Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mariana Pinto do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169
Resumo: A presente monografia visa analisar o fenômeno publicitário do greenwashing sob a ótica do microssistema das relações de consumo, especialmente no que concerne ao direito à informação e ao princípio da transparência, além de defender a caracterização de enganosidade em tais casos. Como hipótese central deste estudo, tem-se o questionamento sobre o eventual enquadramento do greenwashing como uma publicidade enganosa socialmente aceita. Para tanto, será examinada a importância da publicidade na consolidação da sociedade de consumo, de que forma o ideal de preservação ambiental é convertido em estratégia de marketing e como é desvirtuado através das referidas práticas. Em seguida, far-se-á uma verificação da disciplina normativa atinente ao tema no Brasil, com enfoque nos programas de rotulagem ambiental e nas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Por conseguinte, serão cotejados os principais critérios para a aferição da publicidade enganosa com as ferramentas utilizadas por alguns apelos de sustentabilidade. Como metodologia científica, serão adotados os métodos hipotético-dedutivo e, sob o aspecto jurídico, o hermenêutico. Tendo em vista a necessidade de uma análise não só dogmática, empregar-se-ão também métodos filosóficos e sociológicos, quais sejam, o dialético e o histórico e monográfico. Quanto aos tipos de pesquisa, será utilizada a exploratória, com base nos objetivos pretendidos; bem como a pesquisa bibliográfica, tendo em vista os procedimentos técnicos adotados, e, considerando a natureza e forma da abordagem, serão adotadas as pesquisas básica e qualitativa, respectivamente. Será demonstrada, ao final, a suficiência da proteção inserta no Código de Defesa do Consumidor para o combate de tais anúncios, tornando-se premente, por outro lado, uma implementação mais adequada e maior conscientização acerca do direito à informação ambiental relacionado aos bens de consumo.
id UFBA-2_9403d11de3961b1a9fdecead01c1887d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26169
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Nascimento, Mariana Pinto doNascimento, Mariana Pinto doSilva, Joseane Suzart Lopes daSilva, Joseane Suzart Lopes daOliveira Filho, João Glicério deLago Júnior, Antonio2018-06-11T17:54:41Z2018-06-11T17:54:41Z2018-06-112018-03-06http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169A presente monografia visa analisar o fenômeno publicitário do greenwashing sob a ótica do microssistema das relações de consumo, especialmente no que concerne ao direito à informação e ao princípio da transparência, além de defender a caracterização de enganosidade em tais casos. Como hipótese central deste estudo, tem-se o questionamento sobre o eventual enquadramento do greenwashing como uma publicidade enganosa socialmente aceita. Para tanto, será examinada a importância da publicidade na consolidação da sociedade de consumo, de que forma o ideal de preservação ambiental é convertido em estratégia de marketing e como é desvirtuado através das referidas práticas. Em seguida, far-se-á uma verificação da disciplina normativa atinente ao tema no Brasil, com enfoque nos programas de rotulagem ambiental e nas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Por conseguinte, serão cotejados os principais critérios para a aferição da publicidade enganosa com as ferramentas utilizadas por alguns apelos de sustentabilidade. Como metodologia científica, serão adotados os métodos hipotético-dedutivo e, sob o aspecto jurídico, o hermenêutico. Tendo em vista a necessidade de uma análise não só dogmática, empregar-se-ão também métodos filosóficos e sociológicos, quais sejam, o dialético e o histórico e monográfico. Quanto aos tipos de pesquisa, será utilizada a exploratória, com base nos objetivos pretendidos; bem como a pesquisa bibliográfica, tendo em vista os procedimentos técnicos adotados, e, considerando a natureza e forma da abordagem, serão adotadas as pesquisas básica e qualitativa, respectivamente. Será demonstrada, ao final, a suficiência da proteção inserta no Código de Defesa do Consumidor para o combate de tais anúncios, tornando-se premente, por outro lado, uma implementação mais adequada e maior conscientização acerca do direito à informação ambiental relacionado aos bens de consumo.This monograph aims at analyzing the advertising phenomenon of greenwashing from the point of view of the consumer relations, especially with regard to the right to information and the principle of transparency, and to defend the characterization of deception in such cases. As a central hypothesis of this study, one has the question about the eventual framing of greenwashing as a socially accepted misleading advertising. Therefore, the importance of advertising in the consolidation of the consumer society will be examined, in what way the ideal of environmental preservation is converted into a marketing strategy and how it is distorted through these practices. Then, a check will be made on the normative discipline related to the subject in Brazil, focusing on the environmental labeling programs and the guidelines established by the Advertising Council. Therefore, the main criteria for benchmarking misleading advertising with the tools used by some sustainability appeals will be checked. As a scientific methodology, the hypothetical-deductive and the hermeneutical methods will be adopted. In view of the necessity of an analysis not only dogmatic, the dialectical, the historical and monographic methods will be used. Regarding the types of research, the exploratory will be used, based on the intended objectives; as well as the bibliographic research, considering the technical procedures adopted, and, considering the nature and form of the approach, will be adopted the basic and qualitative research, respectively. In the end, it will be demonstrated the sufficiency of the protection inserted in the Consumer Code to combat such announcements, on the other