RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54711 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de um recurso didático, no formato de jogo tipo RPG 2D digital, para a abordagem do modelo atômico de Thomson. O jogo, elaborado por meio do software RPG Maker MV, intitula-se “O modelo atômico de Thomson” e apresenta uma diversidade de cenários e experiências envolvendo a discussão sobre conteúdos químicos relacionados ao tema. Para viabilizar a aplicação do recurso e obter informações sobre o seu potencial didático-pedagógico foi planejada uma sequência de atividades que foi desenvolvida com estudantes de uma escola estadual do interior do RN (EscEstRN), em uma turma da primeira série do ensino médio regular. A sequência de atividades foi desenhada de modo a considerar a utilização de recursos variados, como o uso de atividades experimentais demonstrativas, ferramentas audiovisuais, textos didáticos escritos originalmente por Thomson e, por fim, o jogo digital proposto nesse trabalho. A fim de reunir informações sobre a impressão dos estudantes acerca da experiência vivenciada com o jogo, foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, no qual os estudantes puderam atribuir um grau de satisfação a aspectos do jogo. Os dados foram computados e organizados em gráficos para melhor visualização dos aspectos preferencialmente reconhecidos pelos participantes sobre o recurso. Os resultados indicam grande aceitação pelo público-alvo, destacando-se, principalmente, critérios como o roteiro do jogo, a resolução gráfica, o nível de dificuldade, e a importância do recurso para o estudo do conteúdo abordado. A partir da análise/apreciação dos resultados obtidos nesta dissertação, pretende-se elaborar uma versão 2.0 reformulada/atualizada do jogo. |
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Oliveira, Jadson Borges dehttp://lattes.cnpq.br/9487496504166485https://orcid.org/0000-0001-9015-1934http://lattes.cnpq.br/0917006004895117Freire, Melquesedeque da Silvahttps://orcid.org/0000-0003-2693-877Xhttp://lattes.cnpq.br/0358064729580858Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e SilvaSilva Júnior, Luiz Alberto daSilva Júnior, Carlos Neco da2023-09-05T23:23:41Z2023-09-05T23:23:41Z2023-02-28OLIVEIRA, Jadson Borges de. RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson. Orientador: Carlos Neco da Silva Júnior. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54711Este trabalho apresenta uma proposta de um recurso didático, no formato de jogo tipo RPG 2D digital, para a abordagem do modelo atômico de Thomson. O jogo, elaborado por meio do software RPG Maker MV, intitula-se “O modelo atômico de Thomson” e apresenta uma diversidade de cenários e experiências envolvendo a discussão sobre conteúdos químicos relacionados ao tema. Para viabilizar a aplicação do recurso e obter informações sobre o seu potencial didático-pedagógico foi planejada uma sequência de atividades que foi desenvolvida com estudantes de uma escola estadual do interior do RN (EscEstRN), em uma turma da primeira série do ensino médio regular. A sequência de atividades foi desenhada de modo a considerar a utilização de recursos variados, como o uso de atividades experimentais demonstrativas, ferramentas audiovisuais, textos didáticos escritos originalmente por Thomson e, por fim, o jogo digital proposto nesse trabalho. A fim de reunir informações sobre a impressão dos estudantes acerca da experiência vivenciada com o jogo, foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, no qual os estudantes puderam atribuir um grau de satisfação a aspectos do jogo. Os dados foram computados e organizados em gráficos para melhor visualização dos aspectos preferencialmente reconhecidos pelos participantes sobre o recurso. Os resultados indicam grande aceitação pelo público-alvo, destacando-se, principalmente, critérios como o roteiro do jogo, a resolução gráfica, o nível de dificuldade, e a importância do recurso para o estudo do conteúdo abordado. A partir da análise/apreciação dos resultados obtidos nesta dissertação, pretende-se elaborar uma versão 2.0 reformulada/atualizada do jogo.This paper presents a proposal for an educational resource in the form of a 2D digital RPG game for the approach of Thomson's atomic model. The game, developed using RPG Maker MV software, is titled "O modelo atômico de Thomson" and features a variety of scenarios and experiences involving theThis paper presents a proposal for an educational resource in the form of a 2D digital RPG game for the approach of Thomson's atomic model. The game, developed using RPG Maker MV software, is titled "Thomson's Atomic Model" and features a variety of scenarios and experiences involving the discussion of chemical content related to the theme. In order to enable the application of the resource and obtain information about its didactic-pedagogical potential, a sequence of activities was planned and carried out with students from a public school in the interior of RN (EscEstRN), in a regular first-year high school class. The sequence of activities was designed to consider the use of various resources, such as demonstrative experimental activities, audiovisual tools, didactic texts originally written by Thomson, and finally, the digital game proposed in this work. In order to gather information about the students' impressions of the experience with the game, a questionnaire with multiple-choice questions was administered, allowing students to rate aspects of the game. The data were computed and organized in graphs for a better visualization of the aspects predominantly recognized by the participants regarding the resource. The results indicate a great acceptance by the target audience, highlighting criteria such as the game's storyline, graphic resolution, level of difficulty, and the importance of the resource for studying the content covered. Based on the analysis/appreciation of the results obtained in this dissertation, it is intended to develop a reformulated/updated version 2.0 of the game.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55412https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de químicaEducação lúdicaTICsJogosRPGRPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomsoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRPGensinoquimica_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1373191https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54711/1/RPGensinoquimica_Oliveira_2023.pdf483b0ae17135198e7cc50214b8aeb066MD51123456789/547112023-11-22 14:15:50.41oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54711Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-22T17:15:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Este trabalho apresenta uma proposta de um recurso didático, no formato de jogo tipo RPG 2D digital, para a abordagem do modelo atômico de Thomson. O jogo, elaborado por meio do software RPG Maker MV, intitula-se “O modelo atômico de Thomson” e apresenta uma diversidade de cenários e experiências envolvendo a discussão sobre conteúdos químicos relacionados ao tema. Para viabilizar a aplicação do recurso e obter informações sobre o seu potencial didático-pedagógico foi planejada uma sequência de atividades que foi desenvolvida com estudantes de uma escola estadual do interior do RN (EscEstRN), em uma turma da primeira série do ensino médio regular. A sequência de atividades foi desenhada de modo a considerar a utilização de recursos variados, como o uso de atividades experimentais demonstrativas, ferramentas audiovisuais, textos didáticos escritos originalmente por Thomson e, por fim, o jogo digital proposto nesse trabalho. A fim de reunir informações sobre a impressão dos estudantes acerca da experiência vivenciada com o jogo, foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, no qual os estudantes puderam atribuir um grau de satisfação a aspectos do jogo. Os dados foram computados e organizados em gráficos para melhor visualização dos aspectos preferencialmente reconhecidos pelos participantes sobre o recurso. Os resultados indicam grande aceitação pelo público-alvo, destacando-se, principalmente, critérios como o roteiro do jogo, a resolução gráfica, o nível de dificuldade, e a importância do recurso para o estudo do conteúdo abordado. A partir da análise/apreciação dos resultados obtidos nesta dissertação, pretende-se elaborar uma versão 2.0 reformulada/atualizada do jogo. |
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