Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jainyde Jainyde Vanessa Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43443
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido para avaliação da satisfação dos clientes, pessoa física, na utilização da tecnologia do autoatendimento bancário. O atendimento é essencial para conquista e fidelização de clientes, e a tecnologia tem cada vez mais avançado e predominado no setor bancário. No estudo foram considerados os fatores: perfil do cliente, ambiente, imagem e autoatendimento. A escolha do tema foi de caráter pessoal, pelo interesse em estudar o setor bancário, por verificar poucas pesquisas nesse segmento e inexistência de estudos direcionados a satisfação dos clientes por parte da instituição bancária estudada. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso em campo, com pesquisa do tipo exploratória e descritiva. Os indicadores para medir o grau de satisfação com a automação do atendimento foram levantados através de pesquisas secundarias e a coleta de dados por meio de questionários estruturados. Conclui-se que a agência apresenta um posicionamento positivo em relação a satisfação dos clientes com o autosserviço bancário, entretanto o nível de satisfação ainda não está próximo do máximo. Assim, os índices mostraram necessidade de realização de estratégias para incentivar a adesão da tecnologia pelos clientes e melhorar na utilização do autoatendimento.
id UFRN_e126c2065d3054c1cf0d4595f0529271
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43443
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cardoso, Jainyde Jainyde Vanessa GomesSouza Neto, Pio Marinheiro de2017-06-26T21:21:35Z2021-10-06T11:39:50Z2017-06-26T21:21:35Z2021-10-06T11:39:50Z2017-062013047680CARDOSO, Jainyde Vanessa Gomes. Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: Análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciência Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43443Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAutoatendimento BancárioSatisfação do clienteTecnologiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOBem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho foi desenvolvido para avaliação da satisfação dos clientes, pessoa física, na utilização da tecnologia do autoatendimento bancário. O atendimento é essencial para conquista e fidelização de clientes, e a tecnologia tem cada vez mais avançado e predominado no setor bancário. No estudo foram considerados os fatores: perfil do cliente, ambiente, imagem e autoatendimento. A escolha do tema foi de caráter pessoal, pelo interesse em estudar o setor bancário, por verificar poucas pesquisas nesse segmento e inexistência de estudos direcionados a satisfação dos clientes por parte da instituição bancária estudada. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso em campo, com pesquisa do tipo exploratória e descritiva. Os indicadores para medir o grau de satisfação com a automação do atendimento foram levantados através de pesquisas secundarias e a coleta de dados por meio de questionários estruturados. Conclui-se que a agência apresenta um posicionamento positivo em relação a satisfação dos clientes com o autosserviço bancário, entretanto o nível de satisfação ainda não está próximo do máximo. Assim, os índices mostraram necessidade de realização de estratégias para incentivar a adesão da tecnologia pelos clientes e melhorar na utilização do autoatendimento.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBemVindoAdmiravelIrreversível_Cardoso_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain73957https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43443/1/BemVindoAdmiravelIrrevers%c3%advel_Cardoso_2017.pdf.txt16f49f130a2ba4d519bf8ce08c699541MD51ORIGINALBemVindoAdmiravelIrreversivel_Cardoso_2017.pdfTrabalho de conclusão de cursoapplication/pdf1216333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43443/2/BemVindoAdmiravelIrreversivel_Cardoso_2017.pdf80516bf93dc2f52276f894cb94448981MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43443/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/434432023-08-11 13:42:58.443oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43443PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPlVOSVZFUlNJREFERSBGRURFUkFMIERPIFJJTyBHUkFOREUgRE8gTk9SVEU8L3N0cm9uZz48L2NlbnRlcj4KPGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkJJQkxJT1RFQ0EgRElHSVRBTCBERSBNT05PR1JBRklBUzwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5UZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgTW9ub2dyYWZpYXMgKEJETSk8L2NlbnRlcj4KCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBtb25vZ3JhZmlhLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRvIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgKFVGUk4pIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgYXRyYXbDqXMgZGEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRhIFVGUk4sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrAgOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZXN0YSBzdWJtaXNzw6NvLiAKRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-11T16:42:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
title Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
spellingShingle Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
Cardoso, Jainyde Jainyde Vanessa Gomes
Autoatendimento Bancário
Satisfação do cliente
Tecnologia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
title_full Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
title_fullStr Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
title_full_unstemmed Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
title_sort Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
author Cardoso, Jainyde Jainyde Vanessa Gomes
author_facet Cardoso, Jainyde Jainyde Vanessa Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jainyde Jainyde Vanessa Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza Neto, Pio Marinheiro de
contributor_str_mv Souza Neto, Pio Marinheiro de
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Autoatendimento Bancário
Satisfação do cliente
Tecnologia
topic Autoatendimento Bancário
Satisfação do cliente
Tecnologia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O presente trabalho foi desenvolvido para avaliação da satisfação dos clientes, pessoa física, na utilização da tecnologia do autoatendimento bancário. O atendimento é essencial para conquista e fidelização de clientes, e a tecnologia tem cada vez mais avançado e predominado no setor bancário. No estudo foram considerados os fatores: perfil do cliente, ambiente, imagem e autoatendimento. A escolha do tema foi de caráter pessoal, pelo interesse em estudar o setor bancário, por verificar poucas pesquisas nesse segmento e inexistência de estudos direcionados a satisfação dos clientes por parte da instituição bancária estudada. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso em campo, com pesquisa do tipo exploratória e descritiva. Os indicadores para medir o grau de satisfação com a automação do atendimento foram levantados através de pesquisas secundarias e a coleta de dados por meio de questionários estruturados. Conclui-se que a agência apresenta um posicionamento positivo em relação a satisfação dos clientes com o autosserviço bancário, entretanto o nível de satisfação ainda não está próximo do máximo. Assim, os índices mostraram necessidade de realização de estratégias para incentivar a adesão da tecnologia pelos clientes e melhorar na utilização do autoatendimento.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-26T21:21:35Z
2021-10-06T11:39:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-26T21:21:35Z
2021-10-06T11:39:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2013047680
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Jainyde Vanessa Gomes. Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: Análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciência Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43443
identifier_str_mv 2013047680
CARDOSO, Jainyde Vanessa Gomes. Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: Análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciência Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43443/1/BemVindoAdmiravelIrrevers%c3%advel_Cardoso_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43443/2/BemVindoAdmiravelIrreversivel_Cardoso_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43443/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 16f49f130a2ba4d519bf8ce08c699541
80516bf93dc2f52276f894cb94448981
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117585402068992