Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dassie, Bruno Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bernardo, José Roberto da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida.
id UFF-2_1930ef40407d28f9e46daf2d25117dce
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26570
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino FundamentalSocio-scientific Issues as Contexts in Mathematics Textbooks for Elementary EducationContextos em matemáticaQuestões sociocientíficasLivro didáticoEducação MatemáticaAvaliação de livroLivro didáticoEnsino de MatemáticaEnsino de EstatísticaEnsino fundamentalNeste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida.SimIn this paper we present a research that is focused on the use of socio-scientific issues (SSI) as contexts in mathematics textbooks for Elementary Education in Brazil. More specifically, the Statistics chapters of the books approved by the Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020 were analyzed, with the objective of identifying the occurrence of activities that value the theme as catalysts of reflective processes about the context to understand how these relations occur. These twoperspectives guided our research. The data obtained were subjected to content analysis that favored the construction of thematic categories and the realization of inferences and interpretations.Regarding the presence of themes in the books, there is a great diversity, which is positive. Regarding the way in which the potential for contextualizing of SSI is related to the treated content, itis still shy.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULAngra dos Reis, RJ2022-10-21T14:19:17Z2022-10-21T14:19:17Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERNARDO, J. R. R. ; DASSIE, B. A. Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental. Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 14, p. 1-18, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570ProfessorREVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDassie, Bruno AlvesBernardo, José Roberto da Rochaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-21T14:19:21Zoai:app.uff.br:1/26570Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:43.048172Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
Socio-scientific Issues as Contexts in Mathematics Textbooks for Elementary Education
title Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
spellingShingle Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
Dassie, Bruno Alves
Contextos em matemática
Questões sociocientíficas
Livro didático
Educação Matemática
Avaliação de livro
Livro didático
Ensino de Matemática
Ensino de Estatística
Ensino fundamental
title_short Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
title_full Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
title_fullStr Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
title_sort Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
author Dassie, Bruno Alves
author_facet Dassie, Bruno Alves
Bernardo, José Roberto da Rocha
author_role author
author2 Bernardo, José Roberto da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
Bernardo, José Roberto da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos em matemática
Questões sociocientíficas
Livro didático
Educação Matemática
Avaliação de livro
Livro didático
Ensino de Matemática
Ensino de Estatística
Ensino fundamental
topic Contextos em matemática
Questões sociocientíficas
Livro didático
Educação Matemática
Avaliação de livro
Livro didático
Ensino de Matemática
Ensino de Estatística
Ensino fundamental
description Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-21T14:19:17Z
2022-10-21T14:19:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDO, J. R. R. ; DASSIE, B. A. Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental. Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 14, p. 1-18, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570
Professor
identifier_str_mv BERNARDO, J. R. R. ; DASSIE, B. A. Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental. Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 14, p. 1-18, 2021.
Professor
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Angra dos Reis, RJ
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Angra dos Reis, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823681897234432