Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599
Resumo: O ensino da oftalmologia, de modo a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ainda é um desafio para as escolas médicas no Brasil. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação das competências em oftalmologia no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). O curso tem seu currículo orientado por competências e desenvolve suas atividades através das metodologias ativas de ensino aprendizagem, tendo como eixo norteador o Problema Based Learning (PBL) e a comunidade como principal cenário de práticas desde os primeiros anos. A inserção das competências essenciais em oftalmologia começou a ser delineada nos primeiros períodos do curso, a partir das reuniões pedagógicas de planejamento dos componentes curriculares. Baseadas nos objetivos de aprendizagem, as competências foram sendo implementadas nos 3 (três) eixos do curso (tutorial, habilidades e comunidade) com o desenvolvimento das atividades nos seguintes módulos e respectivos períodos do curso: “Nascimento, crescimento e desenvolvimento” e “Percepção, consciência e emoção” (III período); “Febre, inflamação e infecção” (IV período); “Saúde sexual e reprodutiva” (V período); e “Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico” (optativo após o III período). Na perspectiva do desenvolvimento do curso de medicina da EMCM-UFRN, que atualmente encontra-se no VI período, as competências ainda não contempladas, estão sendo planejadas para os módulos “Envelhecimento e Saúde” e “Emergências” (VIII período), entre outros, bem como atividades que reforcem algumas competências já implementadas. Dessa forma concluímos que, em se tratando de um curso recémcriado com um projeto pedagógico inovador e sendo o currículo um processo dinâmico, o estudo permite visualizar e acompanhar a implementação de competências essenciais relacionadas à oftalmologia de forma longitudinal no currículo do curso de medicina da EMCM, contribuindo com a formação do médico generalista.
id UFRN_385868e59bbdd62cd22c21e9744ba59c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26599
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Macêdo Júnior, Harim Revorêdo deAzevedo, George Dantas deSouza Júnior, José Edvan deDiniz, Rosiane Viana ZuzaVilar, Maria José Pereira2019-02-08T17:50:59Z2019-02-08T17:50:59Z2017-12-18MACÊDO JÚNIOR, Harim Revorêdo de. Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino. 2017. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599O ensino da oftalmologia, de modo a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ainda é um desafio para as escolas médicas no Brasil. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação das competências em oftalmologia no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). O curso tem seu currículo orientado por competências e desenvolve suas atividades através das metodologias ativas de ensino aprendizagem, tendo como eixo norteador o Problema Based Learning (PBL) e a comunidade como principal cenário de práticas desde os primeiros anos. A inserção das competências essenciais em oftalmologia começou a ser delineada nos primeiros períodos do curso, a partir das reuniões pedagógicas de planejamento dos componentes curriculares. Baseadas nos objetivos de aprendizagem, as competências foram sendo implementadas nos 3 (três) eixos do curso (tutorial, habilidades e comunidade) com o desenvolvimento das atividades nos seguintes módulos e respectivos períodos do curso: “Nascimento, crescimento e desenvolvimento” e “Percepção, consciência e emoção” (III período); “Febre, inflamação e infecção” (IV período); “Saúde sexual e reprodutiva” (V período); e “Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico” (optativo após o III período). Na perspectiva do desenvolvimento do curso de medicina da EMCM-UFRN, que atualmente encontra-se no VI período, as competências ainda não contempladas, estão sendo planejadas para os módulos “Envelhecimento e Saúde” e “Emergências” (VIII período), entre outros, bem como atividades que reforcem algumas competências já implementadas. Dessa forma concluímos que, em se tratando de um curso recémcriado com um projeto pedagógico inovador e sendo o currículo um processo dinâmico, o estudo permite visualizar e acompanhar a implementação de competências essenciais relacionadas à oftalmologia de forma longitudinal no currículo do curso de medicina da EMCM, contribuindo com a formação do médico generalista.The teaching of ophthalmology, in order to meet the National Curricular Guidelines (DCNs), is still a challenge for medical schools in Brazil. This study aims to describe the implementation of the skills in ophthalmology in the Medical School of the Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). The course has a competency-oriented curriculum and develops its activities through active teaching-learning methodologies, based on the Problem Based Learning (PBL) and the community as the main practice scenario from the early years. The insertion of the essential skills in ophthalmology began to be delineated in the first periods of the course, from the pedagogical meetings of planning of the curricular components. Based on the learning objectives, the competences were implemented in the 3 (three) axes of the course (tutorial, skills and community) with the development of activities in the following modules and respective periods of the course: "Birth, growth and development" and "Perception , consciousness and emotion "(III period); "Fever, inflammation and infection" (IV period); "Sexual and reproductive health" (V period); and "Pathophysiology and bases of clinical reasoning" (optional after the third period). In the perspective of the development of the EMCM-UFRN medical course, which is currently in the sixth period, competencies not yet contemplated are being planned for the modules "Aging and Health" and "Emergencies" (VIII period), among others, as well as activities that reinforce some skills already implemented. In this way, we conclude that, in the case of a newly created course with an innovative pedagogical project and the curriculum being a dynamic process, the study allows visualizing and monitoring the implementation of essential competences related to ophthalmology longitudinally in the curriculum of the medical course of the EMCM, contributing to the training of the general practitioner.