A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Andreia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23561
Resumo: A renovação da educação científica dos estudantes na escola do século XXI exige dos professores um perfil adequado à inovação pedagógica, com conhecimentos e competências necessários para a formação e o desenvolvimento dos estudantes. E, para isso, implica para o docente em Química, aprender ciências, isso é, entender as principais ideias produzidas pela ciência; aprender sobre as ciências, isso é, entender aspectos importantes de História, Filosofia e Metodologia das Ciências e aprender a fazer ciências, isso é, tornar-se capaz de participar de atividades que conduzam à elaboração de conhecimento científico, sabendo que a modelagem científica desempenha um papel fundamental na construção e no avanço desse conhecimento. Diversos estudos, tanto de cunho nacional, como internacional têm apontado à relevância da aprendizagem desse conhecimento científico. Nesta pesquisa, assume-se a Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, em especial, o papel da orientação. Esta investigação foi realizada com o objetivo de identificar e caracterizar o conhecimento profissional disciplinar que integra a Base Orientadora da Ação de modelagem científica em Ciências de 58 licenciandos em Química da UFRN, no sentido de determinar se os anos de formação fazem diferença na apropriação desse conhecimento disciplinar. O estudo de natureza exploratória usou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a prova pedagógica e foram feitas análises comparativas com o conteúdo do EBOCA de modelagem científica, como invariante da ação, determinado na pesquisa. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam fragilidades, e não mostraram diferenças expressivas nas respostas dos 58 licenciandos de períodos diferentes e divididos entre os grupos I e II, quanto à compreensão de maneira adequada sobre a modelagem científica e seu processo de construção, segundo o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação, definido na pesquisa, o que inclui o conhecimento sobre os modelos científicos. Como sugestão, a partir dos resultados desta pesquisa, aponta-se necessidade de que diferentes disciplinas, ao longo da formação inicial, possam ser contempladas com conteúdos que mobilizem discussões vinculadas à natureza do conhecimento disciplinar sobre os modelos e modelagem científica.
id UFRN_e375f2ae3bb55d15e775b953e04c8ff1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23561
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Andrade, Maria Andreia dehttp://lattes.cnpq.br/3848039911084901Lima, Analice de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/2273105974559580Ramalho, Betania Leitehttp://lattes.cnpq.br/1326690619078211Silva, Marcia Gorette Lima dahttp://lattes.cnpq.br/6965522706601294Oliveira, Marcus Vinicius de Fariahttp://lattes.cnpq.br/4799917179470099Nunez, Isauro Beltran2017-07-10T11:19:37Z2017-07-10T11:19:37Z2017-03-03ANDRADE, Maria Andreia de. A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino. 2017. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23561A renovação da educação científica dos estudantes na escola do século XXI exige dos professores um perfil adequado à inovação pedagógica, com conhecimentos e competências necessários para a formação e o desenvolvimento dos estudantes. E, para isso, implica para o docente em Química, aprender ciências, isso é, entender as principais ideias produzidas pela ciência; aprender sobre as ciências, isso é, entender aspectos importantes de História, Filosofia e Metodologia das Ciências e aprender a fazer ciências, isso é, tornar-se capaz de participar de atividades que conduzam à elaboração de conhecimento científico, sabendo que a modelagem científica desempenha um papel fundamental na construção e no avanço desse conhecimento. Diversos estudos, tanto de cunho nacional, como internacional têm apontado à relevância da aprendizagem desse conhecimento científico. Nesta pesquisa, assume-se a Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, em especial, o papel da orientação. Esta investigação foi realizada com o objetivo de identificar e caracterizar o conhecimento profissional disciplinar que integra a Base Orientadora da Ação de modelagem científica em Ciências de 58 licenciandos em Química da UFRN, no sentido de determinar se os anos de formação fazem diferença na apropriação desse conhecimento disciplinar. O estudo de natureza exploratória usou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a prova pedagógica e foram feitas análises comparativas com o conteúdo do EBOCA de modelagem científica, como invariante da ação, determinado na pesquisa. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam fragilidades, e não mostraram diferenças expressivas nas respostas dos 58 licenciandos de períodos diferentes e divididos entre os grupos I e II, quanto à compreensão de maneira adequada sobre a modelagem científica e seu processo de construção, segundo o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação, definido na pesquisa, o que inclui o conhecimento sobre os modelos científicos. Como sugestão, a partir dos resultados desta pesquisa, aponta-se necessidade de que diferentes disciplinas, ao longo da formação inicial, possam ser contempladas com conteúdos que mobilizem discussões vinculadas à natureza do conhecimento disciplinar sobre os modelos e modelagem científica.The renewal of scientific education of students in the 21st century school requires teachers to have an adequate profile for pedagogical innovation with the knowledge and skills necessary for the training and development of students. And for this, it implies for the professor in Chemistry, to learn sciences, that is, to understand the main ideas produced by science; To learn about the sciences, that is, to understand important aspects of History, Philosophy and Methodology of Sciences and to learn to make sciences, that is, to be able to participate in activities that lead to the elaboration of scientific knowledge, knowing that scientific modeling plays A key role in building and advancing this knowledge. Several studies, both nationally and internationally, have pointed to the relevance of the learning of this scientific knowledge. In this research, we assume the Theory of Formation Planned by Stages of Mental Actions and Concepts of P. Ya. Galperin, in particular, the role of guidance. This research was carried out with the objective of identifying and characterizing the professional disciplinary knowledge that integrates the Guidance Base of the Scientific Modeling in Science of 58 Chemistry graduates of UFRN, in order to determine if the years of formation make a difference in the appropriation of this knowledge disciplinary. The exploratory study used as data collection instruments the questionnaire and the pedagogical test and comparative analyzes were made with the content of the scientific modeling EBOCA, as an invariant of the action, determined in the research. Responses were treated according to the Content Analysis and descriptive statistics. The results point to weaknesses, and did not show significant differences in the responses of the graduates between groups I and II, regarding the adequate understanding of the scientific modeling and its construction process, according to the Complete Guideline for Action, defined in the research , Which includes knowledge about scientific models. As a suggestion, from the results of this research, it is pointed out that different disciplines, along the initial formation, can be contemplated with contents that mobilize discussions related to the nature of the disciplinary knowledge about the models and scientific modeling.