Evasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN: perfil e trajetória acadêmica dos estudantes evadidos e a sua relação com os processos seletivos (Vestibular e SiSU)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniele da Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47014
Resumo: As mudanças ocorridas na sociedade a partir da segunda metade do século XX vêm demandando diversas transformações nos campos social, econômico e político. Em decorrência da globalização e do desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação, a sociedade atual, “denominada sociedade do conhecimento”, passou a exigir uma nova geração de trabalhadores com novos padrões de competência, havendo necessidade de transformações no sistema de ensino superior. As políticas neoliberais para a educação, implementadas no Brasil desde a década 1990, com foco na redução dos recursos para a educação priorizaram a expansão em instituições privadas e diversificadas, o que proporcionou a massificação do ensino superior, tranzendo diversos problemas, entre os quais o aumento no índice de evasão e o prolongamento da permanência no curso. Esses problemas vêm se agravando a partir dos anos 2000, devido à mudança do processo seletivo para ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, para flexibilizarem o ingresso na educação superior, as políticas educacionais brasileiras diversificaram as formas de ingresso, incluindo o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que veio substituir o processo de ingresso nas IFES a partir de 2010, passando a utilizar o mecanismo de ajustamento de vagas nos cursos de graduação. O objetivo geral da Tese foi analisar as mudanças ocorridas no perfil e na trajetória dos estudantes evadidos do curso de Ciências Contábeis, estabelecendo relação com a forma de ingresso na UFRN, vestibular (2013.1) e ENEM/SiSU (2013.2). O referencial teórico-metodológico utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos e técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a análise documental e a aplicação de questionários a todos os evadidos do Curso de Ciências Contábeis da UFRN que ingressaram em 2013. Para complementar as informações, foram utilizadas entrevistas com uma amostra não probabilística composta por estudantes evadidos ingressantes pelos dois processos seletivos. Para análises dos dados, foram elaboradas séries históricas utilizando-se de dados quantitativos e análise de conteúdo para uma melhor compreensão das entrevistas dos sujeitos. Constatamos que a quantidade de estudantes evadidos no período do processo seletivo vestibular (2013.1) foi de 28 estudantes, enquanto no período do processo seletivo ENEM/SiSU (2013.2) foi de 51 estudantes, resultando num aumento de 82,14% quando comparados os dois períodos. Houve também uma alteração no perfil dos evadidos, que apresentou um aumento no percentual de alunos solteiros, bem como um aumento considerável de evadidos do gênero feminino. Outra característica a ser ressaltada na mudança do processo é que os evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU, já eram graduados ou já eram alunos de outros cursos quando ingressaram no curso de Ciências Contábeis na UFRN. No que se refere ao ENEM/SiSU, a mobilidade passou a ser um fator que vem contribuindo com a evasão. Ocorreu um acréscimo no percentual de evadidos, tanto entre os cotistas, quanto entre os de ampla concorrência, influenciado pelo próprio contexto socioeconômico do estudante e pela nota obtida no ENEM. Ainda ficou evidente no estudo que os fatores que mais influenciaram na trajetória dos alunos evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU foram os problemas associados ao processo de ensino-aprendizagem, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, a não adaptação ao curso e a aspiração por outro curso, enquanto os motivos que mais influenciaram os evadidos ingressantes pelo vestibular foi a necessidade de trabalhar, tempo para conciliar estudo e trabalho, mobilidade, entre outros. Por fim conclui-se que há a necessidade de se rever a política de funcionamento do ENEM/SiSU, quanto à escolha do curso, garantindo uma melhor adequação entre os interesses dos alunos e a escolha da profissão.
