Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277
Resumo: Diante a uma grande concorrência entre as empresas, é extremamente relevante mensurar o grau de satisfação de seu consumidor. Nesse sentido cabe as organizações a busca por mais estudos na área, assim como as estratégias de mercado, os conceitos e ideias a respeito de satisfação mudam, com isso surge cada vez mais forte a filosofia de marketing sensorial. Partindo dessa filosofia o presente estudo tem como objetivo central analisar a percepção sensorial dos clientes da clínica Fernando Lira da clínica Fernando Lira, situada na Zona Norte de Natal-RN. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e de abordagem qualitativa. O estudo é observacional através de uma análise semiótica. Como resultado, foi observado que todos os sentidos são explorados, não há uma centralização, mas muitos dos serviços disponibilizados na empresa investigados são claramente voltado para sentidos como visão, audição e tato, os clientes se mostram satisfeitos com boa parte dos serviços e a parte profissional, mesmo que esses aspectos não tenham sido tão explorados no trabalho, ao fim, como aspectos tecnológicos, a empresa se mantem o máximo possível atualizada em técnicas e aparelhos, maximizando assim a satisfação dos consumidores.
id UFRN_ee50c8e5e5713104055af02011c0bd70
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35277
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto dePignataro, ThelmaPignataro, Thelma2020-12-28T20:49:26Z2021-09-20T15:04:19Z2020-12-28T20:49:26Z2021-09-20T15:04:19Z2020-11-242014092760OLIVEIRA, Pedro Kainnã Peixoto de. Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277Diante a uma grande concorrência entre as empresas, é extremamente relevante mensurar o grau de satisfação de seu consumidor. Nesse sentido cabe as organizações a busca por mais estudos na área, assim como as estratégias de mercado, os conceitos e ideias a respeito de satisfação mudam, com isso surge cada vez mais forte a filosofia de marketing sensorial. Partindo dessa filosofia o presente estudo tem como objetivo central analisar a percepção sensorial dos clientes da clínica Fernando Lira da clínica Fernando Lira, situada na Zona Norte de Natal-RN. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e de abordagem qualitativa. O estudo é observacional através de uma análise semiótica. Como resultado, foi observado que todos os sentidos são explorados, não há uma centralização, mas muitos dos serviços disponibilizados na empresa investigados são claramente voltado para sentidos como visão, audição e tato, os clientes se mostram satisfeitos com boa parte dos serviços e a parte profissional, mesmo que esses aspectos não tenham sido tão explorados no trabalho, ao fim, como aspectos tecnológicos, a empresa se mantem o máximo possível atualizada em técnicas e aparelhos, maximizando assim a satisfação dos consumidores.In the face of great competition between companies, it is extremely relevant to measure the degree of customer satisfaction. In this sense, it is up to organizations to search for more studies in the area, as well as market strategies, concepts and ideas about satisfaction change, with this the philosophy of sensory marketing is increasingly stronger. Based on this philosophy, this study aims to analyze the sensory perception of clients at the Fernando Lira clinic at the Fernando Lira clinic, located in the North Zone of Natal-RN. An exploratory, descriptive and qualitative re-search was carried out. The study is observational through a semiotic analysis. As a result, it was observed that all the senses are explored, there is no centralization, but many of the services available in the investigated company are clearly aimed at senses such as sight, hearing and touch, customers are satisfied with most of the services and the part professional, even if these aspects have not been explored so much at work, in the end, as technological aspects, the com-pany keeps itself updated as much as possible in techniques and devices, thus maximizing con-sumer satisfaction.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketingMarketing sensorialSatisfação do consumidorSensory marketingConsumer satisfactionAnálise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALAnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf1173268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/2/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf7ba26f0d880c561b27905e3e5ca3f692MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTAnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain59993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/4/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf.txtc17153fa1f5e107087c8e433b9d28f2fMD54123456789/352772021-09-20 12:04:20.115oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:04:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
title Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
spellingShingle Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de
Marketing
Marketing sensorial
Satisfação do consumidor
Sensory marketing
Consumer satisfaction
title_short Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
title_full Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
title_fullStr Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
title_full_unstemmed Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
title_sort Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
author Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de
author_facet Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing sensorial
Satisfação do consumidor
Sensory marketing
Consumer satisfaction
topic Marketing
Marketing sensorial
Satisfação do consumidor
Sensory marketing
Consumer satisfaction
description Diante a uma grande concorrência entre as empresas, é extremamente relevante mensurar o grau de satisfação de seu consumidor. Nesse sentido cabe as organizações a busca por mais estudos na área, assim como as estratégias de mercado, os conceitos e ideias a respeito de satisfação mudam, com isso surge cada vez mais forte a filosofia de marketing sensorial. Partindo dessa filosofia o presente estudo tem como objetivo central analisar a percepção sensorial dos clientes da clínica Fernando Lira da clínica Fernando Lira, situada na Zona Norte de Natal-RN. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e de abordagem qualitativa. O estudo é observacional através de uma análise semiótica. Como resultado, foi observado que todos os sentidos são explorados, não há uma centralização, mas muitos dos serviços disponibilizados na empresa investigados são claramente voltado para sentidos como visão, audição e tato, os clientes se mostram satisfeitos com boa parte dos serviços e a parte profissional, mesmo que esses aspectos não tenham sido tão explorados no trabalho, ao fim, como aspectos tecnológicos, a empresa se mantem o máximo possível atualizada em técnicas e aparelhos, maximizando assim a satisfação dos consumidores.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-28T20:49:26Z
2021-09-20T15:04:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-28T20:49:26Z
2021-09-20T15:04:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014092760
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Pedro Kainnã Peixoto de. Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277
identifier_str_mv 2014092760
OLIVEIRA, Pedro Kainnã Peixoto de. Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/2/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/4/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7ba26f0d880c561b27905e3e5ca3f692
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
c17153fa1f5e107087c8e433b9d28f2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117618459475968