O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Kadma Lanubia da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30755
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos por professores bacharéis iniciantes no ensino superior às experiências formativas para o seu fazer docente e analisar as contribuições da formação (potenciais de bloqueios e potenciais de mudanças) na prática docente de professores bacharéis iniciantes no ensino superior. Partimos da seguinte questão: que experiências formativas do professor bacharel contribuem para a sua prática docente iniciante no ensino superior? Pressupomos que ser um professor bacharel iniciante no ensino superior se faz em um processo de contribuições díspares, em um conjunto complexo de experiências formativas. Tomamos como unidade de referência as falas de 13 professores bacharéis iniciantes no ensino superior, egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar os objetivos da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva, que tem como fundamento a análise compreensiva das falas. Elegemos como princípios teórico-metodológicos a multirreferencialidade, o sentido social e a configuração de interdependência. Os resultados revelaram um processo amplo de formação instituído nas relações sociais estabelecidas pelos professores bacharéis em suas pertenças. Os sentidos encontram-se nas valorações que dão à formação na prática. As contribuiçoes das experiências formativas materializam-se no fazer docente, envolvendo: a) bloqueios como desvalorização docente, imagem do professor jovem e relações institucionais autoritárias nas IES públicas e privadas; b) mudanças como o reconhecimento da docência, status, relações institucionais mobilizadoras e desejos pessoais; e c) estratégias ligadas aos processos dilemáticos que envolvem a solidão do aluno versus mobilização da autonomia e gestão do tempo versus novas aprendizagens.
id UFRN_e70aa720cbcce89debef6403fc84ac28
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30755
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Maia, Kadma Lanubia da SilvaFerreira, Adir LuizLira, Andre Augusto DinizMelo, Elda Silva do NascimentoAndrade, Erika dos Reis GusmaoAraújo, Hilda Mara LopesPinheiro, Rosa AparecidaSilva, Rosalia de Fatima e2020-11-28T18:48:41Z2020-11-28T18:48:41Z2020-08-21MAIA, Kadma Lanubia da Silva. O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN . 2020. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30755Esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos por professores bacharéis iniciantes no ensino superior às experiências formativas para o seu fazer docente e analisar as contribuições da formação (potenciais de bloqueios e potenciais de mudanças) na prática docente de professores bacharéis iniciantes no ensino superior. Partimos da seguinte questão: que experiências formativas do professor bacharel contribuem para a sua prática docente iniciante no ensino superior? Pressupomos que ser um professor bacharel iniciante no ensino superior se faz em um processo de contribuições díspares, em um conjunto complexo de experiências formativas. Tomamos como unidade de referência as falas de 13 professores bacharéis iniciantes no ensino superior, egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar os objetivos da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva, que tem como fundamento a análise compreensiva das falas. Elegemos como princípios teórico-metodológicos a multirreferencialidade, o sentido social e a configuração de interdependência. Os resultados revelaram um processo amplo de formação instituído nas relações sociais estabelecidas pelos professores bacharéis em suas pertenças. Os sentidos encontram-se nas valorações que dão à formação na prática. As contribuiçoes das experiências formativas materializam-se no fazer docente, envolvendo: a) bloqueios como desvalorização docente, imagem do professor jovem e relações institucionais autoritárias nas IES públicas e privadas; b) mudanças como o reconhecimento da docência, status, relações institucionais mobilizadoras e desejos pessoais; e c) estratégias ligadas aos processos dilemáticos que envolvem a solidão do aluno versus mobilização da autonomia e gestão do tempo versus novas aprendizagens.This research aimed to understand the meanings attributed to beginning teachers in higher education to their training experiences and to analyse their educational contributions (potential obstructions and changes) in their teaching practices. The following question was asked: what training experiences of the graduate teacher contributes to their initial teaching practice in higher education? The assumption that being a novice higher education teacher involves a process of disparate contributions in a complex set of formative experiences was taken. A group of 13 teachers, who graduated from a master's degree in business administration at the Federal University of Rio Grande do Norte and recently started their careers in higher education, were comprehensively interviewed. The methodology involved a full analysis of their spoken statements. As theoretical-methodological principles the multi-referentiality, the social meaning and the configuration of interdependence were applied. The results revealed a broad training process instituted in the social relations established by the beginning teachers in their belongings. The meanings are found in the valuations that they give to the training in practice. The contributions of formative experiences are materialized in teaching practice involving: a) obstructions such as