Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599 |
Resumo: | O ensino da oftalmologia, de modo a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ainda é um desafio para as escolas médicas no Brasil. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação das competências em oftalmologia no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). O curso tem seu currículo orientado por competências e desenvolve suas atividades através das metodologias ativas de ensino aprendizagem, tendo como eixo norteador o Problema Based Learning (PBL) e a comunidade como principal cenário de práticas desde os primeiros anos. A inserção das competências essenciais em oftalmologia começou a ser delineada nos primeiros períodos do curso, a partir das reuniões pedagógicas de planejamento dos componentes curriculares. Baseadas nos objetivos de aprendizagem, as competências foram sendo implementadas nos 3 (três) eixos do curso (tutorial, habilidades e comunidade) com o desenvolvimento das atividades nos seguintes módulos e respectivos períodos do curso: “Nascimento, crescimento e desenvolvimento” e “Percepção, consciência e emoção” (III período); “Febre, inflamação e infecção” (IV período); “Saúde sexual e reprodutiva” (V período); e “Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico” (optativo após o III período). Na perspectiva do desenvolvimento do curso de medicina da EMCM-UFRN, que atualmente encontra-se no VI período, as competências ainda não contempladas, estão sendo planejadas para os módulos “Envelhecimento e Saúde” e “Emergências” (VIII período), entre outros, bem como atividades que reforcem algumas competências já implementadas. Dessa forma concluímos que, em se tratando de um curso recémcriado com um projeto pedagógico inovador e sendo o currículo um processo dinâmico, o estudo permite visualizar e acompanhar a implementação de competências essenciais relacionadas à oftalmologia de forma longitudinal no currículo do curso de medicina da EMCM, contribuindo com a formação do médico generalista. |
id |
UFRN_385868e59bbdd62cd22c21e9744ba59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26599 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Macêdo Júnior, Harim Revorêdo deAzevedo, George Dantas deSouza Júnior, José Edvan deDiniz, Rosiane Viana ZuzaVilar, Maria José Pereira2019-02-08T17:50:59Z2019-02-08T17:50:59Z2017-12-18MACÊDO JÚNIOR, Harim Revorêdo de. Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino. 2017. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599O ensino da oftalmologia, de modo a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ainda é um desafio para as escolas médicas no Brasil. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação das competências em oftalmologia no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). O curso tem seu currículo orientado por competências e desenvolve suas atividades através das metodologias ativas de ensino aprendizagem, tendo como eixo norteador o Problema Based Learning (PBL) e a comunidade como principal cenário de práticas desde os primeiros anos. A inserção das competências essenciais em oftalmologia começou a ser delineada nos primeiros períodos do curso, a partir das reuniões pedagógicas de planejamento dos componentes curriculares. Baseadas nos objetivos de aprendizagem, as competências foram sendo implementadas nos 3 (três) eixos do curso (tutorial, habilidades e comunidade) com o desenvolvimento das atividades nos seguintes módulos e respectivos períodos do curso: “Nascimento, crescimento e desenvolvimento” e “Percepção, consciência e emoção” (III período); “Febre, inflamação e infecção” (IV período); “Saúde sexual e reprodutiva” (V período); e “Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico” (optativo após o III período). Na perspectiva do desenvolvimento do curso de medicina da EMCM-UFRN, que atualmente encontra-se no VI período, as competências ainda não contempladas, estão sendo planejadas para os módulos “Envelhecimento e Saúde” e “Emergências” (VIII período), entre outros, bem como atividades que reforcem algumas competências já implementadas. Dessa forma concluímos que, em se tratando de um curso recémcriado com um projeto pedagógico inovador e sendo o currículo um processo dinâmico, o estudo permite visualizar e acompanhar a implementação de competências essenciais relacionadas à oftalmologia de forma longitudinal no currículo do curso de medicina da EMCM, contribuindo com a formação do médico generalista.The teaching of ophthalmology, in order to meet the National Curricular Guidelines (DCNs), is still a challenge for medical schools in Brazil. This study aims to describe the implementation of the skills in ophthalmology in the Medical School of the Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). The course has a competency-oriented curriculum and develops its activities through active teaching-learning methodologies, based on the Problem Based Learning (PBL) and the community as the main practice scenario from the early years. The insertion of the essential skills in ophthalmology began to be delineated in the first periods of the course, from the pedagogical meetings of planning of the curricular components. Based on the learning objectives, the competences were implemented in the 3 (three) axes of the course (tutorial, skills and community) with the development of activities in the following modules and respective periods of the course: "Birth, growth and development" and "Perception , consciousness and emotion "(III period); "Fever, inflammation and infection" (IV period); "Sexual and reproductive health" (V period); and "Pathophysiology and bases of clinical reasoning" (optional after the third period). In the perspective of the development of the EMCM-UFRN medical course, which is currently in the sixth period, competencies not yet contemplated are being planned for the modules "Aging and Health" and "Emergencies" (VIII period), among others, as well as activities that reinforce some skills already implemented. In this way, we conclude that, in the case of a newly created course with an innovative pedagogical project and the curriculum being a dynamic process, the study allows visualizing and monitoring the implementation of essential competences related to ophthalmology longitudinally in the curriculum of the medical course of the EMCM, contributing to the training of the general practitioner.