Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Telma Maria de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27241
Resumo: Este trabalho se originou das nossas preocupações com o (in)sucesso escolar na alfabetização de crianças do sistema público de educação, direcionando nosso interesse à formação do professor alfabetizador de turmas multisseriadas da Educação do Campo. Como professora do curso de Pedagogia de uma IES, tivemos uma convivência muito próxima de alunos que atuavam como docentes dessas turmas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas rurais, em situação de insucesso escolar, sobretudo nas práticas de alfabetizar letrando. Pela relevância da experiência sobredita, nos motivamos a definir como objeto de estudo da nossa Pesquisa - necessidades da formação docente de professores para alfabetizar letrando alunos no contexto de salas multisseriadas da Educação do Campo. Tendo como referência uma concepção de formação continuada que articula o processo de formação e profissionalização dos docentes com as demandas dos seus espaços de trabalho, definimos como objetivo investigar necessidades formativas que, sob a perspectiva de professores alfabetizadores, têm se evidenciado no exercício docente de alfabetizar letrando alunos do Ciclo de Alfabetização de salas multisseriadas de Escolas do Campo. Ainda como pretensão da pesquisa, as necessidades formativas, construídas ao longo do estudo, foram materializadas em Elementos Constitutivos de um Programa de Formação que deverá ter como eixo norteador as supracitadas Necessidades de Formação Docente de Professores Alfabetizadores. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso do Tipo Etnográfico e como procedimentos para a construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental, a Observação, o Diário de Campo e a Técnica Balanço do Saber. Nosso campo empírico está formado por três Escolas Municipais, da zona rural do município de Espírito Santo/RN. Os sujeitos da pesquisa são três professoras alfabetizadoras que atuam nas referidas turmas no Ciclo de Alfabetização e três assessoras pedagógicas que dão suporte pedagógico às escolas selecionadas. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu o Tema “Docência em Alfabetização/Letramento na Educação do Campo”, com uma categoria e três subcategorias, que se seguem: 1) Conteúdos Programáticos Transversais à Alfabetização/Letramento; 2) Conteúdos Programáticos Específicos da Alfabetização/Letramento; 3) Princípios/Procedimentos teórico-metodológicos na Alfabetização/Letramento da Educação do Campo - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise. Além de resultados interessantes acerca da formação inicial e continuada de professores, a pesquisa tem nos permitido refletir e reconhecer a importância de estudos que considerem dificuldades, carências expectativas e necessidades da formação docente. Ademais, os resultados indicam que a análise de necessidades da formação docente poderá ensejar a construção de programas e/ou cursos de formação mais significativos e pertinentes, porque sintonizados com necessidades formativas, reveladas em situações reais do cotidiano de professores e professoras.
id UFRN_e7fbbfff5d43bf3ffe1b65eb09a89e12
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27241
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Telma Maria de FreitasMaciel, Débora Amorim Gomes da CostaSilva, Luzia Guacira dos SantosStamatto, Maria Inês SucupiraBarbosa, Silvia Maria CostaCampelo, Maria Estela Costa Holanda2019-07-08T18:07:11Z2019-07-08T18:07:11Z2019-02-27ARAÚJO, Telma Maria de Freitas. Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?. 2019. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27241Este trabalho se originou das nossas preocupações com o (in)sucesso escolar na alfabetização de crianças do sistema público de educação, direcionando nosso interesse à formação do professor alfabetizador de turmas multisseriadas da Educação do Campo. Como professora do curso de Pedagogia de uma IES, tivemos uma convivência muito próxima de alunos que atuavam como docentes dessas turmas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas rurais, em situação de insucesso escolar, sobretudo nas práticas de alfabetizar letrando. Pela relevância da experiência sobredita, nos motivamos a definir como objeto de estudo da nossa Pesquisa - necessidades da formação docente de professores para alfabetizar letrando alunos no contexto de salas multisseriadas da Educação do Campo. Tendo como referência uma concepção de formação continuada que articula o processo de formação e profissionalização dos docentes com as demandas dos seus espaços de trabalho, definimos como objetivo investigar necessidades formativas que, sob a perspectiva de professores alfabetizadores, têm se evidenciado no exercício docente de alfabetizar letrando alunos do Ciclo de Alfabetização de salas multisseriadas de Escolas do Campo. Ainda como pretensão da pesquisa, as necessidades formativas, construídas ao longo do estudo, foram materializadas em Elementos Constitutivos de um Programa de Formação que deverá ter como eixo norteador as supracitadas Necessidades de Formação Docente de Professores Alfabetizadores. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso do Tipo Etnográfico e como procedimentos para a construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental, a Observação, o Diário de Campo e a Técnica Balanço do Saber. Nosso campo empírico está formado por três Escolas Municipais, da zona rural do município de Espírito Santo/RN. Os sujeitos da pesquisa são três professoras alfabetizadoras que atuam nas referidas turmas no Ciclo de Alfabetização e três assessoras pedagógicas que dão suporte pedagógico às escolas selecionadas. