Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054
Resumo: Este projeto trata-se de uma proposta de metodologia de aprendizagem para cursos a distância, onde o professor e o aluno estão no centro do processo, que está fundamentado numa ação de inovação, dentro de um cenário pautado nas bases conceituais da Teoria da Solução Inventiva de Problemas ou TRIZ, da teoria sociointeracionista, Pensamento Lateral e da Aprendizagem Baseada em Problemas. A ideia é que esta metodologia seja aplicada exclusivamente aos cursos de EaD autoinstrucionais ou não, ou seja, com a presença de um docente ou não. Todo curso a distância é planejado por uma equipe multidisciplinar que é composta por diferentes profissionais, envolvidos na produção de um curso do início ao fim, passando inclusive pelo planejamento das estratégias educacionais. Logo, a equipe multidisciplinar ocupa o lugar de professor nos cursos autoinstrucionais. Essa proposta surgiu após uma análise de algumas metodologias atuais, aprendizagem baseado em problemas, gamificação, storytelling e a abordagem design thinking. Este estudo mostrou que nenhumas destas apresenta uma estrutura como a proposta neste projeto, além de não trabalharem a inovação como um item de alto potencial no processo educativo. Como forma de entender essa proposta na prática e saber erros e acertos, foi desenvolvido um curso teste gratuito e a distância que foi estruturado com a metodologia criada neste trabalho, aplicado dentro da Midiar Design Educacional. Os participantes participaram de uma pesquisa ao final do curso, que contribui para entender se as ferramentas criadas a partir da metodologia funcionaram dentro do previsto.
id UFRN_e1ea9c050dc17c072795e38bf44fefb6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28054
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ribeiro, Andréia Marcelino ErnestoBrandão, Gláucio BezerraNunes, Isabel DillmannRibeiro, Cláudia Maria Fernandes AraújoCorrea, Edgard de Faria2019-11-27T21:33:16Z2019-11-27T21:33:16Z2018-09-27RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto. Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância. 2018. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054Este projeto trata-se de uma proposta de metodologia de aprendizagem para cursos a distância, onde o professor e o aluno estão no centro do processo, que está fundamentado numa ação de inovação, dentro de um cenário pautado nas bases conceituais da Teoria da Solução Inventiva de Problemas ou TRIZ, da teoria sociointeracionista, Pensamento Lateral e da Aprendizagem Baseada em Problemas. A ideia é que esta metodologia seja aplicada exclusivamente aos cursos de EaD autoinstrucionais ou não, ou seja, com a presença de um docente ou não. Todo curso a distância é planejado por uma equipe multidisciplinar que é composta por diferentes profissionais, envolvidos na produção de um curso do início ao fim, passando inclusive pelo planejamento das estratégias educacionais. Logo, a equipe multidisciplinar ocupa o lugar de professor nos cursos autoinstrucionais. Essa proposta surgiu após uma análise de algumas metodologias atuais, aprendizagem baseado em problemas, gamificação, storytelling e a abordagem design thinking. Este estudo mostrou que nenhumas destas apresenta uma estrutura como a proposta neste projeto, além de não trabalharem a inovação como um item de alto potencial no processo educativo. Como forma de entender essa proposta na prática e saber erros e acertos, foi desenvolvido um curso teste gratuito e a distância que foi estruturado com a metodologia criada neste trabalho, aplicado dentro da Midiar Design Educacional. Os participantes participaram de uma pesquisa ao final do curso, que contribui para entender se as ferramentas criadas a partir da metodologia funcionaram dentro do previsto.This project is a proposal for a learning methodology for distance courses where the teacher and the student are at the center of the process, which is based on an innovation action, within a scenario based on the conceptual bases of Inventive Solution Theory of Problems or TRIZ, the socio-interactionist theory, Lateral Thinking and the Problem Based Learning. The idea is that this methodology is applied exclusively in the self-instructional EaD courses or not, that is, with the presence of a teacher or not. A multidisciplinary team composed by different professionals, involved in the production of a course from beginning to end, including the planning of educational strategies, plans each distance course. Therefore, the multidisciplinary team occupies the place of teacher in the self-instructional courses. This proposal came after an analysis of some current methodologies, problem-based learning, gamification, storytelling, and the design thinking approach. This study showed that none of these presents a structure as proposed in this project. In addition, they do not working innovation as a high potential item in the educational process. As a way of understanding this proposal in practice and knowing