Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169 |
Resumo: | A presente monografia visa analisar o fenômeno publicitário do greenwashing sob a ótica do microssistema das relações de consumo, especialmente no que concerne ao direito à informação e ao princípio da transparência, além de defender a caracterização de enganosidade em tais casos. Como hipótese central deste estudo, tem-se o questionamento sobre o eventual enquadramento do greenwashing como uma publicidade enganosa socialmente aceita. Para tanto, será examinada a importância da publicidade na consolidação da sociedade de consumo, de que forma o ideal de preservação ambiental é convertido em estratégia de marketing e como é desvirtuado através das referidas práticas. Em seguida, far-se-á uma verificação da disciplina normativa atinente ao tema no Brasil, com enfoque nos programas de rotulagem ambiental e nas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Por conseguinte, serão cotejados os principais critérios para a aferição da publicidade enganosa com as ferramentas utilizadas por alguns apelos de sustentabilidade. Como metodologia científica, serão adotados os métodos hipotético-dedutivo e, sob o aspecto jurídico, o hermenêutico. Tendo em vista a necessidade de uma análise não só dogmática, empregar-se-ão também métodos filosóficos e sociológicos, quais sejam, o dialético e o histórico e monográfico. Quanto aos tipos de pesquisa, será utilizada a exploratória, com base nos objetivos pretendidos; bem como a pesquisa bibliográfica, tendo em vista os procedimentos técnicos adotados, e, considerando a natureza e forma da abordagem, serão adotadas as pesquisas básica e qualitativa, respectivamente. Será demonstrada, ao final, a suficiência da proteção inserta no Código de Defesa do Consumidor para o combate de tais anúncios, tornando-se premente, por outro lado, uma implementação mais adequada e maior conscientização acerca do direito à informação ambiental relacionado aos bens de consumo. |
id |
UFBA-2_9403d11de3961b1a9fdecead01c1887d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/26169 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Nascimento, Mariana Pinto doNascimento, Mariana Pinto doSilva, Joseane Suzart Lopes daSilva, Joseane Suzart Lopes daOliveira Filho, João Glicério deLago Júnior, Antonio2018-06-11T17:54:41Z2018-06-11T17:54:41Z2018-06-112018-03-06http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169A presente monografia visa analisar o fenômeno publicitário do greenwashing sob a ótica do microssistema das relações de consumo, especialmente no que concerne ao direito à informação e ao princípio da transparência, além de defender a caracterização de enganosidade em tais casos. Como hipótese central deste estudo, tem-se o questionamento sobre o eventual enquadramento do greenwashing como uma publicidade enganosa socialmente aceita. Para tanto, será examinada a importância da publicidade na consolidação da sociedade de consumo, de que forma o ideal de preservação ambiental é convertido em estratégia de marketing e como é desvirtuado através das referidas práticas. Em seguida, far-se-á uma verificação da disciplina normativa atinente ao tema no Brasil, com enfoque nos programas de rotulagem ambiental e nas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Por conseguinte, serão cotejados os principais critérios para a aferição da publicidade enganosa com as ferramentas utilizadas por alguns apelos de sustentabilidade. Como metodologia científica, serão adotados os métodos hipotético-dedutivo e, sob o aspecto jurídico, o hermenêutico. Tendo em vista a necessidade de uma análise não só dogmática, empregar-se-ão também métodos filosóficos e sociológicos, quais sejam, o dialético e o histórico e monográfico. Quanto aos tipos de pesquisa, será utilizada a exploratória, com base nos objetivos pretendidos; bem como a pesquisa bibliográfica, tendo em vista os procedimentos técnicos adotados, e, considerando a natureza e forma da abordagem, serão adotadas as pesquisas básica e qualitativa, respectivamente. Será demonstrada, ao final, a suficiência da proteção inserta no Código de Defesa do Consumidor para o combate de tais anúncios, tornando-se premente, por outro lado, uma implementação mais adequada e maior conscientização acerca do direito à informação ambiental relacionado aos bens de consumo.This monograph aims at analyzing the advertising phenomenon of greenwashing from the point of view of the consumer relations, especially with regard to the right to information and the principle of transparency, and to defend the characterization of deception in such cases. As a central hypothesis of this study, one has the question about the eventual framing of greenwashing as a socially accepted misleading advertising. Therefore, the importance of advertising in the consolidation of the consumer society will be examined, in what way the ideal of environmental preservation is converted into a marketing strategy and how it is distorted through these practices. Then, a check will be made on the normative discipline related to the subject in Brazil, focusing on the environmental labeling programs and the guidelines established by the Advertising Council. Therefore, the main criteria for benchmarking misleading advertising with the tools used by some sustainability appeals will be checked. As a scientific methodology, the hypothetical-deductive and the hermeneutical methods will be adopted. In view of the necessity of an analysis not only dogmatic, the dialectical, the historical and monographic methods will be used. Regarding the types of research, the exploratory will be used, based on the intended objectives; as well as the bibliographic research, considering the technical procedures adopted, and, considering the nature and form of the approach, will be adopted the basic and qualitative research, respectively. In the end, it will be demonstrated the sufficiency of the protection inserted in the Consumer Code to combat such announcements, on the other hand, making a more adequate implementation and awareness of the right to environmental information