Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837 |
Resumo: | Neste estudo, procurou-se analisar as implicações pedagógicas da utilização de glossários terminológicos, produtos que abarcam um conjunto de termos ou vocabulário de uma determinada especialidade, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, bem como identificar os processos de produção de glossários e sua utilização, caracterizar os glossários terminológicos em Libras concernentes com o curso e analisar o uso de glossários terminológicos em Libras e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. A pesquisa envolveu uma docente surda e três estudantes surdos de uma turma de um componente curricular da referida graduação. Diante da pandemia do Novo Coronavírus, a coleta de dados foi realizada por intermédio da videogravação das aulas síncronas da citada turma, questionários online e sessões de autoscopia com a docente da turma, realizadas em uma plataforma digital. Optou-se, assim, pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, paradigma interpretativo, natureza descritiva e com elementos de um estudo de caso. O design da pesquisa está estruturado com base nos procedimentos da Autoscopia, com a docente realizando a autoanálise de videogravações de suas próprias aulas, e a análise de conteúdo dos dados encontra subsídio na Análise Dialógica do Discurso, corrente teórica do Círculo de Bakhtin. Os resultados foram apresentados por meio de duas categorias de análise: 1) autoscopia e o uso de glossários terminológicos no ensino de estudantes surdos, onde buscou-se evidenciar a reflexão da prática da docente ao longo das aulas e procurou identificar como o glossário se relaciona com o processo de ensino pela docente, e 2) utilização de glossários terminológicos na aprendizagem de estudantes surdos, para apontar o processo de aprendizagem dos discentes surdos através da relação com os glossários. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis da utilização dos glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, como o potencial de versatilidade deste material nas estratégias pedagógicas docentes e a valia educacional deste produto de consulta bilíngue para o auxílio na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os discentes surdos, pois estes veem o glossário terminológico como uma fonte de auxílio mais clara, direta e prática para a utilização nos estudos. O estudo apontou para a necessidade da realização de mais pesquisas científicas no que tange à autoscopia na formação de professores surdos, à produção de mais glossários e à utilização de glossários como materiais didáticos bilíngues em contextos educacionais distintos do pesquisado. Porém, importa considerar que as mudanças são gradativas, pois implicam em rupturas de concepções e práticas enraizadas ao longo do tempo e que não se dão de forma imediata. |
id |
UFRN_e83dbf311b7c949969e0089b07596966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46837 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Mariana Damiãohttp://lattes.cnpq.br/5722173394206041http://lattes.cnpq.br/4756646407294958Santos, Patrícia Tuxi doshttp://lattes.cnpq.br/8079466991155659Fonseca, Gessica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Silva, Luzia Guacira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1032425601643160Vieira, Patrícia AraújoViana, Flavia Roldan2022-04-07T22:38:30Z2022-04-07T22:38:30Z2022-02-11FARIAS, Mariana Damião. Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837Neste estudo, procurou-se analisar as implicações pedagógicas da utilização de glossários terminológicos, produtos que abarcam um conjunto de termos ou vocabulário de uma determinada especialidade, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, bem como identificar os processos de produção de glossários e sua utilização, caracterizar os glossários terminológicos em Libras concernentes com o curso e analisar o uso de glossários terminológicos em Libras e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. A pesquisa envolveu uma docente surda e três estudantes surdos de uma turma de um componente curricular da referida graduação. Diante da pandemia do Novo Coronavírus, a coleta de dados foi realizada por intermédio da videogravação das aulas síncronas da citada turma, questionários online e sessões de autoscopia com a docente da turma, realizadas em uma plataforma digital. Optou-se, assim, pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, paradigma interpretativo, natureza descritiva e com elementos de um estudo de caso. O design da pesquisa está estruturado com base nos procedimentos da Autoscopia, com a docente realizando a autoanálise de videogravações de suas próprias aulas, e a análise de conteúdo dos dados encontra subsídio na Análise Dialógica do Discurso, corrente teórica do Círculo de Bakhtin. Os resultados foram apresentados por meio de duas categorias de análise: 1) autoscopia e o uso de glossários terminológicos no ensino de estudantes surdos, onde buscou-se evidenciar a reflexão da prática da docente ao longo das aulas e procurou identificar como o glossário se relaciona com o processo de ensino pela docente, e 2) utilização de glossários terminológicos na aprendizagem de estudantes surdos, para apontar o processo de aprendizagem dos discentes surdos através da relação com os glossários. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis da utilização dos glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, como o potencial de versatilidade deste material nas estratégias pedagógicas docentes e a valia educacional deste produto de consulta bilíngue para o auxílio na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os discentes surdos, pois estes veem o glossário terminológico como uma fonte de auxílio mais clara, direta e prática para a utilização nos estudos. O estudo apontou para a necessidade da realização de mais pesquisas científicas no que tange à autoscopia na formação de professores surdos, à produção de mais glossários e à utilização de glossários como materiais didáticos bilíngues em contextos educacionais distintos do pesquisado. Porém, importa considerar que as mudanças são gradativas, pois implicam em rupturas de concepções e práticas enraizadas ao longo do tempo e que não se dão de forma imediata.In this study, we sought to analyze the pedagogical implications of the use of terminological glossaries, products that cover a set of terms or vocabulary of a particular specialty, in the teaching and learning process of deaf students of the Licentiate Degree in Languages – Portuguese and Brazilian Sign Language (Libras) of UFRN, as well as identifying the processes of production of glossaries and their use, characterizing the terminological glossaries in Libras concerning the course and analyzing the use of terminological glossaries in Libras and their relationship with the teaching and learning process of deaf students. The research involved a deaf professor and three deaf students from a class of a curricular component of that graduation. In view of the New Coronavirus pandemic, data collection was carried out through video recording of the synchronous classes of the aforementioned class, online questionnaires and autoscopy sessions with the class teacher, carried out on a digital platform. Thus, it was decided to carry out a research with a qualitative approach, interpretive paradigm, descriptive