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEOftalmologiaMetodologias ativas de ensinoCurriculo baseado em competênciaImplementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txtImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain57817https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/2/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txt2525a5d63b100306ccb31847d2eb6173MD52THUMBNAILImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpgImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/3/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpgc051868b94ecadf6d9fd8e26447f5badMD53ORIGINALImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdfapplication/pdf676524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/1/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdffbd6005965297f37500a385206bc464aMD51123456789/265992019-02-09 01:29:53.422oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26599Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-09T04:29:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino |
title |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino |
spellingShingle |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE Oftalmologia Metodologias ativas de ensino Curriculo baseado em competência |
title_short |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino |
title_full |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino |
title_fullStr |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino |
title_full_unstemmed |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino |
title_sort |
Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino |
author |
Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de |
author_facet |
Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Azevedo, George Dantas de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Souza Júnior, José Edvan de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Diniz, Rosiane Viana Zuza |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vilar, Maria José Pereira |
contributor_str_mv |
Vilar, Maria José Pereira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE Oftalmologia Metodologias ativas de ensino Curriculo baseado em competência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oftalmologia Metodologias ativas de ensino Curriculo baseado em competência |
description |
O ensino da oftalmologia, de modo a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ainda é um desafio para as escolas médicas no Brasil. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação das competências em oftalmologia no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). O curso tem seu currículo orientado por competências e desenvolve suas atividades através das metodologias ativas de ensino aprendizagem, tendo como eixo norteador o Problema Based Learning (PBL) e a comunidade como principal cenário de práticas desde os primeiros anos. A inserção das competências essenciais em oftalmologia começou a ser delineada nos primeiros períodos do curso, a partir das reuniões pedagógicas de planejamento dos componentes curriculares. Baseadas nos objetivos de aprendizagem, as competências foram sendo implementadas nos 3 (três) eixos do curso (tutorial, habilidades e comunidade) com o desenvolvimento das atividades nos seguintes módulos e respectivos períodos do curso: “Nascimento, crescimento e desenvolvimento” e “Percepção, consciência e emoção” (III período); “Febre, inflamação e infecção” (IV período); “Saúde sexual e reprodutiva” (V período); e “Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico” (optativo após o III período). Na perspectiva do desenvolvimento do curso de medicina da EMCM-UFRN, que atualmente encontra-se no VI período, as competências ainda não contempladas, estão sendo planejadas para os módulos “Envelhecimento e Saúde” e “Emergências” (VIII período), entre outros, bem como atividades que reforcem algumas competências já implementadas. Dessa forma concluímos que, em se tratando de um curso recémcriado com um projeto pedagógico inovador e sendo o currículo um processo dinâmico, o estudo permite visualizar e acompanhar a implementação de competências essenciais relacionadas à oftalmologia de forma longitudinal no currículo do curso de medicina da EMCM, contribuindo com a formação do médico generalista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-08T17:50:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-08T17:50:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACÊDO JÚNIOR, Harim Revorêdo de. Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino. 2017. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599 |
identifier_str_mv |
MACÊDO JÚNIOR, Harim Revorêdo de. Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino. 2017. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/2/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/3/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/1/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2525a5d63b100306ccb31847d2eb6173 c051868b94ecadf6d9fd8e26447f5bad fbd6005965297f37500a385206bc464a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117581634535424 |