understand the Quadratic functions and its applications in daily life. Making use of knowledge Ethnomathematics, contextualizing the problems relating to the content and at the same time handling the software GeoGebra, aiming a better view of the behavior of graphs of functions citedAtravessando os séculos, a Matemática - como ciência exata que é - vem assumindo um papel determinante na vida do homem, que dela faz uso para suprir necessidades de sua vida diária. Com essa trajetória, fica caracterizada a importância dessa ciência como instrumento de valorização não só conteudística, mas também de um saber matemático que conduz o ser aprendiz a um processo dinâmico de aprendizagem e - ciente, capaz de buscar soluções para seus problemas reais. No entanto, necessário se faz compreender que o conhecimento matemático hoje requer um novo olhar daqueles que diretamente lidam com o processo ensino-aprendizagem, pois cabe a eles - professores de Matemática - desmistificarem a versão de que a Matemática, trabalhada na sala de aula, traz dificuldades para a compreensão do alunado. Sobre esse prisma, buscou-se com este trabalho encontrar uma metodologia que auxilie os alunos a entenderem melhor as Funções Quadráticas e suas aplicações no cotidiano. Fazendo-se uso dos conhecimentos etnomatemáticos, contextualizando os problemas referentes ao conteúdo e, ao mesmo tempo, manuseando o software GeoGebra, objetivando uma melhor visualização do comportamento dos gráficos das citadas funções.Universidade Estadual do Rio Grande do Norteapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRNBRÁlgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicadaAprendizagem. Matemática. Funções Quadráticas. GeoGebraLearning. Mathematics. Quadratic Functions. GeoGebraCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALClesioRB_DISSERT.pdfapplication/pdf808792https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18661/1/ClesioRB_DISSERT.pdf2d1aa128ad7360c7d557a02b2b246fb8MD51TEXTClesioRB_DISSERT.pdf.txtClesioRB_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain76296https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18661/6/ClesioRB_DISSERT.pdf.txt75a39b7712c7a8e2428cb9a593f7a7aaMD56THUMBNAILClesioRB_DISSERT.pdf.jpgClesioRB_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2689https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18661/7/ClesioRB_DISSERT.pdf.jpg273e760d06c3f351d97840f823a46618MD57123456789/186612017-11-02 20:36:55.166oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18661Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T23:36:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
title O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
spellingShingle O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
Brito, Clésio Ricardo de
Aprendizagem. Matemática. Funções Quadráticas. GeoGebra
Learning. Mathematics. Quadratic Functions. GeoGebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
title_full O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
title_fullStr O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
title_full_unstemmed O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
title_sort O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano
author Brito, Clésio Ricardo de
author_facet Brito, Clésio Ricardo de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4363509444505545
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Santana, Fágner Lemos de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9444112594388983
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Santos, Joedson Silva dos
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0375482813716315
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Clésio Ricardo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardino, Adriano Thiago Lopes
contributor_str_mv Bernardino, Adriano Thiago Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Matemática. Funções Quadráticas. GeoGebra
topic Aprendizagem. Matemática. Funções Quadráticas. GeoGebra
Learning. Mathematics. Quadratic Functions. GeoGebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning. Mathematics. Quadratic Functions. GeoGebra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Across the centuries, Mathematics - exact science as it is - has become a determining role in the life of man, which forms to use suprir needs of their daily lives. With this trajectory, is characterized the importance of science as an instrument of recovery not only conteudstica, but also a mathematician to know that leads the apprentice to be a dynamic process of learning ecient, able to find solutions to their real problems. However, it is necessary to understand that mathematical knowledge today requires a new view of those who deal directly with the teaching-learning process, as it is for them - Teachers of Mathematics - desmistificarem the version that mathematics, worked in the classroom, causes difficulties for the understanding of students. On this view, we tried to find this work a methodology that helps students better understand the Quadratic functions and its applications in daily life. Making use of knowledge Ethnomathematics, contextualizing the problems relating to the content and at the same time handling the software GeoGebra, aiming a better view of the behavior of graphs of functions cited
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-03T15:36:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-25
2015-03-03T15:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITO, Clésio Ricardo de. O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18661
identifier_str_mv BRITO, Clésio Ricardo de. O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18661/1/ClesioRB_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18661/6/ClesioRB_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18661/7/ClesioRB_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d1aa128ad7360c7d557a02b2b246fb8
75a39b7712c7a8e2428cb9a593f7a7aa
273e760d06c3f351d97840f823a46618
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832815760474112