Recomendações e lições aprendidas a partir da adoção da Educação Interprofissional na Residência Multiprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rafael Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31847
Resumo: INTRODUÇÃO: A residência na área da saúde caracteriza-se como um curso de pósgraduação lato sensu. A área médica foi pioneira na oferta deste tipo de especialização, e seu bom funcionamento serviu de modelo para expandir-se em outras áreas da saúde. Neste sentido, observa-se uma tradição uniprofissional na estruturação curricular das residências multiprofissionais em saúde onde, mesmo com a regulamentação para o exercício de treze categorias, as iniciativas interprofissionais acontecem de forma parcial não explorando todo seu potencial e aplicabilidade. OBJETIVOS: Analisar o processo de adoção da educação interprofissional em saúde na residência multiprofissional em saúde na perspectiva dos residentes e docentes. Os objetivos específicos foram: discutir os pontos fortes e fragilidades das metodologias de adoção da educação interprofissional na RMS na perspectiva dos residentes e docentes; identificar as lições aprendidas para o fortalecimento da educação interprofissional na RMS; discutir as recomendações para o fortalecimento da EIP na RMS; e identificar necessidades e desafios relacionados ao desenvolvimento docente para a EIP no contexto da RMS. METODOLOGIA: Partindo do problema e propósitos, trata-se um estudo de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. O estudo foi desenvolvido com as turmas de residência multiprofissional em saúde na sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas localizado no município de Caicó/RN, unidade integrativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O estudo contou com a participação dos residentes e docentes efetivos participantes de ambos programas de residência. Os dados da pesquisa foram coletados mediante entrevistas não estruturadas aplicadas aos docentes e grupos focais que foram realizados com os residentes de ambos os programas profissionais da residência multiprofissional. Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico de Bardin, onde foi utilizada a análise de conteúdo, com posterior construção de categorias. A técnica de análise de conteúdo pressupõe algumas etapas, definidas por Bardin como: préanálise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. RESULTADOS: As principais aprendizagens mencionadas foram: fortalecimento do processo de formação na perspectiva interprofissional e colaborativa, desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, ampliação da compreensão do usuário, e suas necessidades, como centro do processo de produção dos serviços de saúde. As recomendações mais relevantes foram: desenvolvimento docente para o alinhamento aos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional na residência multiprofissional em saúde e realização de discussões em grupo entre os residentes para compartilhamento das aprendizagens e construção coletiva do conhecimento.
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Neste sentido, observa-se uma tradição uniprofissional na estruturação curricular das residências multiprofissionais em saúde onde, mesmo com a regulamentação para o exercício de treze categorias, as iniciativas interprofissionais acontecem de forma parcial não explorando todo seu potencial e aplicabilidade. OBJETIVOS: Analisar o processo de adoção da educação interprofissional em saúde na residência multiprofissional em saúde na perspectiva dos residentes e docentes. Os objetivos específicos foram: discutir os pontos fortes e fragilidades das metodologias de adoção da educação interprofissional na RMS na perspectiva dos residentes e docentes; identificar as lições aprendidas para o fortalecimento da educação interprofissional na RMS; discutir as recomendações para o fortalecimento da EIP na RMS; e identificar necessidades e desafios relacionados ao desenvolvimento docente para a EIP no contexto da RMS. METODOLOGIA: Partindo do problema e propósitos, trata-se um estudo de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. O estudo foi desenvolvido com as turmas de residência multiprofissional em saúde na sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas localizado no município de Caicó/RN, unidade integrativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O estudo contou com a participação dos residentes e docentes efetivos participantes de ambos programas de residência. Os dados da pesquisa foram coletados mediante entrevistas não estruturadas aplicadas aos docentes e grupos focais que foram realizados com os residentes de ambos os programas profissionais da residência multiprofissional. Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico de Bardin, onde foi utilizada a análise de conteúdo, com posterior construção de categorias. A técnica de análise de conteúdo pressupõe algumas etapas, definidas por Bardin como: préanálise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. RESULTADOS: As principais aprendizagens mencionadas foram: fortalecimento do processo de formação na perspectiva interprofissional e colaborativa, desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, ampliação da compreensão do usuário, e suas necessidades, como centro do processo de produção dos serviços de saúde. As recomendações mais relevantes foram: desenvolvimento docente para o alinhamento aos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional na residência multiprofissional em saúde e realização de discussões em grupo entre os residentes para compartilhamento das aprendizagens e construção coletiva do conhecimento.INTRODUCTION: The residency in the health area is characterized as a lato sensu postgraduate course. The medical field was a pioneer in offering this type of specialization, and its good functioning served as a model to expand in other areas of health. In this sense, there is a uniprofessional tradition in the curricular structuring of multiprofessional residences in health where, even with the regulation for the exercise of thirteen categories, interprofessional initiatives happen in a partial way, not exploring all their potential and applicability. OBJECTIVES: To analyze the process of adopting interprofessional health education in the multiprofessional health residency from the perspective of residents and teachers. The specific objectives were: to discuss the strengths and weaknesses of the methodologies for adopting interprofessional education in RMS from the perspective of residents and teachers; to identify the lessons learned to strengthen interprofessional education in the RMS; discuss recommendations for strengthening IPE in the RMS; and identify needs and challenges related to teacher development for IPE in the context of the RMS. METHODOLOGY: Based on the problem and purposes, this is a study with a qualitative approach and a descriptive-exploratory character. The study was developed with the multiprofessional residency classes in health at the headquarters of the Multicampi School of Medical Sciences located in the municipality of Caicó / RN, an integrative unit of the State University of Rio Grande do Norte. The study counted on the participation of residents and permanent teachers participating in both residency programs. The research data were collected through unstructured interviews applied to teachers and focus groups that were conducted with residents of both professional programs of the multiprofessional residency. The collected data were analyzed using the theoretical framework of Bardin, where content analysis was used, with subsequent construction of categories. The content analysis technique presupposes some steps, defined by Bardin as: pre-analysis; exploration of the material or coding; treatment of the results obtained, inference and interpretation. RESULTS: The main learnings mentioned were: strengthening the training process from an interprofessional and collaborative perspective, developing collaborative skills for effective teamwork, expanding the user's understanding, and their needs, as the center of the health services production process. The most relevant recommendations were: teacher development to align with the theoretical-conceptual and methodological frameworks of interprofessional education in the multiprofessional health residency and group discussions among residents to share learning and collective knowledge construction.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilEducação interprofissionalRelações interprofissionaisAprendizagem ativaEducação superiorRecomendações e lições aprendidas a partir da adoção da Educação Interprofissional na Residência Multiprofissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRecomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdfapplication/pdf1865940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31847/1/Recomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdffeff946958c7d882f5df66647d1e26b0MD51TEXTRecomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdf.txtRecomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain116771https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31847/2/Recomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdf.txta89285c8c12b9be34438d99e0cafa3dcMD52THUMBNAILRecomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdf.jpgRecomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31847/3/Recomendacoeslicoesaprendidas_Dias_2020.pdf.jpged827321e2612524c2097cc39cfa32eeMD53123456789/318472021-03-14 05:49:15.544oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31847Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:49:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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