Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650 |
Resumo: | O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe. |
id |
UFRN_e8eb556f12b156b024984a755be8ce22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23650 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Márcio Carvalho dahttp://lattes.cnpq.br/4414746727789992http://lattes.cnpq.br/2527223181575594Paiva, Marlucia Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039Nascimento, Debora Maria dohttp://lattes.cnpq.br/6004844383305448Garcia, Luciane Terra dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2546503141542893Camarotti, Maria de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/1578146214856644Cabral, Marlucia Barros Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3358484754472194Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/75329115387721432017-07-18T13:18:49Z2017-07-18T13:18:49Z2017-02-22SILVA, Márcio Carvalho da. Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional. 2017. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe.The study of training needs emerges from the perception about the relevance of continuing teacher education, which, in addition to initial training, becomes essential to teaching practice in all types of teaching - from basic to higher education. In this way, it is understood that, from the identification of the needs, a better planning of the educational systems is contemplated and, consequently, an attempt to improve teacher training that has a direct impact on the quality of teaching and learning. Thus, it is chosen the Analysis of Training Needs as the object of study of this research, which seeks to defend the thesis that the knowledge of the specific needs of teacher training, through the reflection of the teacher about their own training needs, constitutes Is to transform their conceptions and practices related to teaching and may consist of programmatic content relevant to the training of teachers in the area studied. Using a qualitative approach, the research comprises a case study and aims to investigate, within the scope of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) of the Federal Institute of Paraíba - IFPB (campus João Pessoa), needs of teacher training Of teachers who worked in the discipline Introduction to the World of Work and Fundamentals of Administration, a member of the Common Core of the Curriculum Matrix of the Administrative Assistant course from 2013 to 2014. Based on this research, we sought to understand how the Training needs in the context of the professional performance of the teachers investigated; Understand the factors that interfere in the manifestation of teaching needs and of the need for continuing education; To understand how the respondents deal with their needs (personal and professional) in the research institution, as well as to subsidize information for a possible teacher training course within PRONATEC or similar programs. The study focused theoretically on three central research axes in the area of Education, namely: Continued Teacher Training; Analysis of Training Needs and Professional Education. Regarding the methods and techniques for the construction and collection of data, we used instruments such as: individual semi-directives interviews using semi-structured script and documentary analysis that allowed, afterwards, the application of the Content Analysis method aided by software of Qualitative analysis for data processing, as well as for the organization of results. In view of the research results, a panorama is presented with the categories and subcategories represented in the form of relational networks that expresses connections about the training needs reported by the participating teachers, whose discussions may serve as a parameter to subsidize training courses, aiming at the Contribute in a relevant way to the on-screen program, as well as to stimulate reflections on the theme in question.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONecessidades de formaçãoEnsino profissionalPRONATECRedes de relacionamentosNecessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdfNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdfapplication/pdf4611621https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/1/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf184b0efdaa28ab0beda5852b523959feMD51TEXTMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txtMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain563332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/4/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txta8b916db2a107a058581310f6673df9cMD54NecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.txtNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain563053https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/6/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.txt9560a1aa432f01a4c89f402a9d3cc14cMD56THUMBNAILMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpgMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/5/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpgbe3adc9c448111fdb14a1a55d38d9b36MD55NecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.jpgNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2210https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/7/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.jpg57dae5163cb224bcf8e9bcc626ef4303MD57123456789/236502019-06-16 02:20:13.076oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23650Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
title |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
spellingShingle |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional Silva, Márcio Carvalho da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Necessidades de formação Ensino profissional PRONATEC Redes de relacionamentos |
title_short |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
title_full |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
title_fullStr |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
title_full_unstemmed |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
title_sort |
Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional |
author |
Silva, Márcio Carvalho da |
author_facet |
Silva, Márcio Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4414746727789992 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2527223181575594 |
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nascimento, Debora Maria do |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6004844383305448 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Garcia, Luciane Terra dos Santos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2546503141542893 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Camarotti, Maria de Fátima |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1578146214856644 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Cabral, Marlucia Barros Lopes |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3358484754472194 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Barbosa Júnior, Walter Pinheiro |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7532911538772143 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcio Carvalho da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Paiva, Marlucia Menezes de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2624591870785039 |
contributor_str_mv |
Paiva, Marlucia Menezes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Necessidades de formação Ensino profissional PRONATEC Redes de relacionamentos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades de formação Ensino profissional PRONATEC Redes de relacionamentos |
description |
O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-18T13:18:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-18T13:18:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Márcio Carvalho da. Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional. 2017. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650 |
identifier_str_mv |
SILVA, Márcio Carvalho da. Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional. 2017. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/1/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/4/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/6/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/5/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/7/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
184b0efdaa28ab0beda5852b523959fe a8b916db2a107a058581310f6673df9c 9560a1aa432f01a4c89f402a9d3cc14c be3adc9c448111fdb14a1a55d38d9b36 57dae5163cb224bcf8e9bcc626ef4303 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832987837038592 |