Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Augusto Andrade de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47446
Resumo: O mercado de Jogos Eletrônicos e derivados, apresenta faturamentos anuais de bilhões de dólares e engloba diversos ofícios, nos quais o Game Designer está inserido. O trabalho vigente trata de auxiliar tais profissionais em empresas independentes (indie) a sobreviver no mercado competitivo com títulos (jogos) optimizados através de cálculos criados considerando a taxonomização e análise de mais de cem dos melhores e piores títulos referentes a anos especificados de acordo com a necessidade da pesquisa, juntamente com a aplicação de um fator determinante de padrões semelhantes, atribuído com a nominação de “Trending Factor”. Após aplicação de taxonomia específica, análise e cálculo do Trending Factor de 5 anos de mercado referentes aos anos de 2012 a 2016, foram feitas previsões mercadológicas para aplicação no Game Design de títulos de 2017, levando a comparações diretas entre as tais e títulos lançados por empresas independentes à fim de estabelecer padrões de confirmação ou falhas que possam ser optimizadas visando previsões mais eficientes. O processo revelou padrões semelhantes entre as previsões e títulos de destaque ou premiados em 2017, demonstrando relevância de resultados e a crescente necessidade de aprimoramento dos dados utilizados para geração de cálculos. Ao priorizar a replicação da taxonomia utilizada em bases semelhantes e também atuante em uma base de dados própria gerada a partir de um site específico para tal fim, recursos de User Interface Design foram estudados e implementados para funcionamento conjunto entre usuários e moderadores na averiguação da veracidade dos dados submetidos que serão utilizados em futuras pesquisas.
id UFRN_e8ed140b122a0e32ad988bf4e48d9fc2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47446
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Lucas Augusto Andrade deSantos, Dino Lincoln FigueiroaSanta Rosa, José Guilherme da SilvaSouza, Alyson Matheus de CarvalhoSantos, Dino Lincoln Figueiroa2022-05-05T18:23:05Z2022-05-25T12:24:18Z2022-05-05T18:23:05Z2022-05-25T12:24:18Z2018-06-062013069990OLIVEIRA, Lucas Augusto Andrade de. Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design. Orientador: Dino Lincoln Figueiroa Santos. 2018. 212 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47446O mercado de Jogos Eletrônicos e derivados, apresenta faturamentos anuais de bilhões de dólares e engloba diversos ofícios, nos quais o Game Designer está inserido. O trabalho vigente trata de auxiliar tais profissionais em empresas independentes (indie) a sobreviver no mercado competitivo com títulos (jogos) optimizados através de cálculos criados considerando a taxonomização e análise de mais de cem dos melhores e piores títulos referentes a anos especificados de acordo com a necessidade da pesquisa, juntamente com a aplicação de um fator determinante de padrões semelhantes, atribuído com a nominação de “Trending Factor”. Após aplicação de taxonomia específica, análise e cálculo do Trending Factor de 5 anos de mercado referentes aos anos de 2012 a 2016, foram feitas previsões mercadológicas para aplicação no Game Design de títulos de 2017, levando a comparações diretas entre as tais e títulos lançados por empresas independentes à fim de estabelecer padrões de confirmação ou falhas que possam ser optimizadas visando previsões mais eficientes. O processo revelou padrões semelhantes entre as previsões e títulos de destaque ou premiados em 2017, demonstrando relevância de resultados e a crescente necessidade de aprimoramento dos dados utilizados para geração de cálculos. Ao priorizar a replicação da taxonomia utilizada em bases semelhantes e também atuante em uma base de dados própria gerada a partir de um site específico para tal fim, recursos de User Interface Design foram estudados e implementados para funcionamento conjunto entre usuários e moderadores na averiguação da veracidade dos dados submetidos que serão utilizados em futuras pesquisas.The Electronic Games market and it’s derivatives, features annually billions of dollars and encompasses several trades, in which the Game Designer is inserted. The current work aims to assist such professionals in independent (indie) companies to survive in the competitive market with titles (games) optimized through calculations created considering the taxonomization and analysis of more than a hundred of the best and worst titles from specified years according to the need of the research, along with the application of a determinant factor of similar patterns, assigned with the name of "Trending Factor". After application of specific taxonomy, analysis and Trending Factor calculation of 5 years for the years of 2012 to 2016, market forecasts were made for application in Game Design related to 2017 titles, leading to direct comparisons between such and titles released by independent companies to establish pattern confirmation or failures that can be optimized for more efficient forecasts. The process revealed similar patterns between the predictions and featured or awarded titles in 2017, demonstrating the relevance of results and the growing need to improve the data used to generate calculations. By prioritizing the replication of the taxonomy used in similar bases and also acting on it’s own database generated from a specific website for this purpose only, resources reguarding User Interface Design were studied and implemented to make it possible for a joint operation between users and moderators to ascertain the accuracy of submitted data that will be used in future researches.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilDesignCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADASGame Design.Game Design.Trending Factor.Fatores Mercadológicos.Cálculo de Sucesso.Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.Trending factor: market success calculation applied to game design.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTrendingFactorCalculo_Oliveira_2018.pdfArtigo Descritivo e Práticoapplication/pdf8532980https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/1/TrendingFactorCalculo_Oliveira_2018.pdfc78a9602d147b81a9822d91566c121dfMD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/5/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD55123456789/474462023-01-23 17:32:24.995oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-23T20:32:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Trending factor: market success calculation applied to game design.
title Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
spellingShingle Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
Oliveira, Lucas Augusto Andrade de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADAS
Game Design.
Game Design.
Trending Factor.
Fatores Mercadológicos.
Cálculo de Sucesso.
title_short Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
title_full Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
title_fullStr Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
title_full_unstemmed Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
title_sort Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design.
author Oliveira, Lucas Augusto Andrade de
author_facet Oliveira, Lucas Augusto Andrade de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Dino Lincoln Figueiroa
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santa Rosa, José Guilherme da Silva
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Souza, Alyson Matheus de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas Augusto Andrade de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Dino Lincoln Figueiroa
contributor_str_mv Santos, Dino Lincoln Figueiroa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADAS
Game Design.
Game Design.
Trending Factor.
Fatores Mercadológicos.
Cálculo de Sucesso.
dc.subject.por.fl_str_mv Game Design.
Game Design.
Trending Factor.
Fatores Mercadológicos.
Cálculo de Sucesso.
description O mercado de Jogos Eletrônicos e derivados, apresenta faturamentos anuais de bilhões de dólares e engloba diversos ofícios, nos quais o Game Designer está inserido. O trabalho vigente trata de auxiliar tais profissionais em empresas independentes (indie) a sobreviver no mercado competitivo com títulos (jogos) optimizados através de cálculos criados considerando a taxonomização e análise de mais de cem dos melhores e piores títulos referentes a anos especificados de acordo com a necessidade da pesquisa, juntamente com a aplicação de um fator determinante de padrões semelhantes, atribuído com a nominação de “Trending Factor”. Após aplicação de taxonomia específica, análise e cálculo do Trending Factor de 5 anos de mercado referentes aos anos de 2012 a 2016, foram feitas previsões mercadológicas para aplicação no Game Design de títulos de 2017, levando a comparações diretas entre as tais e títulos lançados por empresas independentes à fim de estabelecer padrões de confirmação ou falhas que possam ser optimizadas visando previsões mais eficientes. O processo revelou padrões semelhantes entre as previsões e títulos de destaque ou premiados em 2017, demonstrando relevância de resultados e a crescente necessidade de aprimoramento dos dados utilizados para geração de cálculos. Ao priorizar a replicação da taxonomia utilizada em bases semelhantes e também atuante em uma base de dados própria gerada a partir de um site específico para tal fim, recursos de User Interface Design foram estudados e implementados para funcionamento conjunto entre usuários e moderadores na averiguação da veracidade dos dados submetidos que serão utilizados em futuras pesquisas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T18:23:05Z
2022-05-25T12:24:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T18:23:05Z
2022-05-25T12:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013069990
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Lucas Augusto Andrade de. Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design. Orientador: Dino Lincoln Figueiroa Santos. 2018. 212 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47446
identifier_str_mv 2013069990
OLIVEIRA, Lucas Augusto Andrade de. Trending factor: cálculo de sucesso mercadológico aplicado ao game design. Orientador: Dino Lincoln Figueiroa Santos. 2018. 212 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/1/TrendingFactorCalculo_Oliveira_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/2/license_url
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/3/license_text
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/4/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47446/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c78a9602d147b81a9822d91566c121df
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832971058774016