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu o Tema “Docência em Alfabetização/Letramento na Educação do Campo”, com uma categoria e três subcategorias, que se seguem: 1) Conteúdos Programáticos Transversais à Alfabetização/Letramento; 2) Conteúdos Programáticos Específicos da Alfabetização/Letramento; 3) Princípios/Procedimentos teórico-metodológicos na Alfabetização/Letramento da Educação do Campo - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise. Além de resultados interessantes acerca da formação inicial e continuada de professores, a pesquisa tem nos permitido refletir e reconhecer a importância de estudos que considerem dificuldades, carências expectativas e necessidades da formação docente. Ademais, os resultados indicam que a análise de necessidades da formação docente poderá ensejar a construção de programas e/ou cursos de formação mais significativos e pertinentes, porque sintonizados com necessidades formativas, reveladas em situações reais do cotidiano de professores e professoras.This study originated from concerns regarding school failure in the literacy education of children inserted into the public education system, focusing on the training that teachers responsible for literating multigrade classes are subjected to. As a professor of Pedagogy of a Higher Education Institution, it was possible to develop a close relationship with students who worked as teachers of these classes - in a context of school failure - in the early years of basic education of rural schools, especially in literacy education practices. Due to the importance of the experience forementioned, the study object defined in this research was the demands for teacher training to literate multigrade class students of rural schools. Therefore, the main goal of this study is to investigate the demands for teacher training that emerged during the practice of teaching students of primary education of multigrade classes of rural schools. The conception that continuous teacher training articulates the process of training and professionalization of teachers with the demands of their workplaces was used as background. This research also intended to materialize the necessities of teacher training, which were raised during the study, in elements that constitute a Teacher Education Program. This program should be guided by the necessity of teacher training. The theoretical background used in this research was based primarily on Rodrigues (2006) and Rodrigues and Esteves (1993), which are renowned references in the analysis of teacher training demands. Due to its complexity, the research used a qualitative approach by means of an ethnographic analysis. Data collection was conducted through the application of questionnaire, interview, documental analysis, observation and the Balance of Knowledge technique. Three different public schools, which are located in the rural area of Espírito Santo/RN, composed the sample space investigated in this study. The subjects under analysis were three literacy teachers, who worked in classes of primary education, and three assistant professors, who were responsible for guiding the referred professors. The theme “Literacy education/Literacy in rural education” emerged from the data analysis, which was based on content analysis methodology and contains a defined category and three subcategories: (I) programmatic contents connected to literacy; (II) specific programmatic contents of literacy; (III) theoretical and methodological principles/procedures of literacy in rural education. Furthermore, it is important to emphasize that each subcategory has its own analysis‟ indicator. Besides interesting results gathered during initial and continuous teachers‟ training, this research made possible to balance and recognize the importance of studies that comprise difficulties, deficiency, expectations and demands for teacher training. At last, the results indicated that the analysis of teacher training demands could lead to the implementation of more significant and relevant training programs and/or courses attuned to teacher training demands, which are revealed in the daily life of educators.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONecessidades da formação docenteAlfabetizar letrandoEducação do campoSalas multisseriadasAlfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAlfabetizarletrandoalunos_Araújo_2019.pdf.txtAlfabetizarletrandoalunos_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain525481https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27241/2/Alfabetizarletrandoalunos_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt64eaf0aa1f8a6ee7720fe6bd59c48804MD52THUMBNAILAlfabetizarletrandoalunos_Araújo_2019.pdf.jpgAlfabetizarletrandoalunos_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27241/3/Alfabetizarletrandoalunos_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg819611a31f10b37c4f941638be47cf1fMD53ORIGINALAlfabetizarletrandoalunos_Araújo_2019.pdfapplication/pdf6731598https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27241/1/Alfabetizarletrandoalunos_Ara%c3%bajo_2019.pdf42683e286546d571f656a94b18e48774MD51123456789/272412019-07-14 02:11:51.925oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27241Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-14T05:11:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
title Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
spellingShingle Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
Araújo, Telma Maria de Freitas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Necessidades da formação docente
Alfabetizar letrando
Educação do campo
Salas multisseriadas
title_short Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
title_full Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
title_fullStr Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
title_full_unstemmed Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
title_sort Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?
