A abordagem de aspectos e questões sociocientíficas nos livros didáticos de química aprovados no PNLD/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Monara Jeane dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45318
Resumo: Desde a década de setenta, os currículos de ensino de ciências têm discutido a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), enfatizando a importância da compreensão das relações existentes entre Ciência e Tecnologia e suas implicações sociais e ambientais. Atrelado ao campo de estudos CTS emerge a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), tratandose da inclusão de temas controversos no ensino de Ciências, os quais os alunos se deparam com a necessidade de se posicionar de forma crítica frente as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste cenário, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a presença de Aspectos e Questões sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2018. Justificando-se pela necessidade dessas questões estarem presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas, tendo em vista que os docentes utilizam esse material como instrumento de orientação de suas atividades em sala de aula. Para isso, utilizou-se como técnica de investigação a Análise de conteúdo, segundo Bardin (2011) para analisar os textos complementares presentes nos livros didáticos selecionados. Nesta investigação, utilizou-se como critérios as características apontadas por Santos, Almeida e Silva (2018) para identificar as QSC nos textos analisados. Foi utilizado ainda, o software Iramuteq como instrumento para analisar as aproximações existentes entre as QSC identificadas, utilizando a ferramenta de análise de similitude. A metodologia adotada nesta pesquisa possibilitou que os objetivos traçados fossem alcançados, identificando a presença de aspectos e questões sociocientíficas, de modo que os aspectos considerados em sua maioria foram caracterizados como uma abordagem pontual. A pequena quantidade de QSC reconhecidas nesta pesquisa de acordo com os critérios adotados, aponta uma carência desta discussão nos livros didáticos analisados, principalmente nos materiais disponibilizados para as séries iniciais do ensino médio (1° e 2° séries). Esta pesquisa foi desenvolvida com os livros didáticos do último PNLD vigente que possui livros específicos para o Ensino de Química, considerando que nos próximos editais o livro de química passará a compor parte do material destinado a área de Ciências da Natureza (somados ao de Física e Biologia). Dessa forma, pesquisas posteriores poderão analisar se essas questões estarão presentes nos materiais aprovados no Novo Programa Nacional do Livro e do Material Didático.
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Atrelado ao campo de estudos CTS emerge a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), tratandose da inclusão de temas controversos no ensino de Ciências, os quais os alunos se deparam com a necessidade de se posicionar de forma crítica frente as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste cenário, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a presença de Aspectos e Questões sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2018. Justificando-se pela necessidade dessas questões estarem presentes nos livros didáticos utilizados nas escolas, tendo em vista que os docentes utilizam esse material como instrumento de orientação de suas atividades em sala de aula. Para isso, utilizou-se como técnica de investigação a Análise de conteúdo, segundo Bardin (2011) para analisar os textos complementares presentes nos livros didáticos selecionados. Nesta investigação, utilizou-se como critérios as características apontadas por Santos, Almeida e Silva (2018) para identificar as QSC nos textos analisados. Foi utilizado ainda, o software Iramuteq como instrumento para analisar as aproximações existentes entre as QSC identificadas, utilizando a ferramenta de análise de similitude. A metodologia adotada nesta pesquisa possibilitou que os objetivos traçados fossem alcançados, identificando a presença de aspectos e questões sociocientíficas, de modo que os aspectos considerados em sua maioria foram caracterizados como uma abordagem pontual. A pequena quantidade de QSC reconhecidas nesta pesquisa de acordo com os critérios adotados, aponta uma carência desta discussão nos livros didáticos analisados, principalmente nos materiais disponibilizados para as séries iniciais do ensino médio (1° e 2° séries). Esta pesquisa foi desenvolvida com os livros didáticos do último PNLD vigente que possui livros específicos para o Ensino de Química, considerando que nos próximos editais o livro de química passará a compor parte do material destinado a área de Ciências da Natureza (somados ao de Física e Biologia). Dessa forma, pesquisas posteriores poderão analisar se essas questões estarão presentes nos materiais aprovados no Novo Programa Nacional do Livro e do Material Didático.Since the seventies, science education curricula have discussed the Science, Technology and Society (STS) perspective, emphasizing the importance of understanding the relationships between Science and Technology and their social and environmental reasons. Linked to the field of STS studies, the Socio-Scientific Issues (QSC) approach emerges, dealing with the inclusion of controversial topics in Science teaching, which students face the need to critically position themselves in relation to relationships between Science, Technology and Society. In this scenario, this research has as general objective to understand the presence of socioscientific Aspects and Issues in Chemistry textbooks part of the PNLD / 2018. Justified by the need for these issues to be present in textbooks used in schools, considering that teachers they use this material as an instrument to guide their activities in the classroom. For this, we used as a research technique Content Analysis, according to Bardin (2011) to analyze the complementary texts present in the selected textbooks. In this investigation, we used as criteria such characteristics pointed out by Santos, Almeida and Silva (2018) to identify how QSC in the texts to impose. In addition, the Iramuteq software was used as an instrument to analyze the existing approximations between the QSC idents, using a similarity analysis tool. The methodology adopted in this research enabled the outlined objectives to be achieved, identifying the presence of socio-scientific aspects and issues, so that the aspects considered were mostly characterized as a punctual approach. The small amount of QSC recognized in this research according to the adopted criteria, indicates a lack of this discussion in commercial textbooks. Mainly in the materials made available for the first grades of high school (1st and 2nd grades). This research was developed with the textbooks of the last PNLD in force, which have specific books for the Teaching of Chemistry, considering that in the next public notices the chemistry book will be part of the material destined to an area of Natural Sciences (added to the one of Physics and Biology). Thus, further research analyzes whether these issues are present in the materials included in the New National Book and Didactic Material Program.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilQuestões sociocientíficasEnsino de químicaLivros didáticosA abordagem de aspectos e questões sociocientíficas nos livros didáticos de química aprovados no PNLD/2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagemaspectosquestoes_Costa_2021.pdfapplication/pdf912700https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45318/1/Abordagemaspectosquestoes_Costa_2021.pdf6c9ce32ea577ec27a4a738cfb0dca043MD51123456789/453182022-05-02 12:35:18.52oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45318Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:35:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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