Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o denominado greenwashing, que pode ser definido como uma “maquiagem verde” com objetivo de atrair o consumidor para adquirir produtos e serviços com uma falsa preocupação ambiental. Destarte, serão abordados os principais aspectos no que se refere ao histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo e suas figuras, possibilitando uma maior compreensão sobre o papel de vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor. Ademais, são tratados ainda os conceitos de marketing e publicidade, temáticas basilares para a compreensão da temática principal do trabalho, qual seja, a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Por fim, há o estudo sobre o histórico da responsabilidade civil e a pesquisa do tipo empírica sobre a jurisprudência dos tribunais superiores. Outrossim, é notório o crescente debate acerca do crescente cuidado com o meio ambiente, capaz de alterar as práticas de consumo de parcela significativa da população. Entretanto, o greenwashing apresenta-se como um subterfúgio publicitário para esvaziar a pauta ambiental e ludibriar os consumidores. Assim, o estudo acerca da responsabilização civil dos fornecedores que insistem na utilização de de tais práticas publicitárias levianas é imprescindível, considerando o atual estágio da globalização, em que as mídias sociais potencializam as publicidades, incutindo uma errônea percepção sobre produtos e serviços. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo entender a jurisprudência dos tribunais superiores quanto à responsabilidade civil dos fornecedores, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, no que tange a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Ademais, o objetivo específico é tratar acerca da publicidade enganosa, destacando ao longo da pesquisa o histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo, marketing e publicidade, além disso, entender o greenwashing e a publicidade enganosa, a responsabilidade civil dos fornecedores que insistem em tal prática e, por fim, o entendimento dos tribunais superiores. Para tanto, a metodologia utilizada é hipotético dedutiva, por meio de vasta revisão bibliográfica sobre o tema, além da análise da legislação brasileira pertinente à defesa do consumidor, e empírica no que tange a análise a jurisprudências. |
id |
UFRN_eb0368a55aa74e68f2d6f0ab33e16cec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53395 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Vianna, Mariana Noely Chaconhttp://lattes.cnpq.br/3351004498746114http://orcid.org/0000-0002-8230-0730http://lattes.cnpq.br/4247505371266682Costa Neto, José Serafim dahttp://lattes.cnpq.br/5209695644020138Alves, Victor Rafael Fernandeshttps://orcid.org/0009-0002-1233-4051http://lattes.cnpq.br/4223566686955579Alves, Fabrício Germano2023-07-14T15:01:35Z2023-07-14T15:01:35Z2023-07-06VIANNA, Mariana Noely Chacon. Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o denominado greenwashing, que pode ser definido como uma “maquiagem verde” com objetivo de atrair o consumidor para adquirir produtos e serviços com uma falsa preocupação ambiental. Destarte, serão abordados os principais aspectos no que se refere ao histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo e suas figuras, possibilitando uma maior compreensão sobre o papel de vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor. Ademais, são tratados ainda os conceitos de marketing e publicidade, temáticas basilares para a compreensão da temática principal do trabalho, qual seja, a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Por fim, há o estudo sobre o histórico da responsabilidade civil e a pesquisa do tipo empírica sobre a jurisprudência dos tribunais superiores. Outrossim, é notório o crescente debate acerca do crescente cuidado com o meio ambiente, capaz de alterar as práticas de consumo de parcela significativa da população. Entretanto, o greenwashing apresenta-se como um subterfúgio publicitário para esvaziar a pauta ambiental e ludibriar os consumidores. Assim, o estudo acerca da responsabilização civil dos fornecedores que insistem na utilização de de tais práticas publicitárias levianas é imprescindível, considerando o atual estágio da globalização, em que as mídias sociais potencializam as publicidades, incutindo uma errônea percepção sobre produtos e serviços. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo entender a jurisprudência dos tribunais superiores quanto à responsabilidade civil dos fornecedores, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, no que tange a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Ademais, o objetivo específico é tratar acerca da publicidade enganosa, destacando ao longo da pesquisa o histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo, marketing e publicidade, além disso, entender o greenwashing e a publicidade enganosa, a responsabilidade civil dos fornecedores que insistem em tal prática e, por fim, o entendimento dos tribunais superiores. Para tanto, a metodologia utilizada é hipotético dedutiva, por meio de vasta revisão bibliográfica sobre o tema, além da análise da legislação brasileira pertinente à defesa do consumidor, e empírica no que tange a análise a jurisprudências.This course conclusion work deals with the so-called greenwashing, which can be defined as a "green make-up" with the aim of attracting the consumer to purchase products and services with a false environmental concern. Thus, the main aspects regarding the history of consumer protection in the country, the concept of consumer relationship and its figures will be addressed, enabling a greater understanding of the role of vulnerability and consumer hyposufficiency. In addition, the concepts of marketing and advertising are also treated, basic themes for understanding the main theme of the work, that is, misleading advertising of the greenwashing type. Finally, there is the study on the history of civil liability and empirical research on the jurisprudence of higher courts. Furthermore, the growing debate about the growing care for the environment is notorious, capable of changing the consumption practices of a significant portion of the population. However, greenwashing presents itself as an advertising subterfuge to empty the environmental agenda and deceive consumers. Thus, the study about the civil liability of suppliers who insist on the use of such frivolous advertising practices is essential, considering the current stage of globalization, in which social media enhance advertising, instilling an erroneous perception of products and services. This academic work aims to understand the jurisprudence of the higher courts regarding the civil liability of suppliers, established by the