Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Mariana Noely Chacon
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o denominado greenwashing, que pode ser definido como uma “maquiagem verde” com objetivo de atrair o consumidor para adquirir produtos e serviços com uma falsa preocupação ambiental. Destarte, serão abordados os principais aspectos no que se refere ao histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo e suas figuras, possibilitando uma maior compreensão sobre o papel de vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor. Ademais, são tratados ainda os conceitos de marketing e publicidade, temáticas basilares para a compreensão da temática principal do trabalho, qual seja, a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Por fim, há o estudo sobre o histórico da responsabilidade civil e a pesquisa do tipo empírica sobre a jurisprudência dos tribunais superiores. Outrossim, é notório o crescente debate acerca do crescente cuidado com o meio ambiente, capaz de alterar as práticas de consumo de parcela significativa da população. Entretanto, o greenwashing apresenta-se como um subterfúgio publicitário para esvaziar a pauta ambiental e ludibriar os consumidores. Assim, o estudo acerca da responsabilização civil dos fornecedores que insistem na utilização de de tais práticas publicitárias levianas é imprescindível, considerando o atual estágio da globalização, em que as mídias sociais potencializam as publicidades, incutindo uma errônea percepção sobre produtos e serviços. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo entender a jurisprudência dos tribunais superiores quanto à responsabilidade civil dos fornecedores, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, no que tange a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Ademais, o objetivo específico é tratar acerca da publicidade enganosa, destacando ao longo da pesquisa o histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo, marketing e publicidade, além disso, entender o greenwashing e a publicidade enganosa, a responsabilidade civil dos fornecedores que insistem em tal prática e, por fim, o entendimento dos tribunais superiores. Para tanto, a metodologia utilizada é hipotético dedutiva, por meio de vasta revisão bibliográfica sobre o tema, além da análise da legislação brasileira pertinente à defesa do consumidor, e empírica no que tange a análise a jurisprudências.
id UFRN_eb0368a55aa74e68f2d6f0ab33e16cec
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53395
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vianna, Mariana Noely Chaconhttp://lattes.cnpq.br/3351004498746114http://orcid.org/0000-0002-8230-0730http://lattes.cnpq.br/4247505371266682Costa Neto, José Serafim dahttp://lattes.cnpq.br/5209695644020138Alves, Victor Rafael Fernandeshttps://orcid.org/0009-0002-1233-4051http://lattes.cnpq.br/4223566686955579Alves, Fabrício Germano2023-07-14T15:01:35Z2023-07-14T15:01:35Z2023-07-06VIANNA, Mariana Noely Chacon. Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o denominado greenwashing, que pode ser definido como uma “maquiagem verde” com objetivo de atrair o consumidor para adquirir produtos e serviços com uma falsa preocupação ambiental. Destarte, serão abordados os principais aspectos no que se refere ao histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo e suas figuras, possibilitando uma maior compreensão sobre o papel de vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor. Ademais, são tratados ainda os conceitos de marketing e publicidade, temáticas basilares para a compreensão da temática principal do trabalho, qual seja, a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Por fim, há o estudo sobre o histórico da responsabilidade civil e a pesquisa do tipo empírica sobre a jurisprudência dos tribunais superiores. Outrossim, é notório o crescente debate acerca do crescente cuidado com o meio ambiente, capaz de alterar as práticas de consumo de parcela significativa da população. Entretanto, o greenwashing apresenta-se como um subterfúgio publicitário para esvaziar a pauta ambiental e ludibriar os consumidores. Assim, o estudo acerca da responsabilização civil dos fornecedores que insistem na utilização de de tais práticas publicitárias levianas é imprescindível, considerando o atual estágio da globalização, em que as mídias sociais potencializam as publicidades, incutindo uma errônea percepção sobre produtos e serviços. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo entender a jurisprudência dos tribunais superiores quanto à responsabilidade civil dos fornecedores, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, no que tange a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Ademais, o objetivo específico é tratar acerca da publicidade enganosa, destacando ao longo da pesquisa o histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo, marketing e publicidade, além disso, entender o greenwashing e a publicidade enganosa, a responsabilidade civil dos fornecedores que insistem em tal prática e, por fim, o entendimento dos tribunais superiores. Para tanto, a metodologia utilizada é hipotético dedutiva, por meio de vasta revisão bibliográfica sobre o tema, além da análise da legislação brasileira pertinente à defesa do consumidor, e empírica no que tange a análise a jurisprudências.This course conclusion work deals with the so-called greenwashing, which can be defined as a "green make-up" with the aim of attracting the consumer to purchase products and services with a false environmental concern. Thus, the main aspects regarding the history of consumer protection in the country, the concept of consumer relationship and its figures will be addressed, enabling a greater understanding of the role of vulnerability and consumer hyposufficiency. In addition, the concepts of marketing and advertising are also treated, basic themes for understanding the main theme of the work, that is, misleading advertising of the greenwashing type. Finally, there is the study on the history of civil liability and empirical research on the jurisprudence of higher courts. Furthermore, the growing debate about the growing care for the environment is notorious, capable of changing the consumption practices of a significant portion of the population. However, greenwashing presents itself as an advertising subterfuge to empty the environmental agenda and deceive consumers. Thus, the study about the civil liability of suppliers who insist on the use of such frivolous advertising practices is essential, considering the current stage of globalization, in which social media enhance advertising, instilling an erroneous perception of products and services. This academic work aims to understand the jurisprudence of the higher courts regarding the civil liability of