Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054 |
Resumo: | Este projeto trata-se de uma proposta de metodologia de aprendizagem para cursos a distância, onde o professor e o aluno estão no centro do processo, que está fundamentado numa ação de inovação, dentro de um cenário pautado nas bases conceituais da Teoria da Solução Inventiva de Problemas ou TRIZ, da teoria sociointeracionista, Pensamento Lateral e da Aprendizagem Baseada em Problemas. A ideia é que esta metodologia seja aplicada exclusivamente aos cursos de EaD autoinstrucionais ou não, ou seja, com a presença de um docente ou não. Todo curso a distância é planejado por uma equipe multidisciplinar que é composta por diferentes profissionais, envolvidos na produção de um curso do início ao fim, passando inclusive pelo planejamento das estratégias educacionais. Logo, a equipe multidisciplinar ocupa o lugar de professor nos cursos autoinstrucionais. Essa proposta surgiu após uma análise de algumas metodologias atuais, aprendizagem baseado em problemas, gamificação, storytelling e a abordagem design thinking. Este estudo mostrou que nenhumas destas apresenta uma estrutura como a proposta neste projeto, além de não trabalharem a inovação como um item de alto potencial no processo educativo. Como forma de entender essa proposta na prática e saber erros e acertos, foi desenvolvido um curso teste gratuito e a distância que foi estruturado com a metodologia criada neste trabalho, aplicado dentro da Midiar Design Educacional. Os participantes participaram de uma pesquisa ao final do curso, que contribui para entender se as ferramentas criadas a partir da metodologia funcionaram dentro do previsto. |
id |
UFRN_e1ea9c050dc17c072795e38bf44fefb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28054 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Andréia Marcelino ErnestoBrandão, Gláucio BezerraNunes, Isabel DillmannRibeiro, Cláudia Maria Fernandes AraújoCorrea, Edgard de Faria2019-11-27T21:33:16Z2019-11-27T21:33:16Z2018-09-27RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto. Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância. 2018. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054Este projeto trata-se de uma proposta de metodologia de aprendizagem para cursos a distância, onde o professor e o aluno estão no centro do processo, que está fundamentado numa ação de inovação, dentro de um cenário pautado nas bases conceituais da Teoria da Solução Inventiva de Problemas ou TRIZ, da teoria sociointeracionista, Pensamento Lateral e da Aprendizagem Baseada em Problemas. A ideia é que esta metodologia seja aplicada exclusivamente aos cursos de EaD autoinstrucionais ou não, ou seja, com a presença de um docente ou não. Todo curso a distância é planejado por uma equipe multidisciplinar que é composta por diferentes profissionais, envolvidos na produção de um curso do início ao fim, passando inclusive pelo planejamento das estratégias educacionais. Logo, a equipe multidisciplinar ocupa o lugar de professor nos cursos autoinstrucionais. Essa proposta surgiu após uma análise de algumas metodologias atuais, aprendizagem baseado em problemas, gamificação, storytelling e a abordagem design thinking. Este estudo mostrou que nenhumas destas apresenta uma estrutura como a proposta neste projeto, além de não trabalharem a inovação como um item de alto potencial no processo educativo. Como forma de entender essa proposta na prática e saber erros e acertos, foi desenvolvido um curso teste gratuito e a distância que foi estruturado com a metodologia criada neste trabalho, aplicado dentro da Midiar Design Educacional. Os participantes participaram de uma pesquisa ao final do curso, que contribui para entender se as ferramentas criadas a partir da metodologia funcionaram dentro do previsto.This project is a proposal for a learning methodology for distance courses where the teacher and the student are at the center of the process, which is based on an innovation action, within a scenario based on the conceptual bases of Inventive Solution Theory of Problems or TRIZ, the socio-interactionist theory, Lateral Thinking and the Problem Based Learning. The idea is that this methodology is applied exclusively in the self-instructional EaD courses or not, that is, with the presence of a teacher or not. A multidisciplinary team composed by different professionals, involved in the production of a course from beginning to end, including the planning of educational strategies, plans each distance course. Therefore, the multidisciplinary team occupies the place of teacher in the self-instructional courses. This proposal came after an analysis of some current methodologies, problem-based learning, gamification, storytelling, and the design thinking approach. This study showed that none of these presents a structure as proposed in this project. In addition, they do not working innovation as a high potential item in the educational process. As a way of understanding this proposal in practice and knowing errors and successes, a free and distance test course was developed that was structured with the methodology created in this work, applied within the Midiar Designer Educacional. The participants participated in a research at the end of the course that helps to understand if the tools, created from the methodology, worked within the expected.CNPQ::OUTROS::CIENCIASMetodologiaInovaçãoConstrutivismoBrainstormingMediaçãoEducação a distânciaPensamento lateralProposta metodológica midiar de ensino para a educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdfapplication/pdf5320710https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/1/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf182c766404d2752b4f35a51067859b63MD51TEXTPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txtPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain75743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/2/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txt37b641b482b41fb2428f5490f6d01a8eMD52THUMBNAILPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpgPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/3/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpg245c4a3237f885aaa70bb889c83a9984MD53123456789/280542019-12-01 02:30:03.082oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância |
title |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância |
spellingShingle |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Metodologia Inovação Construtivismo Brainstorming Mediação Educação a distância Pensamento lateral |
title_short |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância |
title_full |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância |
title_fullStr |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância |
title_full_unstemmed |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância |
title_sort |
Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância |
author |
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto |
author_facet |
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Brandão, Gláucio Bezerra |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Dillmann |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Correa, Edgard de Faria |
contributor_str_mv |
Correa, Edgard de Faria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
topic |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Metodologia Inovação Construtivismo Brainstorming Mediação Educação a distância Pensamento lateral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Inovação Construtivismo Brainstorming Mediação Educação a distância Pensamento lateral |
description |
Este projeto trata-se de uma proposta de metodologia de aprendizagem para cursos a distância, onde o professor e o aluno estão no centro do processo, que está fundamentado numa ação de inovação, dentro de um cenário pautado nas bases conceituais da Teoria da Solução Inventiva de Problemas ou TRIZ, da teoria sociointeracionista, Pensamento Lateral e da Aprendizagem Baseada em Problemas. A ideia é que esta metodologia seja aplicada exclusivamente aos cursos de EaD autoinstrucionais ou não, ou seja, com a presença de um docente ou não. Todo curso a distância é planejado por uma equipe multidisciplinar que é composta por diferentes profissionais, envolvidos na produção de um curso do início ao fim, passando inclusive pelo planejamento das estratégias educacionais. Logo, a equipe multidisciplinar ocupa o lugar de professor nos cursos autoinstrucionais. Essa proposta surgiu após uma análise de algumas metodologias atuais, aprendizagem baseado em problemas, gamificação, storytelling e a abordagem design thinking. Este estudo mostrou que nenhumas destas apresenta uma estrutura como a proposta neste projeto, além de não trabalharem a inovação como um item de alto potencial no processo educativo. Como forma de entender essa proposta na prática e saber erros e acertos, foi desenvolvido um curso teste gratuito e a distância que foi estruturado com a metodologia criada neste trabalho, aplicado dentro da Midiar Design Educacional. Os participantes participaram de uma pesquisa ao final do curso, que contribui para entender se as ferramentas criadas a partir da metodologia funcionaram dentro do previsto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-27T21:33:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-27T21:33:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto. Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância. 2018. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto. Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância. 2018. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/1/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/2/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/3/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
182c766404d2752b4f35a51067859b63 37b641b482b41fb2428f5490f6d01a8e 245c4a3237f885aaa70bb889c83a9984 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117513797959680 |