Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Mariana Damião
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837
Resumo: Neste estudo, procurou-se analisar as implicações pedagógicas da utilização de glossários terminológicos, produtos que abarcam um conjunto de termos ou vocabulário de uma determinada especialidade, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, bem como identificar os processos de produção de glossários e sua utilização, caracterizar os glossários terminológicos em Libras concernentes com o curso e analisar o uso de glossários terminológicos em Libras e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. A pesquisa envolveu uma docente surda e três estudantes surdos de uma turma de um componente curricular da referida graduação. Diante da pandemia do Novo Coronavírus, a coleta de dados foi realizada por intermédio da videogravação das aulas síncronas da citada turma, questionários online e sessões de autoscopia com a docente da turma, realizadas em uma plataforma digital. Optou-se, assim, pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, paradigma interpretativo, natureza descritiva e com elementos de um estudo de caso. O design da pesquisa está estruturado com base nos procedimentos da Autoscopia, com a docente realizando a autoanálise de videogravações de suas próprias aulas, e a análise de conteúdo dos dados encontra subsídio na Análise Dialógica do Discurso, corrente teórica do Círculo de Bakhtin. Os resultados foram apresentados por meio de duas categorias de análise: 1) autoscopia e o uso de glossários terminológicos no ensino de estudantes surdos, onde buscou-se evidenciar a reflexão da prática da docente ao longo das aulas e procurou identificar como o glossário se relaciona com o processo de ensino pela docente, e 2) utilização de glossários terminológicos na aprendizagem de estudantes surdos, para apontar o processo de aprendizagem dos discentes surdos através da relação com os glossários. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis da utilização dos glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, como o potencial de versatilidade deste material nas estratégias pedagógicas docentes e a valia educacional deste produto de consulta bilíngue para o auxílio na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os discentes surdos, pois estes veem o glossário terminológico como uma fonte de auxílio mais clara, direta e prática para a utilização nos estudos. O estudo apontou para a necessidade da realização de mais pesquisas científicas no que tange à autoscopia na formação de professores surdos, à produção de mais glossários e à utilização de glossários como materiais didáticos bilíngues em contextos educacionais distintos do pesquisado. Porém, importa considerar que as mudanças são gradativas, pois implicam em rupturas de concepções e práticas enraizadas ao longo do tempo e que não se dão de forma imediata.
id UFRN_e83dbf311b7c949969e0089b07596966
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46837
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Farias, Mariana Damiãohttp://lattes.cnpq.br/5722173394206041http://lattes.cnpq.br/4756646407294958Santos, Patrícia Tuxi doshttp://lattes.cnpq.br/8079466991155659Fonseca, Gessica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Silva, Luzia Guacira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1032425601643160Vieira, Patrícia AraújoViana, Flavia Roldan2022-04-07T22:38:30Z2022-04-07T22:38:30Z2022-02-11FARIAS, Mariana Damião. Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837Neste estudo, procurou-se analisar as implicações pedagógicas da utilização de glossários terminológicos, produtos que abarcam um conjunto de termos ou vocabulário de uma determinada especialidade, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, bem como identificar os processos de produção de glossários e sua utilização, caracterizar os glossários terminológicos em Libras concernentes com o curso e analisar o uso de glossários terminológicos em Libras e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. A pesquisa envolveu uma docente surda e três estudantes surdos de uma turma de um componente curricular da referida graduação. Diante da pandemia do Novo Coronavírus, a coleta de dados foi realizada por intermédio da videogravação das aulas síncronas da citada turma, questionários online e sessões de autoscopia com a docente da turma, realizadas em uma plataforma digital. Optou-se, assim, pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, paradigma interpretativo, natureza descritiva e com elementos de um estudo de caso. O design da pesquisa está estruturado com base nos procedimentos da Autoscopia, com a docente realizando a autoanálise de videogravações de suas próprias aulas, e a análise de conteúdo dos dados encontra subsídio na Análise Dialógica do Discurso, corrente teórica do Círculo de Bakhtin. Os resultados foram apresentados por meio de duas categorias de análise: 1) autoscopia e o uso de glossários terminológicos no ensino de estudantes surdos, onde buscou-se evidenciar a reflexão da prática da docente ao longo das aulas e procurou identificar como o glossário se relaciona com o processo de ensino pela docente, e 2) utilização de glossários terminológicos na aprendizagem de estudantes surdos, para apontar o processo de aprendizagem dos discentes surdos através da relação com os glossários. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis da utilização dos glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, como o potencial de versatilidade deste material nas estratégias pedagógicas docentes e a valia educacional deste produto de consulta bilíngue para o auxílio na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os discentes surdos, pois estes veem o glossário terminológico como uma fonte de auxílio mais clara, direta e prática para a utilização nos estudos. O estudo apontou para a necessidade da realização de mais pesquisas científicas no que tange à autoscopia na formação de professores surdos, à produção de mais glossários e à utilização de glossários como materiais didáticos bilíngues em contextos educacionais distintos do pesquisado. Porém, importa considerar que as mudanças são gradativas, pois implicam em rupturas de concepções e práticas enraizadas ao longo do tempo e que não se dão de forma imediata.In this study, we sought to analyze the pedagogical implications of the use of terminological glossaries, products that cover a set of terms or vocabulary of a particular specialty, in the teaching and learning process of deaf students of the Licentiate Degree in Languages – Portuguese and Brazilian Sign Language (Libras) of UFRN, as well as identifying the processes of production of glossaries and their use, characterizing the terminological glossaries in Libras concerning the course and analyzing the use of terminological glossaries in Libras and their relationship with the teaching and learning process of deaf students. The research involved a deaf professor and three deaf students from a class of a curricular component of that graduation. In view of the New Coronavirus pandemic, data collection was carried out through video recording of the synchronous classes of the aforementioned class, online questionnaires and autoscopy sessions with the class teacher, carried out on a digital platform. Thus, it was decided