A influência da comunicação com a sociedade sobre a imagem organizacional: o caso do IFRN-Campus Santa Cruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Jucélio Batista de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45302
Resumo: A dissertação analisa a influência da comunicação com a sociedade sobre a imagem organizacional, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mais precisamente do Campus Santa Cruz. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, que adotou o estudo de caso como estratégia metodológica. As interfaces entre comunicação e imagem foram investigadas com base em um modelo teórico-conceitual desenhado à luz das correntes teóricas que abordam a expressividade organizacional e a identidade projetada. Adaptado de um construto desenvolvido por Van Halderen (2008), o modelo proposto se estrutura em torno dos princípios expressivos da sinceridade, transparência e consistência. Parte-se do entendimento de que, quando a organização consegue expressar-se de forma sincera, transparente e consistente, comunicando (ou projetando) estrategicamente os seus atributos identitários, consegue influenciar a geração de percepções positivas sobre a imagem organizacional. Os procedimentos basilares que deram suporte ao alcance do objetivo principal da pesquisa foram a avaliação da comunicação IFRN-Sociedade, sob a lente da expressividade organizacional, e a correlação dos resultados avaliativos com os dados referentes à verificação da imagem pública do Campus Santa Cruz. Para tanto, recorreu-se à realização de um survey junto às comunidades situadas no entorno do Campus. Os resultados foram examinados e interpretados com base em estatística descritiva e análise de regressão. Antes disso, foi preciso traçar um panorama da comunicação IFRN-Sociedade, com o suporte das técnicas de pesquisa documental, observação sistemática e entrevista. No panorama, constatou-se que, a despeito de o IFRN dispor de uma política comunicacional formulada na perspectiva de fomentar uma comunicação com pretensões estratégicas, no plano prático alguns fatores configuram-se como limitantes da gestão estratégica da atividade comunicativa. Tais fatores dizem respeito a deficiências no planejamento e na avaliação das ações desenvolvidas pela área de comunicação social, bem como a inadequações na estrutura funcional responsável por operacionalizar essas ações. Não obstante, avaliou-se que a comunicação desenvolvida pelo Campus Santa Cruz se mostra adequada sob a ótica da expressividade. No geral, a unidade tem conseguido expressar-se de forma sincera, transparente e consistente, realizando, pois, uma comunicação com potencial para gerar percepções externas favoráveis. Os achados da verificação da imagem reforçaram esse entendimento, pois demonstraram que o Campus é visto de forma bastante positiva, sendo a ‘Política de Ensino’ o atributo mais bem avaliado entre os sujeitos da pesquisa. Por fim, a correlação entre as variáveis de estudo revelou que a comunicação IFRN-Sociedade exerce influência positiva sobre a imagem organizacional, e que quanto maiores a sinceridade e a transparência expressas na comunicação, mais se amplia a sua capacidade em impactar positivamente a percepção da imagem. Em face dos resultados alcançados, foram propostas recomendações para orientar a prática comunicativa, com vistas a fomentar a adoção de procedimentos de gerenciamento da imagem em âmbito institucional.
