Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037 |
Resumo: | A educação médica vem passando por um processo gradativo de reformulação do seu modelo pedagógico centrado no aluno, na qualificação do processo ensino-aprendizado e na utilização de novas metodologias avaliativas que sejam mais condizentes com as habilidades necessárias para a formação de um médico mais humanista e generalista. As disciplinas mais especializadas dos cursos médicos sofrem com esse paradigma de como se inserirem nesse contexto universal, assim a avaliação por competências surge como um alternativa na busca de selecionar as melhores habilidades a serem trabalhadas para a formação dessas competências clínicas. O objetivo deste estudo foi sistematizar a avaliação dos alunos da disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma avaliação de habilidades, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), partindo de uma definição clara e objetiva das habilidades a serem enfatizadas nessa etapa da formação médica continuada. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção realizado de janeiro a dezembro de 2016, na disciplina de oftalmologia da UFRN, envolvendo professores, monitores, residentes de oftalmologia e alunos do oitavo período do curso médico da instituição. O projeto implantou na disciplina uma avaliação por competência como ferramenta de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma nova grade curricular normativa de ensino teórico-prático para ser ofertada de forma mais condizente com a realidade atual da educação médica, adequando o momento prático da disciplina à visão universalizada da medicina. |
id |
UFRN_e5776263c372c497028f35a729639369 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27037 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Alexandre Henrique BezerraDiniz, Rosiane Viana ZuzaMedeiros, Elaine LiraMoreira, Simone da Nóbrega TomazNazima, Maira Tiyomi Sacata TonguDiniz Júnior, José2019-05-09T18:43:14Z2019-05-09T18:43:14Z2018-11-28GOMES, Alexandre Henrique Bezerra. Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037A educação médica vem passando por um processo gradativo de reformulação do seu modelo pedagógico centrado no aluno, na qualificação do processo ensino-aprendizado e na utilização de novas metodologias avaliativas que sejam mais condizentes com as habilidades necessárias para a formação de um médico mais humanista e generalista. As disciplinas mais especializadas dos cursos médicos sofrem com esse paradigma de como se inserirem nesse contexto universal, assim a avaliação por competências surge como um alternativa na busca de selecionar as melhores habilidades a serem trabalhadas para a formação dessas competências clínicas. O objetivo deste estudo foi sistematizar a avaliação dos alunos da disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma avaliação de habilidades, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), partindo de uma definição clara e objetiva das habilidades a serem enfatizadas nessa etapa da formação médica continuada. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção realizado de janeiro a dezembro de 2016, na disciplina de oftalmologia da UFRN, envolvendo professores, monitores, residentes de oftalmologia e alunos do oitavo período do curso médico da instituição. O projeto implantou na disciplina uma avaliação por competência como ferramenta de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma nova grade curricular normativa de ensino teórico-prático para ser ofertada de forma mais condizente com a realidade atual da educação médica, adequando o momento prático da disciplina à visão universalizada da medicina.Medical education is going through a gradual process of reformulation of its pedagogical model centered on the student, of the teaching-learning process and of using new evaluative methodologies which match better the skills necessary for preparing a more humanistic and generalist physician. The more specialized disciplines of medical courses suffer from this paradigm of how to fit in this universal context, so the evaluation by competences emerges as an alternative in the search to select the most essential skills to teach in the medical school. The aim of this study was to systematize the evaluation of students of the ophthalmology discipline of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) through a skills assessment, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), based on a clear and target evaluation of the skills. This is a prospective intervention study carried out from January to December 2016, in the ophthalmology discipline of UFRN, involving Professors, monitors, ophthalmology medical residents and students of the eighth period (out of twelve periods) of the institution’s medical course. The project implemented a competences assessment as a teaching-learning tool in the discipline, offering a new normative theoretical-practical curriculum, which is under the current reality of medical education, adapting the practical moments of the discipline to the generalist vision of medicine.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEAvaliação educacionalCompetência clínicaOftalmologiaEnsinoEducação médicaImplantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.txtImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain92487https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/2/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.txt262c1e1d2c0e5216c233aa9466dc952dMD52THUMBNAILImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.jpgImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/3/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.jpgd74b585dd58447614be9b22e9dfc5049MD53ORIGINALImplantaçãoavaliaçãocompetência_Gomes_2018.pdfapplication/pdf4324054https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/1/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdfb11e6d396d148ca8ae700679db3ea29cMD51123456789/270372019-05-26 03:21:15.979oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27037Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:21:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista |
title |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista |
spellingShingle |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista Gomes, Alexandre Henrique Bezerra CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE Avaliação educacional Competência clínica Oftalmologia Ensino Educação médica |
title_short |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista |
title_full |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista |
title_fullStr |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista |
title_full_unstemmed |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista |
title_sort |
Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista |
author |
Gomes, Alexandre Henrique Bezerra |
author_facet |
Gomes, Alexandre Henrique Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Medeiros, Elaine Lira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Nazima, Maira Tiyomi Sacata Tongu |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alexandre Henrique Bezerra |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Diniz, Rosiane Viana Zuza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diniz Júnior, José |
contributor_str_mv |
Diniz, Rosiane Viana Zuza Diniz Júnior, José |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE Avaliação educacional Competência clínica Oftalmologia Ensino Educação médica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Competência clínica Oftalmologia Ensino Educação médica |
description |
A educação médica vem passando por um processo gradativo de reformulação do seu modelo pedagógico centrado no aluno, na qualificação do processo ensino-aprendizado e na utilização de novas metodologias avaliativas que sejam mais condizentes com as habilidades necessárias para a formação de um médico mais humanista e generalista. As disciplinas mais especializadas dos cursos médicos sofrem com esse paradigma de como se inserirem nesse contexto universal, assim a avaliação por competências surge como um alternativa na busca de selecionar as melhores habilidades a serem trabalhadas para a formação dessas competências clínicas. O objetivo deste estudo foi sistematizar a avaliação dos alunos da disciplina de oftalmologia do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de uma avaliação de habilidades, Objective Structured Clinical Examination (OSCE), partindo de uma definição clara e objetiva das habilidades a serem enfatizadas nessa etapa da formação médica continuada. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção realizado de janeiro a dezembro de 2016, na disciplina de oftalmologia da UFRN, envolvendo professores, monitores, residentes de oftalmologia e alunos do oitavo período do curso médico da instituição. O projeto implantou na disciplina uma avaliação por competência como ferramenta de ensinoaprendizagem, estabelecendo uma nova grade curricular normativa de ensino teórico-prático para ser ofertada de forma mais condizente com a realidade atual da educação médica, adequando o momento prático da disciplina à visão universalizada da medicina. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-09T18:43:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-09T18:43:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Alexandre Henrique Bezerra. Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037 |
identifier_str_mv |
GOMES, Alexandre Henrique Bezerra. Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/2/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/3/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27037/1/Implanta%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3ocompet%c3%aancia_Gomes_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
262c1e1d2c0e5216c233aa9466dc952d d74b585dd58447614be9b22e9dfc5049 b11e6d396d148ca8ae700679db3ea29c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117543535575040 |