Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma investigação acerca das concepções de estudantes sobre o que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem mais ativa. Os dados para analise foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim, da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas fases. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda, aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foram apresentados aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria, 62%, sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Como forma de resolver problemas relacionados as concepções uma unidade didática foi aplicada em uma das escolas envolvidas na pesquisa, validando assim um instrumento pedagógico que incluiu atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro proporcionador de uma vivência de aprendizagem focada em conceitos científicos sobre os insetos fáceis de serem apreendidos |
id |
UFRN_e573bb584db2695eba1b85ba522b030c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16091 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Rodrigo Lucas dehttp://lattes.cnpq.br/9412935827138657http://lattes.cnpq.br/3865714707038562Silva, Márcia Gorette Lima dahttp://lattes.cnpq.br/6965522706601294Sousa, Rute Alves dehttp://lattes.cnpq.br/1912747149638024Silva, Valdenildo Pedro dahttp://lattes.cnpq.br/7841947038984958Almeida, Elineí Araújo de2014-12-17T15:04:59Z2013-07-242014-12-17T15:04:59Z2012-12-17LIMA, Rodrigo Lucas de. A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de TabuleiroEducation. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board GamesCNPQ::OUTROSUma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetosA proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO presente trabalho consiste em uma investigação acerca das concepções de estudantes sobre o que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem mais ativa. Os dados para analise foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim, da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas fases. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda, aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foram apresentados aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria, 62%, sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Como forma de resolver problemas relacionados as concepções uma unidade didática foi aplicada em uma das escolas envolvidas na pesquisa, validando assim um instrumento pedagógico que incluiu atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro proporcionador de uma vivência de aprendizagem focada em conceitos científicos sobre os insetos fáceis de serem apreendidosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRodrigoLL_DISSERT.pdfapplication/pdf2153936https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/1/RodrigoLL_DISSERT.pdf2470dcccfcebab0083b492283825c39bMD51TEXTRodrigoLL_DISSERT.pdf.txtRodrigoLL_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain131732https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/6/RodrigoLL_DISSERT.pdf.txtf8fd564f03db7b4914542a1d3ebcc531MD56THUMBNAILRodrigoLL_DISSERT.pdf.jpgRodrigoLL_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2112https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/7/RodrigoLL_DISSERT.pdf.jpgaaaf000f3bafe873f387f29e253d7bf0MD57123456789/160912017-11-02 11:07:28.386oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16091Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:07:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects |
title |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos Lima, Rodrigo Lucas de Ensino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de Tabuleiro Education. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board Games CNPQ::OUTROS |
title_short |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos |
title_full |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos |
title_sort |
Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos |
author |
Lima, Rodrigo Lucas de |
author_facet |
Lima, Rodrigo Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9412935827138657 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3865714707038562 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Márcia Gorette Lima da |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6965522706601294 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Sousa, Rute Alves de |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1912747149638024 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Valdenildo Pedro da |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7841947038984958 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rodrigo Lucas de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Elineí Araújo de |
contributor_str_mv |
Almeida, Elineí Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de Tabuleiro |
topic |
Ensino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de Tabuleiro Education. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board Games CNPQ::OUTROS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board Games |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
description |
O presente trabalho consiste em uma investigação acerca das concepções de estudantes sobre o que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem mais ativa. Os dados para analise foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim, da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas fases. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda, aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foram apresentados aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria, 62%, sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Como forma de resolver problemas relacionados as concepções uma unidade didática foi aplicada em uma das escolas envolvidas na pesquisa, validando assim um instrumento pedagógico que incluiu atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro proporcionador de uma vivência de aprendizagem focada em conceitos científicos sobre os insetos fáceis de serem apreendidos |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-24 2014-12-17T15:04:59Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:04:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Rodrigo Lucas de. A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091 |
identifier_str_mv |
LIMA, Rodrigo Lucas de. A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/1/RodrigoLL_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/6/RodrigoLL_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/7/RodrigoLL_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2470dcccfcebab0083b492283825c39b f8fd564f03db7b4914542a1d3ebcc531 aaaf000f3bafe873f387f29e253d7bf0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686527157272576 |