Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alexandre Henrique Bezerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037
Resumo: A educação médica vem passando por um processo gradativo de reformulação do seu modelo pedagógico centrado no aluno, na qualificação do processo ensino-aprendizado e na utilização de novas metodologias avaliativas que sejam mais condizentes com as habilidades necessárias para a formação de um médico mais humanista e generalista. As disciplinas mais especializadas dos cursos médicos sofrem com esse paradigma de como se inserirem nesse contexto universal, assim a avaliação por competências surge como um alternativa na busca de selecionar as melhores habilidades a serem trabalhadas para a formação dessas competências clínicas. O objetivo deste estudo foi sistematizar a avaliação dos alunos da disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma avaliação de habilidades, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), partindo de uma definição clara e objetiva das habilidades a serem enfatizadas nessa etapa da formação médica continuada. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção realizado de janeiro a dezembro de 2016, na disciplina de oftalmologia da UFRN, envolvendo professores, monitores, residentes de oftalmologia e alunos do oitavo período do curso médico da instituição. O projeto implantou na disciplina uma avaliação por competência como ferramenta de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma nova grade curricular normativa de ensino teórico-prático para ser ofertada de forma mais condizente com a realidade atual da educação médica, adequando o momento prático da disciplina à visão universalizada da medicina.
id UFRN_e5776263c372c497028f35a729639369
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27037
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Alexandre Henrique BezerraDiniz, Rosiane Viana ZuzaMedeiros, Elaine LiraMoreira, Simone da Nóbrega TomazNazima, Maira Tiyomi Sacata TonguDiniz Júnior, José2019-05-09T18:43:14Z2019-05-09T18:43:14Z2018-11-28GOMES, Alexandre Henrique Bezerra. Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037A educação médica vem passando por um processo gradativo de reformulação do seu modelo pedagógico centrado no aluno, na qualificação do processo ensino-aprendizado e na utilização de novas metodologias avaliativas que sejam mais condizentes com as habilidades necessárias para a formação de um médico mais humanista e generalista. As disciplinas mais especializadas dos cursos médicos sofrem com esse paradigma de como se inserirem nesse contexto universal, assim a avaliação por competências surge como um alternativa na busca de selecionar as melhores habilidades a serem trabalhadas para a formação dessas competências clínicas. O objetivo deste estudo foi sistematizar a avaliação dos alunos da disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma avaliação de habilidades, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), partindo de uma definição clara e objetiva das habilidades a serem enfatizadas nessa etapa da formação médica continuada. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção realizado de janeiro a dezembro de 2016, na disciplina de oftalmologia da UFRN, envolvendo professores, monitores, residentes de oftalmologia e alunos do oitavo período do curso médico da instituição. O projeto implantou na disciplina uma avaliação por competência como ferramenta de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma nova grade curricular normativa de ensino teórico-prático para ser ofertada de forma mais condizente com a realidade atual da educação médica, adequando o momento prático da disciplina à visão universalizada da medicina.Medical education is going through a gradual process of reformulation of its pedagogical model centered on the student, of the teaching-learning process and of using new evaluative methodologies which match better the skills necessary for preparing a more humanistic and generalist physician. The more specialized disciplines of medical courses suffer from this paradigm of how to fit in this universal context, so the evaluation by competences emerges as an alternative in the search to select the most essential skills to teach in the medical school. The aim of this study was to systematize the evaluation of students of the ophthalmology discipline of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) through a skills assessment, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), based on a clear and target evaluation of the skills. This is a prospective intervention study carried out from January to December 2016, in the ophthalmology discipline of UFRN, involving Professors, monitors, ophthalmology medical residents and students of the eighth period (out of twelve periods) of the institution’s medical course. The project implemented a competences assessment as a teaching-learning tool in the discipline, offering a new normative theoretical-practical curriculum, which is under the current reality of medical education, adapting the practical moments of the discipline to the generalist vision of medicine.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEAvaliação educacionalCompetência clínicaOftalmologiaEnsinoEducação médicaImplantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.txtImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain92487https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/2/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.txt262c1e1d2c0e5216c233aa9466dc952dMD52THUMBNAILImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.jpgImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/3/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.jpgd74b585dd58447614be9b22e9dfc5049MD53ORIGINALImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdfapplication/pdf4324054https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/1/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdfb11e6d396d148ca8ae700679db3ea29cMD51123456789/270372019-05-26 03:21:15.979oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27037Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:21:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
title Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
spellingShingle Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
Gomes, Alexandre Henrique Bezerra
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Avaliação educacional
Competência clínica
Oftalmologia
Ensino
Educação médica
title_short Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
title_full Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
title_fullStr Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
title_full_unstemmed Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
title_sort Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
author Gomes, Alexandre Henrique Bezerra
author_facet Gomes, Alexandre Henrique Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Elaine Lira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nazima, Maira Tiyomi Sacata Tongu
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alexandre Henrique Bezerra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz Júnior, José
contributor_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
Diniz Júnior, José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Avaliação educacional
Competência clínica
Oftalmologia
Ensino
Educação médica
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Competência clínica
Oftalmologia
Ensino
Educação médica
description A educação médica vem passando por um processo gradativo de reformulação do seu modelo pedagógico centrado no aluno, na qualificação do processo ensino-aprendizado e na utilização de novas metodologias avaliativas que sejam mais condizentes com as habilidades necessárias para a formação de um médico mais humanista e generalista. As disciplinas mais especializadas dos cursos médicos sofrem com esse paradigma de como se inserirem nesse contexto universal, assim a avaliação por competências surge como um alternativa na busca de selecionar as melhores habilidades a serem trabalhadas para a formação dessas competências clínicas. O objetivo deste estudo foi sistematizar a avaliação dos alunos da disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma avaliação de habilidades, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), partindo de uma definição clara e objetiva das habilidades a serem enfatizadas nessa etapa da formação médica continuada. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção realizado de janeiro a dezembro de 2016, na disciplina de oftalmologia da UFRN, envolvendo professores, monitores, residentes de oftalmologia e alunos do oitavo período do curso médico da instituição. O projeto implantou na disciplina uma avaliação por competência como ferramenta de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma nova grade curricular normativa de ensino teórico-prático para ser ofertada de forma mais condizente com a realidade atual da educação médica, adequando o momento prático da disciplina à visão universalizada da medicina.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-09T18:43:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-09T18:43:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Alexandre Henrique Bezerra. Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037
identifier_str_mv GOMES, Alexandre Henrique Bezerra. Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/2/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/3/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/1/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 262c1e1d2c0e5216c233aa9466dc952d
d74b585dd58447614be9b22e9dfc5049
b11e6d396d148ca8ae700679db3ea29c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117543535575040