(Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Adriana Rosa da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20985
Resumo: Tendo em vista a multiplicidade de linguagens e mídias presentes nos textos contemporâneos, o trabalho com os gêneros digitais caracteriza-se essencial para o ensino de leitura e escrita. Os meios virtuais já estão presentes em várias atividades cotidianas que requerem o uso da língua. Isso mostra que o mundo globalizado traz novas exigências de letramento e diversas práticas de leitura. Considerando essa perspectiva, propomos trabalhar os multiletramentos presentes nos novos textos a partir dos pressupostos enunciativos discursivos bakhtinianos. Para isso, optamos por constituir como objeto de investigação/intervenção o miniconto de terror, gênero discursivo multimodal, por se tratar de um enunciado multissemiótico de circulação digital/virtual. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de compreender como o ensino desse gênero pode contribuir para o desenvolvimento dos saberes relacionados à leitura e à produção textual exigidas pelos multiletramentos, através da execução de uma Sequência Didática, em sala de aula, especificamente para duas turmas do Ensino Fundamental, 7º e 8º anos, de escola pública. A pesquisa se fundamentou na teoria de Bakhtin e o Círculo (2009, 2011) sobre gêneros numa perspectiva dialógica e na proposta de Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino de texto por meio de Sequências Didáticas. Recorremos, ainda, aos preceitos dos multiletramentos enfocados em ROJO (2012, 2013). A metodologia utilizada assentou-se numa abordagem qualitativa dos dados. Consideramos na análise dos minicontos produzidos pelos alunos o hibridismo próprio dos multiletramentos, as características discursivas tais como composição, estilo e conteúdo temático, bem como as relações de dialogicidade presentes nesses enunciados. Ao final da pesquisa, percebemos que a nossa intervenção contribuiu para a ampliação dos saberes dos sujeitos envolvidos relacionados à leitura e produção de gênero multimodal.
id UFRN_e82e586aaf3021083dca6afccb91e0fe
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20985
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cabral, Adriana Rosa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4962238096242434http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Rocha, Ana Virginia Lima da SilvaPedrosa, Cleide Emilia Fayehttp://lattes.cnpq.br/0743019098101887Campos, Sulemi Fabianohttp://lattes.cnpq.br/4256675396235128Alves, Maria da Penha Casado2016-07-19T21:31:17Z2016-07-19T21:31:17Z2015-08-12CABRAL, Adriana Rosa da Silva. (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal. 2015. 228f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20985Tendo em vista a multiplicidade de linguagens e mídias presentes nos textos contemporâneos, o trabalho com os gêneros digitais caracteriza-se essencial para o ensino de leitura e escrita. Os meios virtuais já estão presentes em várias atividades cotidianas que requerem o uso da língua. Isso mostra que o mundo globalizado traz novas exigências de letramento e diversas práticas de leitura. Considerando essa perspectiva, propomos trabalhar os multiletramentos presentes nos novos textos a partir dos pressupostos enunciativos discursivos bakhtinianos. Para isso, optamos por constituir como objeto de investigação/intervenção o miniconto de terror, gênero discursivo multimodal, por se tratar de um enunciado multissemiótico de circulação digital/virtual. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de compreender como o ensino desse gênero pode contribuir para o desenvolvimento dos saberes relacionados à leitura e à produção textual exigidas pelos multiletramentos, através da execução de uma Sequência Didática, em sala de aula, especificamente para duas turmas do Ensino Fundamental, 7º e 8º anos, de escola pública. A pesquisa se fundamentou na teoria de Bakhtin e o Círculo (2009, 2011) sobre gêneros numa perspectiva dialógica e na proposta de Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino de texto por meio de Sequências Didáticas. Recorremos, ainda, aos preceitos dos multiletramentos enfocados em ROJO (2012, 2013). A metodologia utilizada assentou-se numa abordagem qualitativa dos dados. Consideramos na análise dos minicontos produzidos pelos alunos o hibridismo próprio dos multiletramentos, as características discursivas tais como composição, estilo e conteúdo temático, bem como as relações de dialogicidade presentes nesses enunciados. Ao final da pesquisa, percebemos que a nossa intervenção contribuiu para a ampliação dos saberes dos sujeitos envolvidos relacionados à leitura e produção de gênero multimodal.Given the multiplicity of languages and media present in contemporary texts, the work with digital genres characterizes itself as essential for teaching, reading and writing. Virtual media is already present in many dayly activities that require the use of language. This shows that the globalized world brings new demands of literacy and various reading practices. Given this perspective, we propose to work the multiliteracies present in the new texts from the enunciative discourse Bakhtinian assumptions. For this, we chose to be as the object of research / intervention, the horror flash fiction multimodal discursive genre, because it is a multissemiótico digital statement of virtual circulation. In this context, this study aimed to understand how the teaching of this kind can contribute to the development of knowledge related to reading and text production, required by multiliteracies, by performing a Didactic Sequence in the classroom, specifically for two classes of elementary school, 7th and 8th grades of public school. The research was based on Bakhtin's theory and the Circle (2009, 2011) on gender perspective in a dialogic and the proposed Dolz and Schneuwly (2004) for the text of teaching through sequences Teaching. We also use the precepts of multiliteracies focused on Rojo (2012, 2013). The methodology used was based on a qualitative approach. We consider the analysis of minicontos produced by students, it's own hibridism of multiliteracies, the discursive characteristics such as composition, style and subject content, in addition to relations dialogicity present in these statements. At the end of the study, we realized that our intervention contributed to the expansion of knowledge of the subjects involved related to reading and multimodal genre production.