Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277 |
Resumo: | Diante a uma grande concorrência entre as empresas, é extremamente relevante mensurar o grau de satisfação de seu consumidor. Nesse sentido cabe as organizações a busca por mais estudos na área, assim como as estratégias de mercado, os conceitos e ideias a respeito de satisfação mudam, com isso surge cada vez mais forte a filosofia de marketing sensorial. Partindo dessa filosofia o presente estudo tem como objetivo central analisar a percepção sensorial dos clientes da clínica Fernando Lira da clínica Fernando Lira, situada na Zona Norte de Natal-RN. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e de abordagem qualitativa. O estudo é observacional através de uma análise semiótica. Como resultado, foi observado que todos os sentidos são explorados, não há uma centralização, mas muitos dos serviços disponibilizados na empresa investigados são claramente voltado para sentidos como visão, audição e tato, os clientes se mostram satisfeitos com boa parte dos serviços e a parte profissional, mesmo que esses aspectos não tenham sido tão explorados no trabalho, ao fim, como aspectos tecnológicos, a empresa se mantem o máximo possível atualizada em técnicas e aparelhos, maximizando assim a satisfação dos consumidores. |
id |
UFRN_ee50c8e5e5713104055af02011c0bd70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35277 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto dePignataro, ThelmaPignataro, Thelma2020-12-28T20:49:26Z2021-09-20T15:04:19Z2020-12-28T20:49:26Z2021-09-20T15:04:19Z2020-11-242014092760OLIVEIRA, Pedro Kainnã Peixoto de. Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277Diante a uma grande concorrência entre as empresas, é extremamente relevante mensurar o grau de satisfação de seu consumidor. Nesse sentido cabe as organizações a busca por mais estudos na área, assim como as estratégias de mercado, os conceitos e ideias a respeito de satisfação mudam, com isso surge cada vez mais forte a filosofia de marketing sensorial. Partindo dessa filosofia o presente estudo tem como objetivo central analisar a percepção sensorial dos clientes da clínica Fernando Lira da clínica Fernando Lira, situada na Zona Norte de Natal-RN. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e de abordagem qualitativa. O estudo é observacional através de uma análise semiótica. Como resultado, foi observado que todos os sentidos são explorados, não há uma centralização, mas muitos dos serviços disponibilizados na empresa investigados são claramente voltado para sentidos como visão, audição e tato, os clientes se mostram satisfeitos com boa parte dos serviços e a parte profissional, mesmo que esses aspectos não tenham sido tão explorados no trabalho, ao fim, como aspectos tecnológicos, a empresa se mantem o máximo possível atualizada em técnicas e aparelhos, maximizando assim a satisfação dos consumidores.In the face of great competition between companies, it is extremely relevant to measure the degree of customer satisfaction. In this sense, it is up to organizations to search for more studies in the area, as well as market strategies, concepts and ideas about satisfaction change, with this the philosophy of sensory marketing is increasingly stronger. Based on this philosophy, this study aims to analyze the sensory perception of clients at the Fernando Lira clinic at the Fernando Lira clinic, located in the North Zone of Natal-RN. An exploratory, descriptive and qualitative re-search was carried out. The study is observational through a semiotic analysis. As a result, it was observed that all the senses are explored, there is no centralization, but many of the services available in the investigated company are clearly aimed at senses such as sight, hearing and touch, customers are satisfied with most of the services and the part professional, even if these aspects have not been explored so much at work, in the end, as technological aspects, the com-pany keeps itself updated as much as possible in techniques and devices, thus maximizing con-sumer satisfaction.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketingMarketing sensorialSatisfação do consumidorSensory marketingConsumer satisfactionAnálise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALAnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf1173268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/2/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf7ba26f0d880c561b27905e3e5ca3f692MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTAnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain59993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/4/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf.txtc17153fa1f5e107087c8e433b9d28f2fMD54123456789/352772021-09-20 12:04:20.115oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:04:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica |
title |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica |
spellingShingle |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de Marketing Marketing sensorial Satisfação do consumidor Sensory marketing Consumer satisfaction |
title_short |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica |
title_full |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica |
title_fullStr |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica |
title_full_unstemmed |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica |
title_sort |
Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica |
author |
Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de |
author_facet |
Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Pedro Kainnã Peixoto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing sensorial Satisfação do consumidor Sensory marketing Consumer satisfaction |
topic |
Marketing Marketing sensorial Satisfação do consumidor Sensory marketing Consumer satisfaction |
description |
Diante a uma grande concorrência entre as empresas, é extremamente relevante mensurar o grau de satisfação de seu consumidor. Nesse sentido cabe as organizações a busca por mais estudos na área, assim como as estratégias de mercado, os conceitos e ideias a respeito de satisfação mudam, com isso surge cada vez mais forte a filosofia de marketing sensorial. Partindo dessa filosofia o presente estudo tem como objetivo central analisar a percepção sensorial dos clientes da clínica Fernando Lira da clínica Fernando Lira, situada na Zona Norte de Natal-RN. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva e de abordagem qualitativa. O estudo é observacional através de uma análise semiótica. Como resultado, foi observado que todos os sentidos são explorados, não há uma centralização, mas muitos dos serviços disponibilizados na empresa investigados são claramente voltado para sentidos como visão, audição e tato, os clientes se mostram satisfeitos com boa parte dos serviços e a parte profissional, mesmo que esses aspectos não tenham sido tão explorados no trabalho, ao fim, como aspectos tecnológicos, a empresa se mantem o máximo possível atualizada em técnicas e aparelhos, maximizando assim a satisfação dos consumidores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-28T20:49:26Z 2021-09-20T15:04:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-28T20:49:26Z 2021-09-20T15:04:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2014092760 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Pedro Kainnã Peixoto de. Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277 |
identifier_str_mv |
2014092760 OLIVEIRA, Pedro Kainnã Peixoto de. Análise dos elementos sensoriais presentes no ambiente da Clínica de Fisioterapia Fernando Lira: um estudo de caso com base na metodologia semiótica. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/2/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35277/4/AnaliseDosElementosSensoriais_Oliveira_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7ba26f0d880c561b27905e3e5ca3f692 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 c17153fa1f5e107087c8e433b9d28f2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117618459475968 |