suppliers, established by the Consumer Protection Code, regarding misleading advertising of the greenwashing type. In addition, the specific objective is to deal with misleading advertising, highlighting throughout the research the history of consumer protection in the country, the concept of consumer relationship, marketing and advertising, in addition, to understand greenwashing and misleading advertising, responsibility civil liability of suppliers who insist on such a practice and, finally, the understanding of the higher courts. Therefore, the methodology used is hypothetical deductive, through a vast bibliographic review on the subject, in addition to the analysis of Brazilian legislation relevant to consumer protection, and empirical in terms of the analysis of jurisprudence.Universidade Federal do Rio Grande do NorteDireitoUFRNBrasilDepartamento de DireitoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpublicidade enganosaGreenwashingDefesa do Consumidorresponsabilidade CiviljurisprudênciaGreenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidorGreenwashing and Milsleading advertising from the perspective of consumer protectioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC GREENWASHING E PUBLICIDADE ENGANOSA NA PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR.pdfTCC GREENWASHING E PUBLICIDADE ENGANOSA NA PERSPECTIVA DA PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR.pdfapplication/pdf1089622https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/1/TCC%20GREENWASHING%20E%20PUBLICIDADE%20ENGANOSA%20NA%20PERSPECTIVA%20DA%20PROTE%c3%87%c3%83O%20AO%20CONSUMIDOR.pdf3f43669dcfe709ba7c8b0531a642f916MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/533952023-07-14 12:01:36.74oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-14T15:01:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Greenwashing and Milsleading advertising from the perspective of consumer protection
title Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
spellingShingle Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
Vianna, Mariana Noely Chacon
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
publicidade enganosa
Greenwashing
Defesa do Consumidor
responsabilidade Civil
jurisprudência
title_short Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
title_full Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
title_fullStr Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
title_full_unstemmed Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
title_sort Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor
author Vianna, Mariana Noely Chacon
author_facet Vianna, Mariana Noely Chacon
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3351004498746114
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-8230-0730
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4247505371266682
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa Neto, José Serafim da
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5209695644020138
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Victor Rafael Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0002-1233-4051
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4223566686955579
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Mariana Noely Chacon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Fabrício Germano
contributor_str_mv Alves, Fabrício Germano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
publicidade enganosa
Greenwashing
Defesa do Consumidor
responsabilidade Civil
jurisprudência
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade enganosa
Greenwashing
Defesa do Consumidor
responsabilidade Civil
jurisprudência
description O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o denominado greenwashing, que pode ser definido como uma “maquiagem verde” com objetivo de atrair o consumidor para adquirir produtos e serviços com uma falsa preocupação ambiental. Destarte, serão abordados os principais aspectos no que se refere ao histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo e suas figuras, possibilitando uma maior compreensão sobre o papel de vulnerabilidade e hipossuficiência do consumidor. Ademais, são tratados ainda os conceitos de marketing e publicidade, temáticas basilares para a compreensão da temática principal do trabalho, qual seja, a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Por fim, há o estudo sobre o histórico da responsabilidade civil e a pesquisa do tipo empírica sobre a jurisprudência dos tribunais superiores. Outrossim, é notório o crescente debate acerca do crescente cuidado com o meio ambiente, capaz de alterar as práticas de consumo de parcela significativa da população. Entretanto, o greenwashing apresenta-se como um subterfúgio publicitário para esvaziar a pauta ambiental e ludibriar os consumidores. Assim, o estudo acerca da responsabilização civil dos fornecedores que insistem na utilização de de tais práticas publicitárias levianas é imprescindível, considerando o atual estágio da globalização, em que as mídias sociais potencializam as publicidades, incutindo uma errônea percepção sobre produtos e serviços. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo entender a jurisprudência dos tribunais superiores quanto à responsabilidade civil dos fornecedores, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, no que tange a publicidade enganosa do tipo greenwashing. Ademais, o objetivo específico é tratar acerca da publicidade enganosa, destacando ao longo da pesquisa o histórico da proteção ao consumidor no país, o conceito de relação de consumo, marketing e publicidade, além disso, entender o greenwashing e a publicidade enganosa, a responsabilidade civil dos fornecedores que insistem em tal prática e, por fim, o entendimento dos tribunais superiores. Para tanto, a metodologia utilizada é hipotético dedutiva, por meio de vasta revisão bibliográfica sobre o tema, além da análise da legislação brasileira pertinente à defesa do consumidor, e empírica no que tange a análise a jurisprudências.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-14T15:01:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-14T15:01:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANNA, Mariana Noely Chacon. Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395
identifier_str_mv VIANNA, Mariana Noely Chacon. Greenwashing e Publicidade Enganosa na perspectiva da proteção ao consumidor. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/1/TCC%20GREENWASHING%20E%20PUBLICIDADE%20ENGANOSA%20NA%20PERSPECTIVA%20DA%20PROTE%c3%87%c3%83O%20AO%20CONSUMIDOR.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53395/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f43669dcfe709ba7c8b0531a642f916
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117524098121728