A ação docente: desvelando o currículo na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Jenaice Israel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24769
Resumo: A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos que a ação docente no campo da EJA face às diferenças do alunado está basicamente ligada ao habitus presente em cada sujeito que compõe o corpo docente, compreendido ainda como um conjunto de estruturas objetivas interiorizadas ao longo da trajetória desse sujeito, adquiridos tanto de maneira coletiva quanto individual, cumprindo o papel de orientar as referidas ações que por sua vez delineia o currículo da sala de aula da modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professoras de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos ainda na teorização crítica e pós-crítica de currículo, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer dos/as docentes, formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do/a professor/a, sobretudo, daquele que atua com pessoas jovens e adultas. Esta discussão se entrelaça ainda aos estudos de Josso (2010).
id UFRN_e3cacaadabe179fb9e4dbee5050f9c5e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24769
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferro, Jenaice IsraelSampaio, Marisa NarcizoAndrade, Erika dos Reis GusmãoSilva, Rosalia de Fátima ePaiva, JaneFreitas, Marinaide Lima de QueirozNakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi2018-02-20T19:03:49Z2018-02-20T19:03:49Z2015-06-29FERRO, Jenaice Israel. A ação docente: desvelando o currículo na EJA. 2015. 182f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24769A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos que a ação docente no campo da EJA face às diferenças do alunado está basicamente ligada ao habitus presente em cada sujeito que compõe o corpo docente, compreendido ainda como um conjunto de estruturas objetivas interiorizadas ao longo da trajetória desse sujeito, adquiridos tanto de maneira coletiva quanto individual, cumprindo o papel de orientar as referidas ações que por sua vez delineia o currículo da sala de aula da modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professoras de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos ainda na teorização crítica e pós-crítica de currículo, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer dos/as docentes, formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do/a professor/a, sobretudo, daquele que atua com pessoas jovens e adultas. Esta discussão se entrelaça ainda aos estudos de Josso (2010).The present thesis had the teaching action object and its relationship with the socio-cultural differences of students how to influence the curriculum of the EJA. We seek to examine how teacher face action to these differences and the curriculum that has been outlined in the EJA classroom from this action. To this end, we argue that the teaching action in the field of Adult and youth education in view of the differences of students is basically linked to the habitus present in each subject that comprises faculty, understood as a set of internalized objective structures along the trajectory of this subject, acquired both collectively as individually, fulfilling the role of guiding these actions that in turn delineates the classroom curriculum. In this sense, we performed a case study complemented by educational Ethography. For the development of research, participated in 03 (three) teachers of three classes of EJA mode of a public school in the city of Alagoas - AL Star. construction procedures corpora use participant observation, interviews, document analysis and questionnaire, and how the registry technical field journal and writer. With regard to the systematization, organization and analysis, in the Orient from the principles of content analysis, interpretation and entering the sensitive listener. To this end we seek studies in Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) and Geertz (2012). We support still in critical theorizing and pós-crítica of curriculum, considering the principles of democratization, Exchange, cultural diversity, multiculturalism, and human rights, endorsing us basically in Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira and Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura and Freitas (2011). The research from the teaching action reveals the curriculum that has been outlined in the classroom of the EJA, linear type, conteudista, and swinging, pointing to the need of teaching actions based mode using dialog circles for cultural diversity, based on multiculturalism, which requires of teachers, with a view to training – training research , and reflection of both aspects that underpin their actions teachers, as the theme of cultural diversity in the contemporary world, contributing to the changing attitudes of teacher, above all, one that works with young people and adults. This thread entwines the Josso studies (2010).porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEJAAção docenteDiferenças socioculturaisMulticulturalismoCurrículoA ação docente: desvelando o currículo na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txtJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain403620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/2/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txtd5e6b6c1afa049387d3d9dea022c0f61MD52AçãoDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.txtAçãoDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain403575https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/4/A%c3%a7%c3%a3oDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.txtc9b86e0f20357ed21f790c39768fe3beMD54THUMBNAILJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpgJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7903https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/3/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpg633ea73a3cee22ae8095e584ed660630MD53AçãoDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.jpgAçãoDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/5/A%c3%a7%c3%a3oDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.jpg762d20efb22c837f61479dee65f4b317MD55TEXTJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txtJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain403620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/2/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txtd5e6b6c1afa049387d3d9dea022c0f61MD52THUMBNAILJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpgJenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7903https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/3/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpg633ea73a3cee22ae8095e584ed660630MD53ORIGINALAçãoDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdfAçãoDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdfapplication/pdf951396https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/1/A%c3%a7%c3%a3oDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf551a32f8c81c42136ba5352a519b57a6MD51123456789/247692019-06-16 02:22:32.649oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24769Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:22:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ação docente: desvelando o currículo na EJA
title A ação docente: desvelando o currículo na EJA
spellingShingle A ação docente: desvelando o currículo na EJA
Ferro, Jenaice Israel
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EJA
Ação docente
Diferenças socioculturais
Multiculturalismo
Currículo
title_short A ação docente: desvelando o currículo na EJA
title_full A ação docente: desvelando o currículo na EJA
title_fullStr A ação docente: desvelando o currículo na EJA
title_full_unstemmed A ação docente: desvelando o currículo na EJA
title_sort A ação docente: desvelando o currículo na EJA
author Ferro, Jenaice Israel
author_facet Ferro, Jenaice Israel
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sampaio, Marisa Narcizo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Paiva, Jane
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferro, Jenaice Israel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EJA
Ação docente
Diferenças socioculturais
Multiculturalismo
Currículo
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Ação docente
Diferenças socioculturais
Multiculturalismo
Currículo
description A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos que a ação docente no campo da EJA face às diferenças do alunado está basicamente ligada ao habitus presente em cada sujeito que compõe o corpo docente, compreendido ainda como um conjunto de estruturas objetivas interiorizadas ao longo da trajetória desse sujeito, adquiridos tanto de maneira coletiva quanto individual, cumprindo o papel de orientar as referidas ações que por sua vez delineia o currículo da sala de aula da modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professoras de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos ainda na teorização crítica e pós-crítica de currículo, tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer dos/as docentes, formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do/a professor/a, sobretudo, daquele que atua com pessoas jovens e adultas. Esta discussão se entrelaça ainda aos estudos de Josso (2010).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T19:03:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-20T19:03:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERRO, Jenaice Israel. A ação docente: desvelando o currículo na EJA. 2015. 182f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24769
identifier_str_mv FERRO, Jenaice Israel. A ação docente: desvelando o currículo na EJA. 2015. 182f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/2/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/4/A%c3%a7%c3%a3oDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/3/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/5/A%c3%a7%c3%a3oDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/2/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/3/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24769/1/A%c3%a7%c3%a3oDocenteDesvelando_Ferro_2015.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d5e6b6c1afa049387d3d9dea022c0f61
c9b86e0f20357ed21f790c39768fe3be
633ea73a3cee22ae8095e584ed660630
762d20efb22c837f61479dee65f4b317
d5e6b6c1afa049387d3d9dea022c0f61
633ea73a3cee22ae8095e584ed660630
551a32f8c81c42136ba5352a519b57a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117762495021056