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConhecimento disciplinarFormação inicialModelagem científicaEBOCAGalperinA base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdfMariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdfapplication/pdf1757164https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23561/1/MariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdfe57aba022a9f5fbe30b1cbbeb4a7a44cMD51TEXTMariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.txtMariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain476918https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23561/4/MariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.txt64fafb89a1a727178a51a5dc002e8760MD54THUMBNAILMariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.jpgMariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3460https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23561/5/MariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.jpg15f846c49cff33e8ceb2656f3a363925MD55123456789/235612017-11-05 00:03:09.049oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:03:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
title A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
spellingShingle A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
Andrade, Maria Andreia de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Conhecimento disciplinar
Formação inicial
Modelagem científica
EBOCA
Galperin
title_short A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
title_full A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
title_fullStr A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
title_full_unstemmed A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
title_sort A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino
author Andrade, Maria Andreia de
author_facet Andrade, Maria Andreia de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3848039911084901
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Analice de Almeida
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2273105974559580
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ramalho, Betania Leite
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1326690619078211
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Marcia Gorette Lima da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6965522706601294
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Marcus Vinicius de Faria
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4799917179470099
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria Andreia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunez, Isauro Beltran
contributor_str_mv Nunez, Isauro Beltran
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Conhecimento disciplinar
Formação inicial
Modelagem científica
EBOCA
Galperin
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento disciplinar
Formação inicial
Modelagem científica
EBOCA
Galperin
description A renovação da educação científica dos estudantes na escola do século XXI exige dos professores um perfil adequado à inovação pedagógica, com conhecimentos e competências necessários para a formação e o desenvolvimento dos estudantes. E, para isso, implica para o docente em Química, aprender ciências, isso é, entender as principais ideias produzidas pela ciência; aprender sobre as ciências, isso é, entender aspectos importantes de História, Filosofia e Metodologia das Ciências e aprender a fazer ciências, isso é, tornar-se capaz de participar de atividades que conduzam à elaboração de conhecimento científico, sabendo que a modelagem científica desempenha um papel fundamental na construção e no avanço desse conhecimento. Diversos estudos, tanto de cunho nacional, como internacional têm apontado à relevância da aprendizagem desse conhecimento científico. Nesta pesquisa, assume-se a Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, em especial, o papel da orientação. Esta investigação foi realizada com o objetivo de identificar e caracterizar o conhecimento profissional disciplinar que integra a Base Orientadora da Ação de modelagem científica em Ciências de 58 licenciandos em Química da UFRN, no sentido de determinar se os anos de formação fazem diferença na apropriação desse conhecimento disciplinar. O estudo de natureza exploratória usou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a prova pedagógica e foram feitas análises comparativas com o conteúdo do EBOCA de modelagem científica, como invariante da ação, determinado na pesquisa. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam fragilidades, e não mostraram diferenças expressivas nas respostas dos 58 licenciandos de períodos diferentes e divididos entre os grupos I e II, quanto à compreensão de maneira adequada sobre a modelagem científica e seu processo de construção, segundo o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação, definido na pesquisa, o que inclui o conhecimento sobre os modelos científicos. Como sugestão, a partir dos resultados desta pesquisa, aponta-se necessidade de que diferentes disciplinas, ao longo da formação inicial, possam ser contempladas com conteúdos que mobilizem discussões vinculadas à natureza do conhecimento disciplinar sobre os modelos e modelagem científica.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-10T11:19:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-10T11:19:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Maria Andreia de. A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino. 2017. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23561
identifier_str_mv ANDRADE, Maria Andreia de. A base orientadora da ação em modelagem científica de licenciandos em química: um conhecimento disciplinar profissional para o ensino. 2017. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23561/1/MariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23561/4/MariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23561/5/MariaAndreiaDeAndrade_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e57aba022a9f5fbe30b1cbbeb4a7a44c
64fafb89a1a727178a51a5dc002e8760
15f846c49cff33e8ceb2656f3a363925
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832651513626624