Consumer Protection Code, regarding misleading advertising of the greenwashing type. In addition, the specific objective is to deal with misleading advertising, highlighting throughout the research the history of consumer protection in the country, the concept of consumer relationship, marketing and advertising, in addition, to understand greenwashing and misleading advertising, responsibility civil liability of suppliers who insist on such a practice and, finally, the understanding of the higher courts. Therefore, the methodology used is hypothetical deductive, through a vast bibliographic review on the subject, in addition to the analysis of Brazilian legislation relevant to consumer protection, and empirical in terms of the analysis of jurisprudence.Universidade Federal do Rio Grande do NorteDireitoUFRNBrasilDepartamento de DireitoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpublicidade enganosaGreenwashingDefesa do Consumidorresponsabilidade CiviljurisprudênciaGreenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidorGreenwashing and Milsleading advertising from the perspective of consumer protectioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC GREENWASHING E PUBLICIDADE ENGANOSA NA PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR.pdfTCC GREENWASHING E PUBLICIDADE ENGANOSA NA PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR.pdfapplication/pdf1089622https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/1/TCC%20GREENWASHING%20E%20PUBLICIDADE%20ENGANOSA%20NA%20PERSPECTIVA%20DA%20PROTE%c3%87%c3%83O%20AO%20CONSUMIDOR.pdf3f43669dcfe709ba7c8b0531a642f916MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/533952023-07-14 12:01:36.74oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-14T15:01:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Greenwashing and Milsleading advertising from the perspective of consumer protection |
title |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor |
spellingShingle |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor Vianna, Mariana Noely Chacon CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS publicidade enganosa Greenwashing Defesa do Consumidor responsabilidade Civil jurisprudência |
title_short |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor |
title_full |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor |
title_fullStr |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor |
title_full_unstemmed |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor |
title_sort |
Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor |
author |
Vianna, Mariana Noely Chacon |
author_facet |
Vianna, Mariana Noely Chacon |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3351004498746114 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-8230-0730 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4247505371266682 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Costa Neto, José Serafim da |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5209695644020138 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alves, Victor Rafael Fernandes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0009-0002-1233-4051 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4223566686955579 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Mariana Noely Chacon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Fabrício Germano |
contributor_str_mv |
Alves, Fabrício Germano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS publicidade enganosa Greenwashing Defesa do Consumidor responsabilidade Civil jurisprudência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
publicidade enganosa Greenwashing Defesa do Consumidor responsabilidade Civil jurisprudência |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o denominado greenwashing, que pode ser definido como uma “maquiagem verde” com objetivo de atrair o consumidor para adquirir produtos e serviços com uma falsa preocupação ambiental. Destarte, serão abordados os principais aspectos no que se refere ao histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo e suas figuras, possibilitando uma maior compreensão sobre o papel de vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor. Ademais, são tratados ainda os conceitos de marketing e publicidade, temáticas basilares para a compreensão da temática principal do trabalho, qual seja, a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Por fim, há o estudo sobre o histórico da responsabilidade civil e a pesquisa do tipo empírica sobre a jurisprudência dos tribunais superiores. Outrossim, é notório o crescente debate acerca do crescente cuidado com o meio ambiente, capaz de alterar as práticas de consumo de parcela significativa da população. Entretanto, o greenwashing apresenta-se como um subterfúgio publicitário para esvaziar a pauta ambiental e ludibriar os consumidores. Assim, o estudo acerca da responsabilização civil dos fornecedores que insistem na utilização de de tais práticas publicitárias levianas é imprescindível, considerando o atual estágio da globalização, em que as mídias sociais potencializam as publicidades, incutindo uma errônea percepção sobre produtos e serviços. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo entender a jurisprudência dos tribunais superiores quanto à responsabilidade civil dos fornecedores, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, no que tange a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Ademais, o objetivo específico é tratar acerca da publicidade enganosa, destacando ao longo da pesquisa o histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo, marketing e publicidade, além disso, entender o greenwashing e a publicidade enganosa, a responsabilidade civil dos fornecedores que insistem em tal prática e, por fim, o entendimento dos tribunais superiores. Para tanto, a metodologia utilizada é hipotético dedutiva, por meio de vasta revisão bibliográfica sobre o tema, além da análise da legislação brasileira pertinente à defesa do consumidor, e empírica no que tange a análise a jurisprudências. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-14T15:01:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-14T15:01:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIANNA, Mariana Noely Chacon. Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395 |
identifier_str_mv |
VIANNA, Mariana Noely Chacon. Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Direito |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/1/TCC%20GREENWASHING%20E%20PUBLICIDADE%20ENGANOSA%20NA%20PERSPECTIVA%20DA%20PROTE%c3%87%c3%83O%20AO%20CONSUMIDOR.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f43669dcfe709ba7c8b0531a642f916 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117524098121728 |