Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida. |
id |
UFF-2_1930ef40407d28f9e46daf2d25117dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26570 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino FundamentalSocio-scientific Issues as Contexts in Mathematics Textbooks for Elementary EducationContextos em matemáticaQuestões sociocientíficasLivro didáticoEducação MatemáticaAvaliação de livroLivro didáticoEnsino de MatemáticaEnsino de EstatísticaEnsino fundamentalNeste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida.SimIn this paper we present a research that is focused on the use of socio-scientific issues (SSI) as contexts in mathematics textbooks for Elementary Education in Brazil. More specifically, the Statistics chapters of the books approved by the Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020 were analyzed, with the objective of identifying the occurrence of activities that value the theme as catalysts of reflective processes about the context to understand how these relations occur. These twoperspectives guided our research. The data obtained were subjected to content analysis that favored the construction of thematic categories and the realization of inferences and interpretations.Regarding the presence of themes in the books, there is a great diversity, which is positive. Regarding the way in which the potential for contextualizing of SSI is related to the treated content, itis still shy.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULAngra dos Reis, RJ2022-10-21T14:19:17Z2022-10-21T14:19:17Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERNARDO, J. R. R. ; DASSIE, B. A. Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental. Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 14, p. 1-18, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570ProfessorREVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDassie, Bruno AlvesBernardo, José Roberto da Rochaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-21T14:19:21Zoai:app.uff.br:1/26570Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:43.048172Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental Socio-scientific Issues as Contexts in Mathematics Textbooks for Elementary Education |
title |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental Dassie, Bruno Alves Contextos em matemática Questões sociocientíficas Livro didático Educação Matemática Avaliação de livro Livro didático Ensino de Matemática Ensino de Estatística Ensino fundamental |
title_short |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental |
title_full |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental |
title_sort |
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental |
author |
Dassie, Bruno Alves |
author_facet |
Dassie, Bruno Alves Bernardo, José Roberto da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Bernardo, José Roberto da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dassie, Bruno Alves Bernardo, José Roberto da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos em matemática Questões sociocientíficas Livro didático Educação Matemática Avaliação de livro Livro didático Ensino de Matemática Ensino de Estatística Ensino fundamental |
topic |
Contextos em matemática Questões sociocientíficas Livro didático Educação Matemática Avaliação de livro Livro didático Ensino de Matemática Ensino de Estatística Ensino fundamental |
description |
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-10-21T14:19:17Z 2022-10-21T14:19:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERNARDO, J. R. R. ; DASSIE, B. A. Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental. Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 14, p. 1-18, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570 Professor |
identifier_str_mv |
BERNARDO, J. R. R. ; DASSIE, B. A. Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental. Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 14, p. 1-18, 2021. Professor |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Angra dos Reis, RJ |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Angra dos Reis, RJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823681897234432 |