nature and with elements of a case study. The research design is structured based on the Autoscopy procedures, with the teacher performing the self-analysis of video recordings of her own classes, and the data content analysis is subsidized in the Dialogic Discourse Analysis, theoretical current of the Bakhtin Circle. The results were presented through two categories of analysis: 1) autoscopy and the use of terminological glossaries in the teaching of deaf students, which sought to highlight the reflection of the teacher's practice throughout the classes and sought to identify how the glossary relates to the teaching process by the teacher, and 2) use of terminological glossaries in the learning of deaf students, to point out the learning process of deaf students through the relationship with glossaries. The results found allow us to highlight important aspects in the favorable pedagogical implications of the use of terminological glossaries in the teaching and learning process of deaf students in the Licentiate Degree Course in Languages – Portuguese and Libras at UFRN, such as the potential versatility of this material in teaching pedagogical strategies and the educational value of this bilingual consultation product to help deaf students learn Portuguese as a second language, as they see the terminology glossary as a clearer, more direct and practical source of help for their use in studies. The study pointed to the need to carry out more scientific researches with regard to autoscopy in the training of deaf teachers, the production of more glossaries and the use of glossaries as bilingual teaching materials in educational contexts other than the one researched. However, it is important to consider that the changes are gradual, as they imply ruptures of concepts and practices rooted over time and that do not take place immediately.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilGlossários terminológicosLibrasEducação bilíngueEnsino e aprendizagemEstudantes surdosAnálise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseusoglossarios_Farias_2022.pdfapplication/pdf1811345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46837/1/Analiseusoglossarios_Farias_2022.pdf73be76990ad7f6bafb0b65c9ac5a55d5MD51123456789/468372022-05-02 12:24:54.543oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN |
title |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN |
spellingShingle |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN Farias, Mariana Damião Glossários terminológicos Libras Educação bilíngue Ensino e aprendizagem Estudantes surdos |
title_short |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN |
title_full |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN |
title_fullStr |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN |
title_full_unstemmed |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN |
title_sort |
Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN |
author |
Farias, Mariana Damião |
author_facet |
Farias, Mariana Damião |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5722173394206041 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4756646407294958 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Patrícia Tuxi dos |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8079466991155659 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Fonseca, Gessica Fabiely |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2836927327702138 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Luzia Guacira dos Santos |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1032425601643160 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Vieira, Patrícia Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Mariana Damião |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, Flavia Roldan |
contributor_str_mv |
Viana, Flavia Roldan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Glossários terminológicos Libras Educação bilíngue Ensino e aprendizagem Estudantes surdos |
topic |
Glossários terminológicos Libras Educação bilíngue Ensino e aprendizagem Estudantes surdos |
description |
Neste estudo, procurou-se analisar as implicações pedagógicas da utilização de glossários terminológicos, produtos que abarcam um conjunto de termos ou vocabulário de uma determinada especialidade, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, bem como identificar os processos de produção de glossários e sua utilização, caracterizar os glossários terminológicos em Libras concernentes com o curso e analisar o uso de glossários terminológicos em Libras e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. A pesquisa envolveu uma docente surda e três estudantes surdos de uma turma de um componente curricular da referida graduação. Diante da pandemia do Novo Coronavírus, a coleta de dados foi realizada por intermédio da videogravação das aulas síncronas da citada turma, questionários online e sessões de autoscopia com a docente da turma, realizadas em uma plataforma digital. Optou-se, assim, pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, paradigma interpretativo, natureza descritiva e com elementos de um estudo de caso. O design da pesquisa está estruturado com base nos procedimentos da Autoscopia, com a docente realizando a autoanálise de videogravações de suas próprias aulas, e a análise de conteúdo dos dados encontra subsídio na Análise Dialógica do Discurso, corrente teórica do Círculo de Bakhtin. Os resultados foram apresentados por meio de duas categorias de análise: 1) autoscopia e o uso de glossários terminológicos no ensino de estudantes surdos, onde buscou-se evidenciar a reflexão da prática da docente ao longo das aulas e procurou identificar como o glossário se relaciona com o processo de ensino pela docente, e 2) utilização de glossários terminológicos na aprendizagem de estudantes surdos, para apontar o processo de aprendizagem dos discentes surdos através da relação com os glossários. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis da utilização dos glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, como o potencial de versatilidade deste material nas estratégias pedagógicas docentes e a valia educacional deste produto de consulta bilíngue para o auxílio na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os discentes surdos, pois estes veem o glossário terminológico como uma fonte de auxílio mais clara, direta e prática para a utilização nos estudos. O estudo apontou para a necessidade da realização de mais pesquisas científicas no que tange à autoscopia na formação de professores surdos, à produção de mais glossários e à utilização de glossários como materiais didáticos bilíngues em contextos educacionais distintos do pesquisado. Porém, importa considerar que as mudanças são gradativas, pois implicam em rupturas de concepções e práticas enraizadas ao longo do tempo e que não se dão de forma imediata. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T22:38:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-07T22:38:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIAS, Mariana Damião. Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Mariana Damião. Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46837/1/Analiseusoglossarios_Farias_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73be76990ad7f6bafb0b65c9ac5a55d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832916933378048 |