errors and successes, a free and distance test course was developed that was structured with the methodology created in this work, applied within the Midiar Designer Educacional. The participants participated in a research at the end of the course that helps to understand if the tools, created from the methodology, worked within the expected.CNPQ::OUTROS::CIENCIASMetodologiaInovaçãoConstrutivismoBrainstormingMediaçãoEducação a distânciaPensamento lateralProposta metodológica midiar de ensino para a educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdfapplication/pdf5320710https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/1/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf182c766404d2752b4f35a51067859b63MD51TEXTPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txtPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain75743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/2/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txt37b641b482b41fb2428f5490f6d01a8eMD52THUMBNAILPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpgPropostametodológicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/3/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpg245c4a3237f885aaa70bb889c83a9984MD53123456789/280542019-12-01 02:30:03.082oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
title Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
spellingShingle Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Metodologia
Inovação
Construtivismo
Brainstorming
Mediação
Educação a distância
Pensamento lateral
title_short Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
title_full Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
title_fullStr Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
title_full_unstemmed Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
title_sort Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância
author Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
author_facet Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Brandão, Gláucio Bezerra
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andréia Marcelino Ernesto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Correa, Edgard de Faria
contributor_str_mv Correa, Edgard de Faria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Metodologia
Inovação
Construtivismo
Brainstorming
Mediação
Educação a distância
Pensamento lateral
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Inovação
Construtivismo
Brainstorming
Mediação
Educação a distância
Pensamento lateral
description Este projeto trata-se de uma proposta de metodologia de aprendizagem para cursos a distância, onde o professor e o aluno estão no centro do processo, que está fundamentado numa ação de inovação, dentro de um cenário pautado nas bases conceituais da Teoria da Solução Inventiva de Problemas ou TRIZ, da teoria sociointeracionista, Pensamento Lateral e da Aprendizagem Baseada em Problemas. A ideia é que esta metodologia seja aplicada exclusivamente aos cursos de EaD autoinstrucionais ou não, ou seja, com a presença de um docente ou não. Todo curso a distância é planejado por uma equipe multidisciplinar que é composta por diferentes profissionais, envolvidos na produção de um curso do início ao fim, passando inclusive pelo planejamento das estratégias educacionais. Logo, a equipe multidisciplinar ocupa o lugar de professor nos cursos autoinstrucionais. Essa proposta surgiu após uma análise de algumas metodologias atuais, aprendizagem baseado em problemas, gamificação, storytelling e a abordagem design thinking. Este estudo mostrou que nenhumas destas apresenta uma estrutura como a proposta neste projeto, além de não trabalharem a inovação como um item de alto potencial no processo educativo. Como forma de entender essa proposta na prática e saber erros e acertos, foi desenvolvido um curso teste gratuito e a distância que foi estruturado com a metodologia criada neste trabalho, aplicado dentro da Midiar Design Educacional. Os participantes participaram de uma pesquisa ao final do curso, que contribui para entender se as ferramentas criadas a partir da metodologia funcionaram dentro do previsto.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-27T21:33:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-27T21:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto. Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância. 2018. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054
identifier_str_mv RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto. Proposta metodológica midiar de ensino para a educação a distância. 2018. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/1/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/2/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28054/3/Propostametodol%c3%b3gicamidiar_Ribeiro_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 182c766404d2752b4f35a51067859b63
37b641b482b41fb2428f5490f6d01a8e
245c4a3237f885aaa70bb889c83a9984
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117513797959680