Leitura crítica de textos de divulgação científica em uma perspectiva freireana
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47242 |
Resumo: | A literatura relata diferentes estudos relacionados a leitura crítica no ensino de ciências referenciando instrumentos analíticos, alguns focados exclusivamente para o estudo e análise da habilidade de leitura, sobre estratégias e atividades de ensino, entre outros. Particularmente, objetivou-se nessa investigação, avaliar a leitura crítica de informações com conteúdo científico sobre alimentos veiculadas em meios de comunicação realizada por estudantes do curso técnico integrado em alimentos a partir do instrumento adaptado do acrônimo CRITIC desenvolvido por Bartz (2002) em comparação com a perspectiva de Paulo Freire. A intervenção foi desenvolvida em 2 momentos com estudantes do ensino médio de nível técnico em alimentos do IFRN – Campus Currais Novos. O 1º momento incluiu 3 etapas: antes da leitura (leitura de imagens e título); durante a leitura (leitura do texto da notícia e uso do CRITIC adaptado); após a leitura (leitura de recortes do texto do artigo científico). No segundo momento inserimos uma 4° etapa para reescrita da notícia, buscando aproximações quanto ao contexto de mundo do estudante e ao diálogo, pilares essenciais na pedagogia freireana. Quanto aos direcionamentos de análise, destacamos que são possibilidades para auxiliar o professor na interpretação dos resultados obtidos a partir do uso das questões geradoras e da reescrita da notícia. Tais resultados originaram duas publicações (capítulo de livro e artigo científico) e uma proposta de atividade de leitura crítica a luz do pensamento freireano (envolvendo o aluno desde a escolha do tema gerador, uso de questões geradoras em substituição ao CRITIC, e reescrita da notícia de forma livre). Acentuamos, que a leitura de textos de notícias com conteúdo científico, agregaram caminhos assertivos na busca de relacionar o contexto de mundo dos estudantes com as disciplinas trabalhadas no curso técnico de alimentos, e podem contribuir de forma profícua na formação para a criticidade e para a educação científica. |
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Ferreira, Dayana do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/0830870182909216https://orcid.org/0000-0002-8114-0704http://lattes.cnpq.br/6965522706601294Chion, Andrea Fernanda RevelMazze, Fernanda MarurNogueira, Mayara Larrys Gomes de AssisAraújo, Monica Lopes FolenaUrban, Samuel PenteadoSilva, Marcia Gorette Lima da2022-05-23T19:56:49Z2022-05-23T19:56:49Z2022-03-30FERREIRA, Dayana do Nascimento. Leitura crítica de textos de divulgação científica em uma perspectiva freireana. 2022. 229f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47242A literatura relata diferentes estudos relacionados a leitura crítica no ensino de ciências referenciando instrumentos analíticos, alguns focados exclusivamente para o estudo e análise da habilidade de leitura, sobre estratégias e atividades de ensino, entre outros. Particularmente, objetivou-se nessa investigação, avaliar a leitura crítica de informações com conteúdo científico sobre alimentos veiculadas em meios de comunicação realizada por estudantes do curso técnico integrado em alimentos a partir do instrumento adaptado do acrônimo CRITIC desenvolvido por Bartz (2002) em comparação com a perspectiva de Paulo Freire. A intervenção foi desenvolvida em 2 momentos com estudantes do ensino médio de nível técnico em alimentos do IFRN – Campus Currais Novos. O 1º momento incluiu 3 etapas: antes da leitura (leitura de imagens e título); durante a leitura (leitura do texto da notícia e uso do CRITIC adaptado); após a leitura (leitura de recortes do texto do artigo científico). No segundo momento inserimos uma 4° etapa para reescrita da notícia, buscando aproximações quanto ao contexto de mundo do estudante e ao diálogo, pilares essenciais na pedagogia freireana. Quanto aos direcionamentos de análise, destacamos que são possibilidades para auxiliar o professor na interpretação dos resultados obtidos a partir do uso das questões geradoras e da reescrita da notícia. Tais resultados originaram duas publicações (capítulo de livro e artigo científico) e uma proposta de atividade de leitura crítica a luz do pensamento freireano (envolvendo o aluno desde a escolha do tema gerador, uso de questões geradoras em substituição ao CRITIC, e reescrita da notícia de forma livre). Acentuamos, que a leitura de textos de notícias com conteúdo científico, agregaram caminhos assertivos na busca de relacionar o contexto de mundo dos estudantes com as disciplinas trabalhadas no curso técnico de alimentos, e podem contribuir de forma profícua na formação para a criticidade e para a educação científica.The literature reports different studies related to critical reading in science teaching, referencing analytical instruments, some exclusively focused on the study and analysis of reading skills, on strategies and teaching activities, among others. In part icular, the objective of this investigation was to evaluate the critical reading of information with scientific content about food conveyed in the media by students of an integrated technical course in food using an instrument adapted from the acronym CRIT IC developed by Bartz (2002) in comparison with Paulo Freire's perspective. The intervention was developed in 2 moments with students from the technical high school in food at IFRN Novos. The 1st moment included 3 stages: before reading (r Campus Currais eading of images and title); during reading (reading of the news text and use of the adapted CRITIC); after reading (reading of clippings from the scientific article text). In the second moment, we inserted a 4th stage for rewriting the news, seeking appro ximations to the student's world context and to dialog, essential pillars in Freirean pedagogy. As for the analysis directions, we highlight that they are possibilities to help the teacher in the interpretation of the results obtained from the use of the g enerating questions and the rewriting of the news. Such results originated two publications (a book chapter and a scientific article) and a proposal of a critical reading activity in the light of Freirean thought (involving the student from the choice of t he generating theme, the use of generating questions in substitution of CRITIC, and the free rewriting of the news). We emphasize that the reading of news texts with scientific content aggregated assertive paths in the search for relating the students' wor ld context with the disciplines worked in the food technical course and in a useful way to the formation of criticality and scientific education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilMeios de comunicaçãoLeitura críticaPedagogia freireanaAcrônimo CRITICLeitura crítica de textos de divulgação científica em uma perspectiva freireanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLeituracriticatextos_Ferreira_2022.pdfapplication/pdf2214120https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47242/1/Leituracriticatextos_Ferreira_2022.pdf65b6d6014dbba5cdaa3f3205cfd5c518MD51123456789/472422022-05-23 16:57:25.842oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47242Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-23T19:57:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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