teacher devaluation, the image of a young teacher and authoritarian institutional relations in public and private higher education institutions; b) changes to the recognition of teaching, status, mobilizing institutional relationships and personal desires; c) strategies linked to dilemmatic processes that involve the student's loneliness versus autonomy mobilization and time management versus new learningUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilFormação Docente. Docência Universitária. Professor iniciante.Teacher trainingBeginning teacherHigher education teachingO Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdfapplication/pdf1757648https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30755/1/KadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf11c586f3aeebec52cd7686e4ea591131MD51TEXTKadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.txtKadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain614234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30755/2/KadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.txt6776cf407358147e2c60cf240f800d16MD52THUMBNAILKadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.jpgKadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30755/3/KadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.jpg4920f1e856a5c893c80ac35891e4a857MD53123456789/307552020-11-29 04:44:57.323oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30755Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:44:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
title O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
spellingShingle O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
Maia, Kadma Lanubia da Silva
Formação Docente. Docência Universitária. Professor iniciante.
Teacher training
Beginning teacher
Higher education teaching
title_short O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
title_full O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
title_fullStr O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
title_full_unstemmed O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
title_sort O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
author Maia, Kadma Lanubia da Silva
author_facet Maia, Kadma Lanubia da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lira, Andre Augusto Diniz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmao
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Araújo, Hilda Mara Lopes
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Kadma Lanubia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fatima e
contributor_str_mv Silva, Rosalia de Fatima e
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Docência Universitária. Professor iniciante.
Teacher training
Beginning teacher
Higher education teaching
topic Formação Docente. Docência Universitária. Professor iniciante.
Teacher training
Beginning teacher
Higher education teaching
description Esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos por professores bacharéis iniciantes no ensino superior às experiências formativas para o seu fazer docente e analisar as contribuições da formação (potenciais de bloqueios e potenciais de mudanças) na prática docente de professores bacharéis iniciantes no ensino superior. Partimos da seguinte questão: que experiências formativas do professor bacharel contribuem para a sua prática docente iniciante no ensino superior? Pressupomos que ser um professor bacharel iniciante no ensino superior se faz em um processo de contribuições díspares, em um conjunto complexo de experiências formativas. Tomamos como unidade de referência as falas de 13 professores bacharéis iniciantes no ensino superior, egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar os objetivos da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva, que tem como fundamento a análise compreensiva das falas. Elegemos como princípios teórico-metodológicos a multirreferencialidade, o sentido social e a configuração de interdependência. Os resultados revelaram um processo amplo de formação instituído nas relações sociais estabelecidas pelos professores bacharéis em suas pertenças. Os sentidos encontram-se nas valorações que dão à formação na prática. As contribuiçoes das experiências formativas materializam-se no fazer docente, envolvendo: a) bloqueios como desvalorização docente, imagem do professor jovem e relações institucionais autoritárias nas IES públicas e privadas; b) mudanças como o reconhecimento da docência, status, relações institucionais mobilizadoras e desejos pessoais; e c) estratégias ligadas aos processos dilemáticos que envolvem a solidão do aluno versus mobilização da autonomia e gestão do tempo versus novas aprendizagens.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-28T18:48:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-28T18:48:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAIA, Kadma Lanubia da Silva. O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN . 2020. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30755
identifier_str_mv MAIA, Kadma Lanubia da Silva. O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN . 2020. 226f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30755/1/KadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30755/2/KadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30755/3/KadmaLanubiaDaSilvaMaia_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11c586f3aeebec52cd7686e4ea591131
6776cf407358147e2c60cf240f800d16
4920f1e856a5c893c80ac35891e4a857
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117723996553216