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Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, que adotou o estudo de caso como estratégia metodológica. As interfaces entre comunicação e imagem foram investigadas com base em um modelo teórico-conceitual desenhado à luz das correntes teóricas que abordam a expressividade organizacional e a identidade projetada. Adaptado de um construto desenvolvido por Van Halderen (2008), o modelo proposto se estrutura em torno dos princípios expressivos da sinceridade, transparência e consistência. Parte-se do entendimento de que, quando a organização consegue expressar-se de forma sincera, transparente e consistente, comunicando (ou projetando) estrategicamente os seus atributos identitários, consegue influenciar a geração de percepções positivas sobre a imagem organizacional. Os procedimentos basilares que deram suporte ao alcance do objetivo principal da pesquisa foram a avaliação da comunicação IFRN-Sociedade, sob a lente da expressividade organizacional, e a correlação dos resultados avaliativos com os dados referentes à verificação da imagem pública do Campus Santa Cruz. Para tanto, recorreu-se à realização de um survey junto às comunidades situadas no entorno do Campus. Os resultados foram examinados e interpretados com base em estatística descritiva e análise de regressão. Antes disso, foi preciso traçar um panorama da comunicação IFRN-Sociedade, com o suporte das técnicas de pesquisa documental, observação sistemática e entrevista. No panorama, constatou-se que, a despeito de o IFRN dispor de uma política comunicacional formulada na perspectiva de fomentar uma comunicação com pretensões estratégicas, no plano prático alguns fatores configuram-se como limitantes da gestão estratégica da atividade comunicativa. Tais fatores dizem respeito a deficiências no planejamento e na avaliação das ações desenvolvidas pela área de comunicação social, bem como a inadequações na estrutura funcional responsável por operacionalizar essas ações. Não obstante, avaliou-se que a comunicação desenvolvida pelo Campus Santa Cruz se mostra adequada sob a ótica da expressividade. No geral, a unidade tem conseguido expressar-se de forma sincera, transparente e consistente, realizando, pois, uma comunicação com potencial para gerar percepções externas favoráveis. Os achados da verificação da imagem reforçaram esse entendimento, pois demonstraram que o Campus é visto de forma bastante positiva, sendo a ‘Política de Ensino’ o atributo mais bem avaliado entre os sujeitos da pesquisa. Por fim, a correlação entre as variáveis de estudo revelou que a comunicação IFRN-Sociedade exerce influência positiva sobre a imagem organizacional, e que quanto maiores a sinceridade e a transparência expressas na comunicação, mais se amplia a sua capacidade em impactar positivamente a percepção da imagem. Em face dos resultados alcançados, foram propostas recomendações para orientar a prática comunicativa, com vistas a fomentar a adoção de procedimentos de gerenciamento da imagem em âmbito institucional.This dissertation analyzes the influence of communication with society on the organizational image at Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN), more precisely on Santa Cruz Campus. This is an exploratory descriptive study with a quali-quantitative approach, which adopted the case study as a methodological strategy. The interfaces between communication and image were investigated based on a theoretical-conceptual model designed in the light of theoretical approaches about organizational expressiveness and projected identity. Adapted from a theoretical construct developed by Van Halderen (2008), the proposed model is structured around the expressive principles of sincerity, transparency and consistency. In this manner, the organization manages to express itself, communicate and project its identity attributes strategically, influencing positive perceptions about its own image. The main objective of this research was supported by the evaluation of the communication between IFRN and society, under the lens of organizational expressiveness, and also by the correlation of these evaluative results with data from the verification of the public image on Santa Cruz Campus. Therefore, a survey was carried out within the communities surrounding Campus, which results were examined and interpreted based on descriptive statistics and regression analysis. Before that, it was necessary to draw an overview of the communication between IFRN and society, with the support of documentary research techniques, systematic observation and interviews. In this aspect, and despite the fact that the IFRN has a communication policy formulated with a view to fostering communication with strategic intentions, on a practical level, some factors are configured as limiting the strategic management of the communicative activity. Such factors are related to deficiencies in the planning and evaluation of actions developed by the area of social communication, as well as inadequacies in the functional structure responsible for operationalizing these actions. Nevertheless, the evaluation showed that the communication developed by the Santa Cruz Campus is adequate from the perspective of expressiveness. In general, the Campus has been able to express itself in a sincere, transparent and consistent way, achieving a communication with the potential to generate favorable external perceptions. The findings from the verification of the organizational image reinforced this idea, as they demonstrated that the Campus is seen in a very positive way, with the 'Educational Policy' being the most highly rated attribute among the research subjects. Finally, the correlation among the study variables revealed that the communication between IFRN and society has a positive influence on its organizational image, and that the more the sincerity and transparency expressed in the communication, the greater its ability to positively impact the perception of the Campus image. In face of the results achieved, recommendations were proposed to guide the communicative practice in order to foster the adoption of image management procedures at an institutional level.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilGestão públicaComunicação institucionalComunicação públicaImagem organizacionalExpressividade organizacionalInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Santa CruzA influência da comunicação com a sociedade sobre a imagem organizacional: o caso do IFRN-Campus Santa Cruzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfluenciacomunicacaosociedade_Azevedo_2021.pdfapplication/pdf4938771https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45302/1/Influenciacomunicacaosociedade_Azevedo_2021.pdfa88a089998202e55cba1c39a414a0be9MD51123456789/453022022-05-02 12:47:04.361oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45302Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:47:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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