Necessidades de informação e o ‘usuário interno’: o caso da biblioteca central Zila Mamede
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39652 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou verificar as necessidades de informação de uma categoria especifica de usuários, os ‘usuários internos’. Analisa se a competência informacional destes usuários deve ser fortemente desenvolvida com ações de educação continuada. A quantidade de informações que o homem diariamente recebe para exercer atividades laborais, ou para decidir questões pessoais é grande. Essas informações são expressas de forma oral ou escritas, funcionando como uma bússola na orientação ao homem, para que o mesmo possa compreender o mundo a sua volta. Aborda o surgimento e a evolução da biblioteca, bem como o profissional bibliotecário enquanto agente atuante e participativo nesta evolução. Destinadas a ter como público apenas os nobres, a eles o acesso à informação era factual. Ainda assim, não havia a preocupação em ter um público a quem deveria prestava serviço. Destaca as inovações nos estudos de usuários, em que eles passam a ser razão de ser da biblioteca, bem como a abordagem tradicional e a abordagem alternativa, mesmo com suas distintas divergências, ambas há predominante participação do usuário. Metodologicamente o estudo possui abordagem quantiqualitativa, de natureza exploratória em que a ida a campo se torna essencial para a aplicação dos instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Tem como sujeito uma amostragem de “bolsistas de apoio técnico” da Biblioteca Central Zila Mamede; a quem o fito da pesquisa é factual; foi pertinente ainda a realização de entrevista com chefes de alguns setores da Coordenadoria de Apoio ao Usuário e com a diretoria. Os dados coletados indicam que a necessidade de informação dos ‘usuários internos’ são pontuais, facilmente solucionadas e que desenvolvidas no cotidiano, mas, que estes usuários buscam um conhecimento e experiência para sua formação profissional, mesmo sendo ele ainda um aluno da UFRN. Conclui-se que apesar de haver uma satisfação da busca do desempenho profissional destes usuários, é necessário que exista um fluxograma de atividades incluindo a rotatividade em tempo determinado, para que o mesmo conheça outros setores da instituição, garantindo assim o conhecimento e experiência profissional destes usuários. Sugere que a resolução da “bolsa de apoio técnico” tenha descrita as atividades dos “bolsistas” com exatidão para que tanto “bolsista” como a instituição que necessite do auxílio deste nas atividades, saibam suas reais atribuições. |
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