Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogata,Márcia Niituma
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Jaqueline Alcantara Marcelino da, Peduzzi,Marina, Costa,Marcelo Viana, Fortuna,Cinira Magali, Feliciano,Adriana Barbieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100600
Resumo: RESUMO Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.
id USP-24_b26bfb48ed6864cfa20fc61cbc09b111
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342021000100600
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúdeEducação em SaúdeEngajamento no TrabalhoRelações InterprofissionaisEducação InterprofissionalRESUMO Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100600Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2020018903733info:eu-repo/semantics/openAccessOgata,Márcia NiitumaSilva,Jaqueline Alcantara Marcelino daPeduzzi,MarinaCosta,Marcelo VianaFortuna,Cinira MagaliFeliciano,Adriana Barbieripor2021-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342021000100600Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-06-02T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
spellingShingle Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
Ogata,Márcia Niituma
Educação em Saúde
Engajamento no Trabalho
Relações Interprofissionais
Educação Interprofissional
title_short Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_full Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_fullStr Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_full_unstemmed Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
title_sort Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde
author Ogata,Márcia Niituma
author_facet Ogata,Márcia Niituma
Silva,Jaqueline Alcantara Marcelino da
Peduzzi,Marina
Costa,Marcelo Viana
Fortuna,Cinira Magali
Feliciano,Adriana Barbieri
author_role author
author2 Silva,Jaqueline Alcantara Marcelino da
Peduzzi,Marina
Costa,Marcelo Viana
Fortuna,Cinira Magali
Feliciano,Adriana Barbieri
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogata,Márcia Niituma
Silva,Jaqueline Alcantara Marcelino da
Peduzzi,Marina
Costa,Marcelo Viana
Fortuna,Cinira Magali
Feliciano,Adriana Barbieri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Engajamento no Trabalho
Relações Interprofissionais
Educação Interprofissional
topic Educação em Saúde
Engajamento no Trabalho
Relações Interprofissionais
Educação Interprofissional
description RESUMO Ensaio teórico de cunho reflexivo elaborado com base na literatura nacional e internacional, com o objetivo de analisar as interfaces e distinções histórico-conceituais entre Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde. No cenário internacional, ocorreram movimentos educacionais voltados para trabalhadores de saúde com destaque para os estímulos da Organização Pan-Americana de Saúde. No Brasil, ambas as propostas ressaltam o compromisso com a qualidade das práticas no Sistema Único de Saúde, centradas nas necessidades de saúde com enfoques que se aproximam. A Educação Permanente em Saúde, comprometida com a formação no trabalho para a transformação do processo de trabalho, tem em vista o cuidado integral e a Educação Interprofissional em Saúde com o aprendizado interativo compartilhado de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe, orientado pela colaboração interprofissional. Ambas visam à qualificação das práticas de saúde por meio da educação de trabalhadores em coletivos, mas é fundamental a distinção dos referenciais teórico-conceituais e metodológicos que as sustentam.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100600
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1980-220x2020018903733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936541539926016