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEOftalmologiaMetodologias ativas de ensinoCurriculo baseado em competênciaImplementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txtImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain57817https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/2/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txt2525a5d63b100306ccb31847d2eb6173MD52THUMBNAILImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpgImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/3/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpgc051868b94ecadf6d9fd8e26447f5badMD53ORIGINALImplementaçãocompetênciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdfapplication/pdf676524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/1/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdffbd6005965297f37500a385206bc464aMD51123456789/265992019-02-09 01:29:53.422oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26599Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-09T04:29:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
title Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
spellingShingle Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Oftalmologia
Metodologias ativas de ensino
Curriculo baseado em competência
title_short Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
title_full Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
title_fullStr Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
title_full_unstemmed Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
title_sort Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino
author Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de
author_facet Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, George Dantas de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza Júnior, José Edvan de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo Júnior, Harim Revorêdo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vilar, Maria José Pereira
contributor_str_mv Vilar, Maria José Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Oftalmologia
Metodologias ativas de ensino
Curriculo baseado em competência
dc.subject.por.fl_str_mv Oftalmologia
Metodologias ativas de ensino
Curriculo baseado em competência
description O ensino da oftalmologia, de modo a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), ainda é um desafio para as escolas médicas no Brasil. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação das competências em oftalmologia no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN). O curso tem seu currículo orientado por competências e desenvolve suas atividades através das metodologias ativas de ensino aprendizagem, tendo como eixo norteador o Problema Based Learning (PBL) e a comunidade como principal cenário de práticas desde os primeiros anos. A inserção das competências essenciais em oftalmologia começou a ser delineada nos primeiros períodos do curso, a partir das reuniões pedagógicas de planejamento dos componentes curriculares. Baseadas nos objetivos de aprendizagem, as competências foram sendo implementadas nos 3 (três) eixos do curso (tutorial, habilidades e comunidade) com o desenvolvimento das atividades nos seguintes módulos e respectivos períodos do curso: “Nascimento, crescimento e desenvolvimento” e “Percepção, consciência e emoção” (III período); “Febre, inflamação e infecção” (IV período); “Saúde sexual e reprodutiva” (V período); e “Fisiopatologia e bases do raciocínio clínico” (optativo após o III período). Na perspectiva do desenvolvimento do curso de medicina da EMCM-UFRN, que atualmente encontra-se no VI período, as competências ainda não contempladas, estão sendo planejadas para os módulos “Envelhecimento e Saúde” e “Emergências” (VIII período), entre outros, bem como atividades que reforcem algumas competências já implementadas. Dessa forma concluímos que, em se tratando de um curso recémcriado com um projeto pedagógico inovador e sendo o currículo um processo dinâmico, o estudo permite visualizar e acompanhar a implementação de competências essenciais relacionadas à oftalmologia de forma longitudinal no currículo do curso de medicina da EMCM, contribuindo com a formação do médico generalista.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-08T17:50:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-08T17:50:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACÊDO JÚNIOR, Harim Revorêdo de. Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino. 2017. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599
identifier_str_mv MACÊDO JÚNIOR, Harim Revorêdo de. Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino. 2017. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/2/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/3/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26599/1/Implementa%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aanciasrelacionadas_MacedoJunior_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2525a5d63b100306ccb31847d2eb6173
c051868b94ecadf6d9fd8e26447f5bad
fbd6005965297f37500a385206bc464a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117581634535424