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMultiletramentosEnsino de leitura e de escritaGênero discursivo multimodalMiniconto de terrorSequência didática(Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdfAdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdfapplication/pdf35682251https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20985/1/AdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdfdd0fb6e535a6d5df8002c4dbde4dd80fMD51TEXTAdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.txtAdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain270441https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20985/6/AdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.txt5f06228093732b0e5cc4adc8f6bee4d7MD56THUMBNAILAdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.jpgAdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2256https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20985/7/AdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.jpgd8c5fda977cbd1006d334cfde897cc7dMD57123456789/209852017-11-02 20:07:36.628oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20985Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T23:07:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
title (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
spellingShingle (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
Cabral, Adriana Rosa da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Multiletramentos
Ensino de leitura e de escrita
Gênero discursivo multimodal
Miniconto de terror
Sequência didática
title_short (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
title_full (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
title_fullStr (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
title_full_unstemmed (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
title_sort (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal
author Cabral, Adriana Rosa da Silva
author_facet Cabral, Adriana Rosa da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4962238096242434
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rocha, Ana Virginia Lima da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pedrosa, Cleide Emilia Faye
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0743019098101887
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4256675396235128
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Adriana Rosa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Multiletramentos
Ensino de leitura e de escrita
Gênero discursivo multimodal
Miniconto de terror
Sequência didática
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Ensino de leitura e de escrita
Gênero discursivo multimodal
Miniconto de terror
Sequência didática
description Tendo em vista a multiplicidade de linguagens e mídias presentes nos textos contemporâneos, o trabalho com os gêneros digitais caracteriza-se essencial para o ensino de leitura e escrita. Os meios virtuais já estão presentes em várias atividades cotidianas que requerem o uso da língua. Isso mostra que o mundo globalizado traz novas exigências de letramento e diversas práticas de leitura. Considerando essa perspectiva, propomos trabalhar os multiletramentos presentes nos novos textos a partir dos pressupostos enunciativos discursivos bakhtinianos. Para isso, optamos por constituir como objeto de investigação/intervenção o miniconto de terror, gênero discursivo multimodal, por se tratar de um enunciado multissemiótico de circulação digital/virtual. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de compreender como o ensino desse gênero pode contribuir para o desenvolvimento dos saberes relacionados à leitura e à produção textual exigidas pelos multiletramentos, através da execução de uma Sequência Didática, em sala de aula, especificamente para duas turmas do Ensino Fundamental, 7º e 8º anos, de escola pública. A pesquisa se fundamentou na teoria de Bakhtin e o Círculo (2009, 2011) sobre gêneros numa perspectiva dialógica e na proposta de Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino de texto por meio de Sequências Didáticas. Recorremos, ainda, aos preceitos dos multiletramentos enfocados em ROJO (2012, 2013). A metodologia utilizada assentou-se numa abordagem qualitativa dos dados. Consideramos na análise dos minicontos produzidos pelos alunos o hibridismo próprio dos multiletramentos, as características discursivas tais como composição, estilo e conteúdo temático, bem como as relações de dialogicidade presentes nesses enunciados. Ao final da pesquisa, percebemos que a nossa intervenção contribuiu para a ampliação dos saberes dos sujeitos envolvidos relacionados à leitura e produção de gênero multimodal.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-19T21:31:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-19T21:31:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CABRAL, Adriana Rosa da Silva. (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal. 2015. 228f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20985
identifier_str_mv CABRAL, Adriana Rosa da Silva. (Re)criando (mini)contos de terror: uma experiência de ensino de leitura e escrita de gênero multimodal. 2015. 228f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20985/1/AdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20985/6/AdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20985/7/AdrianaRosaDaSilvaCabral_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd0fb6e535a6d5df8002c4dbde4dd80f
5f06228093732b0e5cc4adc8f6bee4d7
d8c5fda977cbd1006d334cfde897cc7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833004309118976