Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791 |
Resumo: | O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. O ensino baseado em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nesses ambientes, surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores e as competências para o primeiro ano de Residência Médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos. |
id |
UFRN_e5c545e26a3f288a9b2bd404f7b1e358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57791 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dantas, Isis Nobrehttp://lattes.cnpq.br/5303691662035807https://orcid.org/0000-0002-8765-8571http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Diniz, Rosiane Viana ZuzaTertulino, Franklin de FreitasDiniz Júnior, JoséVilar, Maria José Pereira2024-03-05T23:22:49Z2024-03-05T23:22:49Z2023-12-12DANTAS, Isis Nobre. Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Orientadora: Dra. Maria José Pereira Vilar. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. O ensino baseado em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nesses ambientes, surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores e as competências para o primeiro ano de Residência Médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos.The medical training process in Brazil and around the world has been improving in recent decades, mainly due to changes in the structure of medical curriculum. Competency-based teaching has been the main focus of curricular changes, both at undergraduate and postgraduate levels, as it strives for quality training results. These are the objectives that every student must achieve at the end of the course, with the preceptor as an indispensable agent in this process when taking on the challenge of combining teaching with care work. To standardize the training process in these environments, there is a need to develop competency matrices for each specialty. The Medical Residency Programs in Radiology and Imaging Diagnosis (PRM-RDI) encompass several subspecialties, including Ultrasonography, which has peculiar characteristics. In this context, there is a lack of clarity regarding specific competencies for Ultrasonography. This study sought to determine the Ultrasonography Competency Matrix for the PRM-RDI of the Onofre Lopes University Hospital of the Federal University of Rio Grande do Norte. It is an exploratory descriptive study that had the participation of nine preceptors and was developed in two stages: 1) documentary analysis of protocols and guidelines for the preparation of the initial semi-structured competency matrix; 2) collective construction of the final competency matrix using the Delphi method. After three rounds of interactive questionnaires between November 2022 and April 2023, with closed and open questions, a consensus of participants' opinions was reached and the final competency matrix was obtained. Coherence was observed between the quantitative aspect of the answers to the closed questions and the opinions of the participants in the open questions. The highest rate of agreement occurred between general competencies, with its teaching methods, specific competencies in the medical areas that are most developed by preceptors, and competencies for the first year of Medical Residency. The highest rate of disagreement occurred between assessment methods and in some activities with little or no training opportunities. The final competency matrix was constructed respecting the requirements of official guidelines established in the area of diagnostic imaging and the particularities of practice scenarios, valuing the actors involved.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação baseada em competênciasUltrassonografiaResidência médicaCurrículoEnsinoMatriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMatrizcompetenciasarea_Dantas_2023.pdfapplication/pdf3680747https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57791/1/Matrizcompetenciasarea_Dantas_2023.pdfd9b2a52a8ac6fb8669e6a1a13eb5fda7MD51123456789/577912024-03-05 20:23:20.012oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57791Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-05T23:23:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
title |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
spellingShingle |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Dantas, Isis Nobre CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Educação baseada em competências Ultrassonografia Residência médica Currículo Ensino |
title_short |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
title_full |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
title_fullStr |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
title_full_unstemmed |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
title_sort |
Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem |
author |
Dantas, Isis Nobre |
author_facet |
Dantas, Isis Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5303691662035807 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8765-8571 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4265369922470937 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Tertulino, Franklin de Freitas |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Diniz Júnior, José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Isis Nobre |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Diniz, Rosiane Viana Zuza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vilar, Maria José Pereira |
contributor_str_mv |
Diniz, Rosiane Viana Zuza Vilar, Maria José Pereira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Educação baseada em competências Ultrassonografia Residência médica Currículo Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação baseada em competências Ultrassonografia Residência médica Currículo Ensino |
description |
O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. O ensino baseado em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nesses ambientes, surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores e as competências para o primeiro ano de Residência Médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-05T23:22:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-05T23:22:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Isis Nobre. Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Orientadora: Dra. Maria José Pereira Vilar. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Isis Nobre. Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Orientadora: Dra. Maria José Pereira Vilar. 2023. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57791/1/Matrizcompetenciasarea_Dantas_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9b2a52a8ac6fb8669e6a1a13eb5fda7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117766593904640 |