Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rodrigo Lucas de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091
Resumo: O presente trabalho consiste em uma investigação acerca das concepções de estudantes sobre o que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem mais ativa. Os dados para analise foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim, da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas fases. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda, aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foram apresentados aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria, 62%, sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Como forma de resolver problemas relacionados as concepções uma unidade didática foi aplicada em uma das escolas envolvidas na pesquisa, validando assim um instrumento pedagógico que incluiu atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro proporcionador de uma vivência de aprendizagem focada em conceitos científicos sobre os insetos fáceis de serem apreendidos
id UFRN_e573bb584db2695eba1b85ba522b030c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16091
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Rodrigo Lucas dehttp://lattes.cnpq.br/9412935827138657http://lattes.cnpq.br/3865714707038562Silva, Márcia Gorette Lima dahttp://lattes.cnpq.br/6965522706601294Sousa, Rute Alves dehttp://lattes.cnpq.br/1912747149638024Silva, Valdenildo Pedro dahttp://lattes.cnpq.br/7841947038984958Almeida, Elineí Araújo de2014-12-17T15:04:59Z2013-07-242014-12-17T15:04:59Z2012-12-17LIMA, Rodrigo Lucas de. A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de TabuleiroEducation. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board GamesCNPQ::OUTROSUma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetosA proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO presente trabalho consiste em uma investigação acerca das concepções de estudantes sobre o que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem mais ativa. Os dados para analise foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim, da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas fases. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda, aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foram apresentados aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria, 62%, sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Como forma de resolver problemas relacionados as concepções uma unidade didática foi aplicada em uma das escolas envolvidas na pesquisa, validando assim um instrumento pedagógico que incluiu atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro proporcionador de uma vivência de aprendizagem focada em conceitos científicos sobre os insetos fáceis de serem apreendidosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRodrigoLL_DISSERT.pdfapplication/pdf2153936https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/1/RodrigoLL_DISSERT.pdf2470dcccfcebab0083b492283825c39bMD51TEXTRodrigoLL_DISSERT.pdf.txtRodrigoLL_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain131732https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/6/RodrigoLL_DISSERT.pdf.txtf8fd564f03db7b4914542a1d3ebcc531MD56THUMBNAILRodrigoLL_DISSERT.pdf.jpgRodrigoLL_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2112https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/7/RodrigoLL_DISSERT.pdf.jpgaaaf000f3bafe873f387f29e253d7bf0MD57123456789/160912017-11-02 11:07:28.386oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16091Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:07:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects
title Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
spellingShingle Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
Lima, Rodrigo Lucas de
Ensino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de Tabuleiro
Education. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board Games
CNPQ::OUTROS
title_short Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
title_full Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
title_fullStr Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
title_sort Uma proposta de ensino para o nível fundamental a partir das concepções sobre insetos
author Lima, Rodrigo Lucas de
author_facet Lima, Rodrigo Lucas de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9412935827138657
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3865714707038562
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Silva, Márcia Gorette Lima da
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6965522706601294
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Sousa, Rute Alves de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1912747149638024
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Silva, Valdenildo Pedro da
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7841947038984958
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rodrigo Lucas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Elineí Araújo de
contributor_str_mv Almeida, Elineí Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de Tabuleiro
topic Ensino. Conceitos Científicos. Unidade Didática. Jogos de Tabuleiro
Education. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board Games
CNPQ::OUTROS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education. Scientific Concepts. Teaching Unit. Board Games
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS
description O presente trabalho consiste em uma investigação acerca das concepções de estudantes sobre o que é um inseto. Partiu-se do pressuposto de que os alunos expressam concepções errôneas no momento de identificar os representantes do táxon Insecta e que isso é consequência das experiências do cotidiano e de erros conceituais oriundos da formação escolar incorreta. Os objetivos deste trabalho foram investigar sobre concepções alternativas acerca dos insetos com alunos do ensino fundamental II e propor situações para promoção de uma aprendizagem mais ativa. Os dados para analise foram coletados em três turmas de escolas diferentes: uma escola em Nova Parnamirim, da rede privada, e duas da rede pública municipal de ensino: uma do município de Natal/RN e a outra do município de Parnamirim/RN. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em duas fases. Na primeira etapa foram feitas três questões abertas e duas fechadas. Na segunda, aplicaram-se mais três questões. Nesta oportunidade foram apresentados aos alunos uma lista com imagens de insetos e animais considerados não insetos. Os resultados dos questionários mostraram que os alunos apresentaram na sua maioria, 62%, sentimentos negativos sobre os insetos, expressos por palavras depreciativas, entre elas: nojentos, feios, asquerosos, perigosos, sendo estes mais da metade dos alunos da amostra. Sentimentos positivos representaram 20%: fazem bem ao homem, Deus criou, são bons, são bonitos, e 18% apresentaram neutralidade nessas categorias. Outro resultado apresentado foi que 82% generalizaram os animais artrópodes como sendo insetos. Como forma de resolver problemas relacionados as concepções uma unidade didática foi aplicada em uma das escolas envolvidas na pesquisa, validando assim um instrumento pedagógico que incluiu atividade lúdica constituída de um jogo de tabuleiro proporcionador de uma vivência de aprendizagem focada em conceitos científicos sobre os insetos fáceis de serem apreendidos
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-24
2014-12-17T15:04:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Rodrigo Lucas de. A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091
identifier_str_mv LIMA, Rodrigo Lucas de. A proposal for teaching the fundamental level based on conceptions about insects. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/1/RodrigoLL_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/6/RodrigoLL_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16091/7/RodrigoLL_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2470dcccfcebab0083b492283825c39b
f8fd564f03db7b4914542a1d3ebcc531
aaaf000f3bafe873f387f29e253d7bf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117640022392832