author Araújo, Telma Maria de Freitas
author_facet Araújo, Telma Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maciel, Débora Amorim Gomes da Costa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Barbosa, Silvia Maria Costa
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Telma Maria de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campelo, Maria Estela Costa Holanda
contributor_str_mv Campelo, Maria Estela Costa Holanda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Necessidades da formação docente
Alfabetizar letrando
Educação do campo
Salas multisseriadas
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades da formação docente
Alfabetizar letrando
Educação do campo
Salas multisseriadas
description Este trabalho se originou das nossas preocupações com o (in)sucesso escolar na alfabetização de crianças do sistema público de educação, direcionando nosso interesse à formação do professor alfabetizador de turmas multisseriadas da Educação do Campo. Como professora do curso de Pedagogia de uma IES, tivemos uma convivência muito próxima de alunos que atuavam como docentes dessas turmas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas rurais, em situação de insucesso escolar, sobretudo nas práticas de alfabetizar letrando. Pela relevância da experiência sobredita, nos motivamos a definir como objeto de estudo da nossa Pesquisa - necessidades da formação docente de professores para alfabetizar letrando alunos no contexto de salas multisseriadas da Educação do Campo. Tendo como referência uma concepção de formação continuada que articula o processo de formação e profissionalização dos docentes com as demandas dos seus espaços de trabalho, definimos como objetivo investigar necessidades formativas que, sob a perspectiva de professores alfabetizadores, têm se evidenciado no exercício docente de alfabetizar letrando alunos do Ciclo de Alfabetização de salas multisseriadas de Escolas do Campo. Ainda como pretensão da pesquisa, as necessidades formativas, construídas ao longo do estudo, foram materializadas em Elementos Constitutivos de um Programa de Formação que deverá ter como eixo norteador as supracitadas Necessidades de Formação Docente de Professores Alfabetizadores. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso do Tipo Etnográfico e como procedimentos para a construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental, a Observação, o Diário de Campo e a Técnica Balanço do Saber. Nosso campo empírico está formado por três Escolas Municipais, da zona rural do município de Espírito Santo/RN. Os sujeitos da pesquisa são três professoras alfabetizadoras que atuam nas referidas turmas no Ciclo de Alfabetização e três assessoras pedagógicas que dão suporte pedagógico às escolas selecionadas. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu o Tema “Docência em Alfabetização/Letramento na Educação do Campo”, com uma categoria e três subcategorias, que se seguem: 1) Conteúdos Programáticos Transversais à Alfabetização/Letramento; 2) Conteúdos Programáticos Específicos da Alfabetização/Letramento; 3) Princípios/Procedimentos teórico-metodológicos na Alfabetização/Letramento da Educação do Campo - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise. Além de resultados interessantes acerca da formação inicial e continuada de professores, a pesquisa tem nos permitido refletir e reconhecer a importância de estudos que considerem dificuldades, carências expectativas e necessidades da formação docente. Ademais, os resultados indicam que a análise de necessidades da formação docente poderá ensejar a construção de programas e/ou cursos de formação mais significativos e pertinentes, porque sintonizados com necessidades formativas, reveladas em situações reais do cotidiano de professores e professoras.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-08T18:07:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-08T18:07:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Telma Maria de Freitas. Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?. 2019. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27241
identifier_str_mv ARAÚJO, Telma Maria de Freitas. Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente?. 2019. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27241/2/Alfabetizarletrandoalunos_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27241/3/Alfabetizarletrandoalunos_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27241/1/Alfabetizarletrandoalunos_Ara%c3%bajo_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64eaf0aa1f8a6ee7720fe6bd59c48804
819611a31f10b37c4f941638be47cf1f
42683e286546d571f656a94b18e48774
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832850593120256