Esocial: uma análise dos conhecimentos transmitidos pelas IES/RN aos discentes do Curso de Ciências Contábeis frente às mudanças e exigências legais das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40979 |
Resumo: | Frente ao cenário em mutação quanto às exigências legais na geração das informações fiscais, previdenciários e trabalhistas a partir da implantação do eSocial, muitos são as cobranças feitas aos profissionais de contabilidade, principalmente na qualificação para uso das ferramentas tecnológicas e conhecimentos que acompanhem essas mudanças de forma legal e consistida. O objetivo da pesquisa é verificar como as universidades públicas estão transmitindo os conhecimentos frente as novas exigências do governo quanto aos sistemas de informação, mais especificamente no caso do eSocial. Observando a inclusão do SPED como um avanço no meio contábil e que a base do ensino profissional advém das Instituições de Ensino Superior, se faz necessário uma convergência no âmbito acadêmico e profissional com foco na capacitação mais efetiva dos discentes quando exposto ao mercado de trabalho. Para tanto, procedeu-se com uma pesquisa descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos, à pesquisa foi classificada como sendo bibliográfica e estudo de caso e quanto à abordagem foi quantitativa e qualitativa. O estudo obteve caráter quantitativo e qualitativo através do estudo de caso, tendo como população 170 discente das IES, sendo 108 da UFRN e 62 UERN. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aos discentes obtendo o nível dos conhecimentos obtidos através do ensino e a percepção quanto à importância dessa qualificação para a profissão contábil, além de uma entrevista com o especialista do eSocial o Sr. Luiz Antônio Medeiros de Araújo o qual resultou no esclarecimento quanto a essa nova ferramenta, expondo as vantagens e desvantagens advindas de sua implantação o qual já possui prazo estipulado. A relevância dada acerca das informações com respaldo legal pertinentes a esse sistema que irá proporcionar a sociedade brasileira uma nova forma de obter os direitos dos serviços e informações fiscais previdenciárias e trabalhistas com transparência, rapidez e qualidade é iminente. Analisando que essa obrigação compete ao contador, os futuros profissionais da contabilidade necessitam da qualificação, entretanto, os ensinos transmitidos pelas IES analisadas são limitados o que torna o nível dos discentes inferior ao desejado |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40979Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências ContábeisEsocialSpedObrigações trabalhistasPrevidenciárias e fiscaisEnsinoEsocial: uma análise dos conhecimentos transmitidos pelas IES/RN aos discentes do Curso de Ciências Contábeis frente às mudanças e exigências legais das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrente ao cenário em mutação quanto às exigências legais na geração das informações fiscais, previdenciários e trabalhistas a partir da implantação do eSocial, muitos são as cobranças feitas aos profissionais de contabilidade, principalmente na qualificação para uso das ferramentas tecnológicas e conhecimentos que acompanhem essas mudanças de forma legal e consistida. 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