O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Luana Aladim de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436
Resumo: Este trabalho trata sobre o consumo de mídia jornalística pelos Millennials, a primeira geração a ter mais proximidade com o mundo digital. No Brasil, são poucos os estudos acadêmicos voltados para essa área e, por isso, observa-se a necessidade de criar novas perspectivas para a construção de narrativas jornalísticas que valorizem o tipo de consumo da geração que mais cresce no país. Por isso, por meio de uma pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, realizou-se um levantamento dos principais relatórios sobre consumo de mídia no Brasil, para cruzar os dados e descobrir, qualitativamente, o perfil dessa nova geração. Acredita-se que as informações obtidas desse tratamento de dados podem colaborar para nortear o consumo de mídia jornalística das próximas gerações. Foi observado que os Millennials preferem o consumo de informações por meio da internet e valorizam a comodidade na hora de se relacionarem com os diferentes meios de comunicação.
id UFRN_ef5feb017a60a6e316b3b5332a774b00
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38436
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Luna, Luana Aladim deBarcelos, Janaina Dias2020-12-15T00:37:56Z2021-09-27T11:55:09Z2020-12-15T00:37:56Z2021-09-27T11:55:09Z2020-12-012016066947LUNA, Luana Aladim de. O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436Este trabalho trata sobre o consumo de mídia jornalística pelos Millennials, a primeira geração a ter mais proximidade com o mundo digital. No Brasil, são poucos os estudos acadêmicos voltados para essa área e, por isso, observa-se a necessidade de criar novas perspectivas para a construção de narrativas jornalísticas que valorizem o tipo de consumo da geração que mais cresce no país. Por isso, por meio de uma pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, realizou-se um levantamento dos principais relatórios sobre consumo de mídia no Brasil, para cruzar os dados e descobrir, qualitativamente, o perfil dessa nova geração. Acredita-se que as informações obtidas desse tratamento de dados podem colaborar para nortear o consumo de mídia jornalística das próximas gerações. Foi observado que os Millennials preferem o consumo de informações por meio da internet e valorizam a comodidade na hora de se relacionarem com os diferentes meios de comunicação.This work deals with the consumption of journalistic media by Millennials, the first generation to have a closer reletionship with the digital world. In Brazil, there are few academic studies focused on this area and, therefore, there is a need to create new perspectives for the construction of journalistic narratives that value the type of consumption of the fastest growing generation in the country. Thus, through an exploratory research, followed by a case study, a survey of the main reports on media consumption in Brazil was carried out, to cross the data and discover, qualitatively, the profile of this new generation. It is believed that the information obtained from this data processing can collaborate to guide the consumption of journalistic media for the next generations. After all, it was noticed that Millennials prefer the consumption of information through the internet and value convenience when it comes to relating to different media.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilJornalismoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração9.18.00.00-5 Estudos Sociaismídia jornalísticageraçãoMillennialsconsumo de mídiajournalistic mediagenerationmedia consumptionO consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConsumoMidia_Luna_2020TCC Luana Aladimapplication/pdf720180https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/1/ConsumoMidia_Luna_202078b19e840e9fe4e49edb45a357f4c6f6MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTOconsumodemídia_Luna_2020.txtExtracted texttext/plain98434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/4/Oconsumodem%c3%addia_Luna_2020.txt13017b7307408197bfca3f25b94a796cMD54123456789/384362023-03-03 14:52:08.921oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-03T17:52:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
title O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
spellingShingle O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
Luna, Luana Aladim de
6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração
9.18.00.00-5 Estudos Sociais
mídia jornalística
geração
Millennials
consumo de mídia
journalistic media
generation
media consumption
title_short O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
title_full O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
title_fullStr O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
title_full_unstemmed O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
title_sort O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
author Luna, Luana Aladim de
author_facet Luna, Luana Aladim de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Luana Aladim de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcelos, Janaina Dias
contributor_str_mv Barcelos, Janaina Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração
9.18.00.00-5 Estudos Sociais
topic 6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração
9.18.00.00-5 Estudos Sociais
mídia jornalística
geração
Millennials
consumo de mídia
journalistic media
generation
media consumption
dc.subject.por.fl_str_mv mídia jornalística
geração
Millennials
consumo de mídia
journalistic media
generation
media consumption
description Este trabalho trata sobre o consumo de mídia jornalística pelos Millennials, a primeira geração a ter mais proximidade com o mundo digital. No Brasil, são poucos os estudos acadêmicos voltados para essa área e, por isso, observa-se a necessidade de criar novas perspectivas para a construção de narrativas jornalísticas que valorizem o tipo de consumo da geração que mais cresce no país. Por isso, por meio de uma pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, realizou-se um levantamento dos principais relatórios sobre consumo de mídia no Brasil, para cruzar os dados e descobrir, qualitativamente, o perfil dessa nova geração. Acredita-se que as informações obtidas desse tratamento de dados podem colaborar para nortear o consumo de mídia jornalística das próximas gerações. Foi observado que os Millennials preferem o consumo de informações por meio da internet e valorizam a comodidade na hora de se relacionarem com os diferentes meios de comunicação.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T00:37:56Z
2021-09-27T11:55:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T00:37:56Z
2021-09-27T11:55:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016066947
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUNA, Luana Aladim de. O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436
identifier_str_mv 2016066947
LUNA, Luana Aladim de. O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Jornalismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/1/ConsumoMidia_Luna_2020
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/4/Oconsumodem%c3%addia_Luna_2020.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78b19e840e9fe4e49edb45a357f4c6f6
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
13017b7307408197bfca3f25b94a796c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117530181959680