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Em decorrência da globalização e do desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação, a sociedade atual, “denominada sociedade do conhecimento”, passou a exigir uma nova geração de trabalhadores com novos padrões de competência, havendo necessidade de transformações no sistema de ensino superior. As políticas neoliberais para a educação, implementadas no Brasil desde a década 1990, com foco na redução dos recursos para a educação priorizaram a expansão em instituições privadas e diversificadas, o que proporcionou a massificação do ensino superior, tranzendo diversos problemas, entre os quais o aumento no índice de evasão e o prolongamento da permanência no curso. Esses problemas vêm se agravando a partir dos anos 2000, devido à mudança do processo seletivo para ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, para flexibilizarem o ingresso na educação superior, as políticas educacionais brasileiras diversificaram as formas de ingresso, incluindo o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que veio substituir o processo de ingresso nas IFES a partir de 2010, passando a utilizar o mecanismo de ajustamento de vagas nos cursos de graduação. O objetivo geral da Tese foi analisar as mudanças ocorridas no perfil e na trajetória dos estudantes evadidos do curso de Ciências Contábeis, estabelecendo relação com a forma de ingresso na UFRN, vestibular (2013.1) e ENEM/SiSU (2013.2). O referencial teórico-metodológico utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos e técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a análise documental e a aplicação de questionários a todos os evadidos do Curso de Ciências Contábeis da UFRN que ingressaram em 2013. Para complementar as informações, foram utilizadas entrevistas com uma amostra não probabilística composta por estudantes evadidos ingressantes pelos dois processos seletivos. Para análises dos dados, foram elaboradas séries históricas utilizando-se de dados quantitativos e análise de conteúdo para uma melhor compreensão das entrevistas dos sujeitos. Constatamos que a quantidade de estudantes evadidos no período do processo seletivo vestibular (2013.1) foi de 28 estudantes, enquanto no período do processo seletivo ENEM/SiSU (2013.2) foi de 51 estudantes, resultando num aumento de 82,14% quando comparados os dois períodos. Houve também uma alteração no perfil dos evadidos, que apresentou um aumento no percentual de alunos solteiros, bem como um aumento considerável de evadidos do gênero feminino. Outra característica a ser ressaltada na mudança do processo é que os evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU, já eram graduados ou já eram alunos de outros cursos quando ingressaram no curso de Ciências Contábeis na UFRN. No que se refere ao ENEM/SiSU, a mobilidade passou a ser um fator que vem contribuindo com a evasão. Ocorreu um acréscimo no percentual de evadidos, tanto entre os cotistas, quanto entre os de ampla concorrência, influenciado pelo próprio contexto socioeconômico do estudante e pela nota obtida no ENEM. Ainda ficou evidente no estudo que os fatores que mais influenciaram na trajetória dos alunos evadidos que ingressaram pelo ENEM/SiSU foram os problemas associados ao processo de ensino-aprendizagem, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, a não adaptação ao curso e a aspiração por outro curso, enquanto os motivos que mais influenciaram os evadidos ingressantes pelo vestibular foi a necessidade de trabalhar, tempo para conciliar estudo e trabalho, mobilidade, entre outros. Por fim conclui-se que há a necessidade de se rever a política de funcionamento do ENEM/SiSU, quanto à escolha do curso, garantindo uma melhor adequação entre os interesses dos alunos e a escolha da profissão.The changes that have taken place in society since the second half of the 20th century have demanded several transformations in the social, economic and political fields. As a result of globalization and the development of communication and information technologies, today's society, "known as the knowledge society", began to demand a new generation of workers with new standards of competence, with the need for changes in the higher education system. The neoliberal policies for education, implemented in Brazil since the 1990s, focused on the reduction of resources for education, prioritized the expansion in private and diversified institutions, which provided the massification of higher education, bringing several problems, among which the increase in the dropout rate and the prolongation of stay in the course. These problems have been getting worse since the 2000s, due to the change in the selection process for admission to Higher Education Institutions (IES). In this context, in order to make admission to higher education more flexible, Brazilian educational policies have diversified the forms of admission, including the Unified Selection System (SiSU) which replaced the admission process in IFES from 2010, starting to use the adjustment of vacancies in undergraduate courses. The general objective of the thesis was to analyze the changes that occurred in the profile and trajectory of students who dropped out of the Accounting Sciences course, establishing a relationship with the form of admission to UFRN, vestibular (2013.1) and ENEM/SiSU (2013.2). The theoretical-methodological framework used a qualitative approach. As for the procedures and techniques of data collection, document analysis and the application of questionnaires were used to all dropouts from the Accounting Sciences Course at UFRN who entered in 2013. To complement the information, interviews were used with a non-probabilistic sample composed of dropout students entering the two selection processes. For data analysis, historical series were prepared using quantitative data and content analysis for a better understanding of the subjects' interviews. We found that the number of students who dropped out during the entrance examination period (2013.1) was 28 students, while during the ENEM/SiSU selection process (2013.2) it was 51 students, resulting in an increase of 82.14% when comparing the two periods. There was also a change in the profile of dropouts, which showed an increase in the percentage of single students, as well as a considerable increase in female dropouts. Another characteristic to be highlighted in the change in the process is that the dropouts who entered through ENEM/SiSU were already graduated or were already students of other courses when they entered the Accounting Sciences course at UFRN. With regard to ENEM/SiSU, mobility has become a factor that has contributed to dropout. There was an increase in the percentage of dropouts, both among quota students and among those with broad competition, influenced by the student's own socioeconomic context and by the grade obtained in the ENEM. It was also evident in the study that the factors that most influenced the trajectory of the dropout students who entered the ENEM/SiSU were the problems associated with the teaching-learning process, the pedagogical practices used by the teachers, the nonadaptation to the course and the aspiration for another course, while the reasons that most influenced the dropouts entering the entrance exam were the need to work, time to reconcile study and work, mobility, among others. Finally, it is concluded that there is a need to review the ENEM/SiSU operating policy, regarding the choice of course, ensuring a better fit between the students' interests and the choice of profession.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducação superiorProcesso seletivoVestibularENEM-SiSUEvasãoEvasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN: perfil e trajetória acadêmica dos estudantes evadidos e a sua relação com os processos seletivos (Vestibular e SiSU)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEvasaocursoCiencias_Carvalho_2022.pdfapplication/pdf4547611https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47014/1/EvasaocursoCiencias_Carvalho_2022.pdf6d75539c4bd65b9fe0685d25f075cd40MD51123456789/470142022-05-02 12:23:39.833oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47014Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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