hand, making a more adequate implementation and awareness of the right to environmental information related to consumption.Submitted by Núcleo de Monografia e Atividade Complementares (numacdireito@gmail.com) on 2018-04-27T17:17:42Z No. of bitstreams: 1 Mariana Pinto do Nascimento.pdf: 1013324 bytes, checksum: 87a634ae23dd281ec064951d83a15d87 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2018-06-11T17:54:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mariana Pinto do Nascimento.pdf: 1013324 bytes, checksum: 87a634ae23dd281ec064951d83a15d87 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-11T17:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariana Pinto do Nascimento.pdf: 1013324 bytes, checksum: 87a634ae23dd281ec064951d83a15d87 (MD5)Filosofia e Ciências HumanasGreenwashingInformaçãoTransparênciaPublicidade EnganosaRotulagem AmbientalGreenwashingInformationTransparencyMisleading PublicityEnvironmental Labelingdefesa do consumidorConsumer protectionGreenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de DireitoNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades ComplementaresUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMariana Pinto do Nascimento.pdfMariana Pinto do Nascimento.pdfapplication/pdf1013324https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/1/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf87a634ae23dd281ec064951d83a15d87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTMariana Pinto do Nascimento.pdf.txtMariana Pinto do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain192855https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/3/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf.txtd93d817891699c4e80cb6698cc9ec1daMD53ri/261692022-07-05 14:04:19.884oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
title Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
spellingShingle Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
Nascimento, Mariana Pinto do
Filosofia e Ciências Humanas
Greenwashing
Informação
Transparência
Publicidade Enganosa
Rotulagem Ambiental
Greenwashing
Information
Transparency
Misleading Publicity
Environmental Labeling
defesa do consumidor
Consumer protection
title_short Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
title_full Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
title_fullStr Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
title_full_unstemmed Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
title_sort Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
author Nascimento, Mariana Pinto do
author_facet Nascimento, Mariana Pinto do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mariana Pinto do
Nascimento, Mariana Pinto do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Joseane Suzart Lopes da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Joseane Suzart Lopes da
Oliveira Filho, João Glicério de
Lago Júnior, Antonio
contributor_str_mv Silva, Joseane Suzart Lopes da
Silva, Joseane Suzart Lopes da
Oliveira Filho, João Glicério de
Lago Júnior, Antonio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Filosofia e Ciências Humanas
topic Filosofia e Ciências Humanas
Greenwashing
Informação
Transparência
Publicidade Enganosa
Rotulagem Ambiental
Greenwashing
Information
Transparency
Misleading Publicity
Environmental Labeling
defesa do consumidor
Consumer protection
dc.subject.por.fl_str_mv Greenwashing
Informação
Transparência
Publicidade Enganosa
Rotulagem Ambiental
Greenwashing
Information
Transparency
Misleading Publicity
Environmental Labeling
defesa do consumidor
Consumer protection
description A presente monografia visa analisar o fenômeno publicitário do greenwashing sob a ótica do microssistema das relações de consumo, especialmente no que concerne ao direito à informação e ao princípio da transparência, além de defender a caracterização de enganosidade em tais casos. Como hipótese central deste estudo, tem-se o questionamento sobre o eventual enquadramento do greenwashing como uma publicidade enganosa socialmente aceita. Para tanto, será examinada a importância da publicidade na consolidação da sociedade de consumo, de que forma o ideal de preservação ambiental é convertido em estratégia de marketing e como é desvirtuado através das referidas práticas. Em seguida, far-se-á uma verificação da disciplina normativa atinente ao tema no Brasil, com enfoque nos programas de rotulagem ambiental e nas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Por conseguinte, serão cotejados os principais critérios para a aferição da publicidade enganosa com as ferramentas utilizadas por alguns apelos de sustentabilidade. Como metodologia científica, serão adotados os métodos hipotético-dedutivo e, sob o aspecto jurídico, o hermenêutico. Tendo em vista a necessidade de uma análise não só dogmática, empregar-se-ão também métodos filosóficos e sociológicos, quais sejam, o dialético e o histórico e monográfico. Quanto aos tipos de pesquisa, será utilizada a exploratória, com base nos objetivos pretendidos; bem como a pesquisa bibliográfica, tendo em vista os procedimentos técnicos adotados, e, considerando a natureza e forma da abordagem, serão adotadas as pesquisas básica e qualitativa, respectivamente. Será demonstrada, ao final, a suficiência da proteção inserta no Código de Defesa do Consumidor para o combate de tais anúncios, tornando-se premente, por outro lado, uma implementação mais adequada e maior conscientização acerca do direito à informação ambiental relacionado aos bens de consumo.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-11T17:54:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-11T17:54:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito
dc.publisher.program.fl_str_mv NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/1/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/3/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 87a634ae23dd281ec064951d83a15d87
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
d93d817891699c4e80cb6698cc9ec1da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459560286945280