A Associação entre a ética corporativa e a eficiência econômico-financeira: análise em companhias brasileiras listadas na B3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Aline Dayane Leonêz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32711
Resumo: O objetivo do presente estudo é identificar a associação entre a ética corporativa e a eficiência econômico-financeira das empresas. Assim, com base nas Teorias da Sinalização, dos Stakeholders e da Agência, é possível inferir que a implantação e a divulgação de códigos de ética com qualidade, além de ser utilizado como mecanismo de controle de riscos, tem fundamental importância para apresentar maior credibilidade para o mercado, podendo, assim, influenciar nos resultados financeiros e econômicos das entidades. Para analisar se a implantação de um código de ética de qualidade pode de fato influenciar nos resultados econômico-financeiros, analisou-se a amostra de 201 empresas brasileiras não-financeiras listadas na Bolsa de Valores do Brasil (Brasil, Bolsa, Balcão - B3). Primeiramente, verificouse a qualidade dos códigos de ética divulgados pelas empresas em 2018 com base em um modelo de pontuação numérica, resultante da soma da quantidade de critérios atendidos preestabelecidos por órgãos reguladores. Em seguida, identificou-se o escore de eficiência econômico-financeira, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA) e informações coletadas dos relatórios financeiros, do período de 2015 a 2019, divulgados pelas empresas em estudo, sendo considerados como Inputs - Despesas Operacionais, Capital de Terceiros e Capital Próprio - e como Outputs - Vendas Líquidas e Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais. Por fim, fez-se a relação entre o indicador da qualidade do código de ética com o escore de eficiência econômico-financeira através da Análise de Correspondência (ANACOR). Desse modo, pode-se concluir que, em média, as empresas apresentaram indicador de qualidade (QCE) moderado, com 42,78% apresentando indicador de qualidade satisfatória. Já em relação à eficiência econômico-financeira, apenas 15,92% das empresas foram eficientes nos períodos analisados e 52,24% apresentaram escores (SE) baixos. Contudo, ao analisar a associação entre as duas variáveis (QCE e SE), não foi possível afirmar que há relação positiva entre as variáveis observadas. Assim, não foi possível validar a afirmação teórica de que a qualidade do código de ética influencia positivamente nos resultados econômico-financeiros das empresas.
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Assim, com base nas Teorias da Sinalização, dos Stakeholders e da Agência, é possível inferir que a implantação e a divulgação de códigos de ética com qualidade, além de ser utilizado como mecanismo de controle de riscos, tem fundamental importância para apresentar maior credibilidade para o mercado, podendo, assim, influenciar nos resultados financeiros e econômicos das entidades. Para analisar se a implantação de um código de ética de qualidade pode de fato influenciar nos resultados econômico-financeiros, analisou-se a amostra de 201 empresas brasileiras não-financeiras listadas na Bolsa de Valores do Brasil (Brasil, Bolsa, Balcão - B3). Primeiramente, verificouse a qualidade dos códigos de ética divulgados pelas empresas em 2018 com base em um modelo de pontuação numérica, resultante da soma da quantidade de critérios atendidos preestabelecidos por órgãos reguladores. Em seguida, identificou-se o escore de eficiência econômico-financeira, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA) e informações coletadas dos relatórios financeiros, do período de 2015 a 2019, divulgados pelas empresas em estudo, sendo considerados como Inputs - Despesas Operacionais, Capital de Terceiros e Capital Próprio - e como Outputs - Vendas Líquidas e Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais. Por fim, fez-se a relação entre o indicador da qualidade do código de ética com o escore de eficiência econômico-financeira através da Análise de Correspondência (ANACOR). Desse modo, pode-se concluir que, em média, as empresas apresentaram indicador de qualidade (QCE) moderado, com 42,78% apresentando indicador de qualidade satisfatória. Já em relação à eficiência econômico-financeira, apenas 15,92% das empresas foram eficientes nos períodos analisados e 52,24% apresentaram escores (SE) baixos. Contudo, ao analisar a associação entre as duas variáveis (QCE e SE), não foi possível afirmar que há relação positiva entre as variáveis observadas. Assim, não foi possível validar a afirmação teórica de que a qualidade do código de ética influencia positivamente nos resultados econômico-financeiros das empresas.We aimed to identify the association between corporate ethics and the economic and financial efficiency of companies. Based on the Signaling, Stakeholders and Agency Theories, we inferred that the implementation and dissemination of quality codes of ethics, in addition to being used as a risk control mechanism, is fundamentally important to present greater credibility to the market, thus being able to influence the financial and economic results of the entities. Therefore, we analyzed whether the implementation of a quality code of ethics could influence the economic and financial results by using a sample of 201 non-financial Brazilian companies listed on the Brazilian Stock Exchange (Brazil, Stock Exchange, Counter - B3). First, we verified the quality of the codes of ethics, released by companies in 2018, based on a numerical scoring model, resulting from the sum of the quantity compliance with the criteria established by regulatory bodies. Then, we identified the economic-financial efficiency score using the Data Envelopment Analysis (DEA) and information collected from the financial reports, from 2015 to 2019, released by the companies, from which we considered as Inputs - Operating Expenses, Third Party Capital and Equity - and Outputs - Net Sales and Cash Flow from Operating Activities. Finally, we made the relationship between the quality indicator of the code of ethics and the economic-financial efficiency score by using Correspondence Analysis (ANACOR). Thus, we reached the conclusion that, on average, companies had a moderate quality indicator (QCE), with 42.78% presenting a satisfactory quality indicator. Regarding economic and financial efficiency, only 15.92% of companies were efficient and 52.24% had low (SE) scores. However, when looking at the association between the two variables (QCE and SE), we did not find a positive relationship between the variables observed. Thus, we were unable to validate the theoretical statement that the quality of the code of ethics positively influences the economic and financial results of companies.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilÉtica corporativaCódigo de éticaEficiência econômico-financeiraTeoria da SinalizaçãoTeoria da agênciaTeoria dos StakeholdersA Associação entre a ética corporativa e a eficiência econômico-financeira: análise em companhias brasileiras listadas na B3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAssociacaoentreetica_Goncalves_2021.pdfapplication/pdf2490723https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32711/1/Associacaoentreetica_Goncalves_2021.pdf6e4f1186e25759ae2c503ae39a4debdcMD51123456789/327112021-06-15 20:43:59.368oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32711Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T23:43:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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Gonçalves, Aline Dayane Leonêz
Ética corporativa
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