O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre o consumo de mídia jornalística pelos Millennials, a primeira geração a ter mais proximidade com o mundo digital. No Brasil, são poucos os estudos acadêmicos voltados para essa área e, por isso, observa-se a necessidade de criar novas perspectivas para a construção de narrativas jornalísticas que valorizem o tipo de consumo da geração que mais cresce no país. Por isso, por meio de uma pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, realizou-se um levantamento dos principais relatórios sobre consumo de mídia no Brasil, para cruzar os dados e descobrir, qualitativamente, o perfil dessa nova geração. Acredita-se que as informações obtidas desse tratamento de dados podem colaborar para nortear o consumo de mídia jornalística das próximas gerações. Foi observado que os Millennials preferem o consumo de informações por meio da internet e valorizam a comodidade na hora de se relacionarem com os diferentes meios de comunicação. |
id |
UFRN_ef5feb017a60a6e316b3b5332a774b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38436 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Luna, Luana Aladim deBarcelos, Janaina Dias2020-12-15T00:37:56Z2021-09-27T11:55:09Z2020-12-15T00:37:56Z2021-09-27T11:55:09Z2020-12-012016066947LUNA, Luana Aladim de. O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436Este trabalho trata sobre o consumo de mídia jornalística pelos Millennials, a primeira geração a ter mais proximidade com o mundo digital. No Brasil, são poucos os estudos acadêmicos voltados para essa área e, por isso, observa-se a necessidade de criar novas perspectivas para a construção de narrativas jornalísticas que valorizem o tipo de consumo da geração que mais cresce no país. Por isso, por meio de uma pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, realizou-se um levantamento dos principais relatórios sobre consumo de mídia no Brasil, para cruzar os dados e descobrir, qualitativamente, o perfil dessa nova geração. Acredita-se que as informações obtidas desse tratamento de dados podem colaborar para nortear o consumo de mídia jornalística das próximas gerações. Foi observado que os Millennials preferem o consumo de informações por meio da internet e valorizam a comodidade na hora de se relacionarem com os diferentes meios de comunicação.This work deals with the consumption of journalistic media by Millennials, the first generation to have a closer reletionship with the digital world. In Brazil, there are few academic studies focused on this area and, therefore, there is a need to create new perspectives for the construction of journalistic narratives that value the type of consumption of the fastest growing generation in the country. Thus, through an exploratory research, followed by a case study, a survey of the main reports on media consumption in Brazil was carried out, to cross the data and discover, qualitatively, the profile of this new generation. It is believed that the information obtained from this data processing can collaborate to guide the consumption of journalistic media for the next generations. After all, it was noticed that Millennials prefer the consumption of information through the internet and value convenience when it comes to relating to different media.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilJornalismoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração9.18.00.00-5 Estudos Sociaismídia jornalísticageraçãoMillennialsconsumo de mídiajournalistic mediagenerationmedia consumptionO consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConsumoMidia_Luna_2020TCC Luana Aladimapplication/pdf720180https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/1/ConsumoMidia_Luna_202078b19e840e9fe4e49edb45a357f4c6f6MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTOconsumodemídia_Luna_2020.txtExtracted texttext/plain98434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/4/Oconsumodem%c3%addia_Luna_2020.txt13017b7307408197bfca3f25b94a796cMD54123456789/384362023-03-03 14:52:08.921oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-03T17:52:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil |
title |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil |
spellingShingle |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil Luna, Luana Aladim de 6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração 9.18.00.00-5 Estudos Sociais mídia jornalística geração Millennials consumo de mídia journalistic media generation media consumption |
title_short |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil |
title_full |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil |
title_fullStr |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil |
title_full_unstemmed |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil |
title_sort |
O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil |
author |
Luna, Luana Aladim de |
author_facet |
Luna, Luana Aladim de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Luana Aladim de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barcelos, Janaina Dias |
contributor_str_mv |
Barcelos, Janaina Dias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração 9.18.00.00-5 Estudos Sociais |
topic |
6.09.02.00-0 Jornalismo e Editoração 9.18.00.00-5 Estudos Sociais mídia jornalística geração Millennials consumo de mídia journalistic media generation media consumption |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídia jornalística geração Millennials consumo de mídia journalistic media generation media consumption |
description |
Este trabalho trata sobre o consumo de mídia jornalística pelos Millennials, a primeira geração a ter mais proximidade com o mundo digital. No Brasil, são poucos os estudos acadêmicos voltados para essa área e, por isso, observa-se a necessidade de criar novas perspectivas para a construção de narrativas jornalísticas que valorizem o tipo de consumo da geração que mais cresce no país. Por isso, por meio de uma pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, realizou-se um levantamento dos principais relatórios sobre consumo de mídia no Brasil, para cruzar os dados e descobrir, qualitativamente, o perfil dessa nova geração. Acredita-se que as informações obtidas desse tratamento de dados podem colaborar para nortear o consumo de mídia jornalística das próximas gerações. Foi observado que os Millennials preferem o consumo de informações por meio da internet e valorizam a comodidade na hora de se relacionarem com os diferentes meios de comunicação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-15T00:37:56Z 2021-09-27T11:55:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-15T00:37:56Z 2021-09-27T11:55:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2016066947 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUNA, Luana Aladim de. O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436 |
identifier_str_mv |
2016066947 LUNA, Luana Aladim de. O consumo de mídia dos Millennials: um estudo sobre como essa geração consome conteúdos noticiosos no Brasil. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Jornalismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/1/ConsumoMidia_Luna_2020 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38436/4/Oconsumodem%c3%addia_Luna_2020.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78b19e840e9fe4e49edb45a357f4c6f6 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 13017b7307408197bfca3f25b94a796c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832659299303424 |