to carry out a research with a qualitative approach, interpretive paradigm, descriptive nature and with elements of a case study. The research design is structured based on the Autoscopy procedures, with the teacher performing the self-analysis of video recordings of her own classes, and the data content analysis is subsidized in the Dialogic Discourse Analysis, theoretical current of the Bakhtin Circle. The results were presented through two categories of analysis: 1) autoscopy and the use of terminological glossaries in the teaching of deaf students, which sought to highlight the reflection of the teacher's practice throughout the classes and sought to identify how the glossary relates to the teaching process by the teacher, and 2) use of terminological glossaries in the learning of deaf students, to point out the learning process of deaf students through the relationship with glossaries. The results found allow us to highlight important aspects in the favorable pedagogical implications of the use of terminological glossaries in the teaching and learning process of deaf students in the Licentiate Degree Course in Languages – Portuguese and Libras at UFRN, such as the potential versatility of this material in teaching pedagogical strategies and the educational value of this bilingual consultation product to help deaf students learn Portuguese as a second language, as they see the terminology glossary as a clearer, more direct and practical source of help for their use in studies. The study pointed to the need to carry out more scientific researches with regard to autoscopy in the training of deaf teachers, the production of more glossaries and the use of glossaries as bilingual teaching materials in educational contexts other than the one researched. However, it is important to consider that the changes are gradual, as they imply ruptures of concepts and practices rooted over time and that do not take place immediately.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilGlossários terminológicosLibrasEducação bilíngueEnsino e aprendizagemEstudantes surdosAnálise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseusoglossarios_Farias_2022.pdfapplication/pdf1811345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46837/1/Analiseusoglossarios_Farias_2022.pdf73be76990ad7f6bafb0b65c9ac5a55d5MD51123456789/468372022-05-02 12:24:54.543oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
title Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
spellingShingle Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
Farias, Mariana Damião
Glossários terminológicos
Libras
Educação bilíngue
Ensino e aprendizagem
Estudantes surdos
title_short Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
title_full Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
title_fullStr Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
title_full_unstemmed Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
title_sort Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
author Farias, Mariana Damião
author_facet Farias, Mariana Damião
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5722173394206041
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4756646407294958
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Patrícia Tuxi dos
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8079466991155659
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fonseca, Gessica Fabiely
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2836927327702138
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1032425601643160
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Vieira, Patrícia Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Mariana Damião
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, Flavia Roldan
contributor_str_mv Viana, Flavia Roldan
dc.subject.por.fl_str_mv Glossários terminológicos
Libras
Educação bilíngue
Ensino e aprendizagem
Estudantes surdos
topic Glossários terminológicos
Libras
Educação bilíngue
Ensino e aprendizagem
Estudantes surdos
description Neste estudo, procurou-se analisar as implicações pedagógicas da utilização de glossários terminológicos, produtos que abarcam um conjunto de termos ou vocabulário de uma determinada especialidade, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, bem como identificar os processos de produção de glossários e sua utilização, caracterizar os glossários terminológicos em Libras concernentes com o curso e analisar o uso de glossários terminológicos em Libras e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. A pesquisa envolveu uma docente surda e três estudantes surdos de uma turma de um componente curricular da referida graduação. Diante da pandemia do Novo Coronavírus, a coleta de dados foi realizada por intermédio da videogravação das aulas síncronas da citada turma, questionários online e sessões de autoscopia com a docente da turma, realizadas em uma plataforma digital. Optou-se, assim, pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, paradigma interpretativo, natureza descritiva e com elementos de um estudo de caso. O design da pesquisa está estruturado com base nos procedimentos da Autoscopia, com a docente realizando a autoanálise de videogravações de suas próprias aulas, e a análise de conteúdo dos dados encontra subsídio na Análise Dialógica do Discurso, corrente teórica do Círculo de Bakhtin. Os resultados foram apresentados por meio de duas categorias de análise: 1) autoscopia e o uso de glossários terminológicos no ensino de estudantes surdos, onde buscou-se evidenciar a reflexão da prática da docente ao longo das aulas e procurou identificar como o glossário se relaciona com o processo de ensino pela docente, e 2) utilização de glossários terminológicos na aprendizagem de estudantes surdos, para apontar o processo de aprendizagem dos discentes surdos através da relação com os glossários. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis da utilização dos glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UFRN, como o potencial de versatilidade deste material nas estratégias pedagógicas docentes e a valia educacional deste produto de consulta bilíngue para o auxílio na aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os discentes surdos, pois estes veem o glossário terminológico como uma fonte de auxílio mais clara, direta e prática para a utilização nos estudos. O estudo apontou para a necessidade da realização de mais pesquisas científicas no que tange à autoscopia na formação de professores surdos, à produção de mais glossários e à utilização de glossários como materiais didáticos bilíngues em contextos educacionais distintos do pesquisado. Porém, importa considerar que as mudanças são gradativas, pois implicam em rupturas de concepções e práticas enraizadas ao longo do tempo e que não se dão de forma imediata.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T22:38:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-07T22:38:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Mariana Damião. Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837
identifier_str_mv FARIAS, Mariana Damião. Análise do uso de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46837/1/Analiseusoglossarios_Farias_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73be76990ad7f6bafb0b65c9ac5a55d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832916933378048