Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Carla Renata Silva
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18175
Resumo: This study presents an investigation about customer profitability in the hotel industry. It exposes the hotel industry´s history and its managerial environment, besides its importance to the society and economy, considering the increasement of the hotel industry. It realizes a literature survey about the customer profitability, emphasizing the informations that are necessary to measurement. In order to perceive the hotel reality, a questionnaire was applied in some hotels classified as middle and great size. It has covered five Brasilian Northeast states. The objective of the research is to investigate the existence of an individual measurement to the customer profitability, through the hotel´s information systems. The results reveal that 81,6% of the sampled hotels do not evaluate the individual profitability obtained with the customers , while 18,4% do it. Although, 85,8% recognize the importance of the electronic system that supplies this information for decisions. Finally, it concludes that the informations about individual customer profitability may provide a good opportunity to the hotel maximize your customer relationships
id UFRN_e93f08caa4c0c0739f5c7a6e8034001b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18175
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Leitão, Carla Renata Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773767D6http://lattes.cnpq.br/6766731996345028Araújo, Aneide Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3Silva, José Dionísio Gomes da2014-12-17T15:53:14Z2007-01-302014-12-17T15:53:14Z2002-12-06LEITÃO, Carla Renata Silva. Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste. 2002. 150 f. Dissertação (Mestrado em Mensuração Contábil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18175This study presents an investigation about customer profitability in the hotel industry. It exposes the hotel industry´s history and its managerial environment, besides its importance to the society and economy, considering the increasement of the hotel industry. It realizes a literature survey about the customer profitability, emphasizing the informations that are necessary to measurement. In order to perceive the hotel reality, a questionnaire was applied in some hotels classified as middle and great size. It has covered five Brasilian Northeast states. The objective of the research is to investigate the existence of an individual measurement to the customer profitability, through the hotel´s information systems. The results reveal that 81,6% of the sampled hotels do not evaluate the individual profitability obtained with the customers , while 18,4% do it. Although, 85,8% recognize the importance of the electronic system that supplies this information for decisions. Finally, it concludes that the informations about individual customer profitability may provide a good opportunity to the hotel maximize your customer relationshipsO presente estudo trata da rentabilidade de clientes, através de uma investigação no setor hoteleiro. Expõe a história da hotelaria e o seu ambiente de gestão, além da sua importância na sociedade e na economia, dado o grande crescimento do setor. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a mensuração da rentabilidade obtida com os clientes, dando ênfase às informações necessárias para a mensuração. Para extrair a realidade dos hotéis, efetua uma pesquisa de campo nos hotéis de médio e grande porte, localizados em cinco Estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa objetiva investigar se a mensuração da rentabilidade individual de clientes é efetuada através de informações estruturadas, geradas nos sistemas de informação gerencial desses hotéis. A pesquisa revela que 81,6% da amostra estudada não avalia a rentabilidade individual obtida com seus clientes, enquanto 18,4% o fazem através de um sistema com informações estruturadas. Porém 85,8% dos hotéis, mesmo com algumas restrições, consideram importante a existência de um sistema eletrônico que forneça esse tipo de informação para uma decisão. Finalmente, conclui que as informações sobre a rentabilidade individual de seus clientes pode proporcionar uma boa oportunidade aos hotéis de rentabilizar as suas relações com estesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUFRNBRMensuração ContábilClientesRentabilidadeInformaçãoCustomerProfitabilityInformationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISInvestigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCarlaRSL.pdfapplication/pdf469518https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18175/1/CarlaRSL.pdfdd33646ec5e69c7084c59d5f3fc51bfdMD51TEXTCarlaRSL.pdf.txtCarlaRSL.pdf.txtExtracted texttext/plain217820https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18175/6/CarlaRSL.pdf.txt15888af43c963e7c5b852751fc28176aMD56THUMBNAILCarlaRSL.pdf.jpgCarlaRSL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3019https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18175/7/CarlaRSL.pdf.jpgb9ba62d7a7726af5a1eaad10ffc866c7MD57123456789/181752017-11-04 18:20:40.969oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T21:20:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
title Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
spellingShingle Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
Leitão, Carla Renata Silva
Clientes
Rentabilidade
Informação
Customer
Profitability
Information
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
title_full Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
title_fullStr Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
title_full_unstemmed Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
title_sort Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste
author Leitão, Carla Renata Silva
author_facet Leitão, Carla Renata Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773767D6
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6766731996345028
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Araújo, Aneide Oliveira
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773540T3
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Carla Renata Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, José Dionísio Gomes da
contributor_str_mv Silva, José Dionísio Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Clientes
Rentabilidade
Informação
topic Clientes
Rentabilidade
Informação
Customer
Profitability
Information
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Customer
Profitability
Information
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This study presents an investigation about customer profitability in the hotel industry. It exposes the hotel industry´s history and its managerial environment, besides its importance to the society and economy, considering the increasement of the hotel industry. It realizes a literature survey about the customer profitability, emphasizing the informations that are necessary to measurement. In order to perceive the hotel reality, a questionnaire was applied in some hotels classified as middle and great size. It has covered five Brasilian Northeast states. The objective of the research is to investigate the existence of an individual measurement to the customer profitability, through the hotel´s information systems. The results reveal that 81,6% of the sampled hotels do not evaluate the individual profitability obtained with the customers , while 18,4% do it. Although, 85,8% recognize the importance of the electronic system that supplies this information for decisions. Finally, it concludes that the informations about individual customer profitability may provide a good opportunity to the hotel maximize your customer relationships
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-12-06
dc.date.available.fl_str_mv 2007-01-30
2014-12-17T15:53:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:53:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITÃO, Carla Renata Silva. Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste. 2002. 150 f. Dissertação (Mestrado em Mensuração Contábil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18175
identifier_str_mv LEITÃO, Carla Renata Silva. Investigação da rentabilidade de clientes: um estudo no setor hoteleiro do Nordeste. 2002. 150 f. Dissertação (Mestrado em Mensuração Contábil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Mensuração Contábil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18175/1/CarlaRSL.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18175/6/CarlaRSL.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18175/7/CarlaRSL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd33646ec5e69c7084c59d5f3fc51bfd
15888af43c963e7c5b852751fc28176a
b9ba62d7a7726af5a1eaad10ffc866c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117623403511808