related to consumption.Submitted by Núcleo de Monografia e Atividade Complementares (numacdireito@gmail.com) on 2018-04-27T17:17:42Z No. of bitstreams: 1 Mariana Pinto do Nascimento.pdf: 1013324 bytes, checksum: 87a634ae23dd281ec064951d83a15d87 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2018-06-11T17:54:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mariana Pinto do Nascimento.pdf: 1013324 bytes, checksum: 87a634ae23dd281ec064951d83a15d87 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-11T17:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariana Pinto do Nascimento.pdf: 1013324 bytes, checksum: 87a634ae23dd281ec064951d83a15d87 (MD5)Filosofia e Ciências HumanasGreenwashingInformaçãoTransparênciaPublicidade EnganosaRotulagem AmbientalGreenwashingInformationTransparencyMisleading PublicityEnvironmental Labelingdefesa do consumidorConsumer protectionGreenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de DireitoNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades ComplementaresUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMariana Pinto do Nascimento.pdfMariana Pinto do Nascimento.pdfapplication/pdf1013324https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/1/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf87a634ae23dd281ec064951d83a15d87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTMariana Pinto do Nascimento.pdf.txtMariana Pinto do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain192855https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/3/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf.txtd93d817891699c4e80cb6698cc9ec1daMD53ri/261692022-07-05 14:04:19.884oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. |
title |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. |
spellingShingle |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. Nascimento, Mariana Pinto do Filosofia e Ciências Humanas Greenwashing Informação Transparência Publicidade Enganosa Rotulagem Ambiental Greenwashing Information Transparency Misleading Publicity Environmental Labeling defesa do consumidor Consumer protection |
title_short |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. |
title_full |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. |
title_fullStr |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. |
title_full_unstemmed |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. |
title_sort |
Greenwashing: Selos ecológicos, publicidade enganosa e a proteção do Consumidor no Brasil com base no Direito á informação e no princípio da transparência. |
author |
Nascimento, Mariana Pinto do |
author_facet |
Nascimento, Mariana Pinto do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mariana Pinto do Nascimento, Mariana Pinto do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Joseane Suzart Lopes da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Joseane Suzart Lopes da Oliveira Filho, João Glicério de Lago Júnior, Antonio |
contributor_str_mv |
Silva, Joseane Suzart Lopes da Silva, Joseane Suzart Lopes da Oliveira Filho, João Glicério de Lago Júnior, Antonio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Filosofia e Ciências Humanas |
topic |
Filosofia e Ciências Humanas Greenwashing Informação Transparência Publicidade Enganosa Rotulagem Ambiental Greenwashing Information Transparency Misleading Publicity Environmental Labeling defesa do consumidor Consumer protection |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Greenwashing Informação Transparência Publicidade Enganosa Rotulagem Ambiental Greenwashing Information Transparency Misleading Publicity Environmental Labeling defesa do consumidor Consumer protection |
description |
A presente monografia visa analisar o fenômeno publicitário do greenwashing sob a ótica do microssistema das relações de consumo, especialmente no que concerne ao direito à informação e ao princípio da transparência, além de defender a caracterização de enganosidade em tais casos. Como hipótese central deste estudo, tem-se o questionamento sobre o eventual enquadramento do greenwashing como uma publicidade enganosa socialmente aceita. Para tanto, será examinada a importância da publicidade na consolidação da sociedade de consumo, de que forma o ideal de preservação ambiental é convertido em estratégia de marketing e como é desvirtuado através das referidas práticas. Em seguida, far-se-á uma verificação da disciplina normativa atinente ao tema no Brasil, com enfoque nos programas de rotulagem ambiental e nas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Por conseguinte, serão cotejados os principais critérios para a aferição da publicidade enganosa com as ferramentas utilizadas por alguns apelos de sustentabilidade. Como metodologia científica, serão adotados os métodos hipotético-dedutivo e, sob o aspecto jurídico, o hermenêutico. Tendo em vista a necessidade de uma análise não só dogmática, empregar-se-ão também métodos filosóficos e sociológicos, quais sejam, o dialético e o histórico e monográfico. Quanto aos tipos de pesquisa, será utilizada a exploratória, com base nos objetivos pretendidos; bem como a pesquisa bibliográfica, tendo em vista os procedimentos técnicos adotados, e, considerando a natureza e forma da abordagem, serão adotadas as pesquisas básica e qualitativa, respectivamente. Será demonstrada, ao final, a suficiência da proteção inserta no Código de Defesa do Consumidor para o combate de tais anúncios, tornando-se premente, por outro lado, uma implementação mais adequada e maior conscientização acerca do direito à informação ambiental relacionado aos bens de consumo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-11T17:54:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-11T17:54:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/1/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26169/3/Mariana%20Pinto%20do%20Nascimento.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87a634ae23dd281ec064951d83a15d87 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 d93d817891699c4e80cb6698cc9ec1da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459560286945280 |