Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Braune Cassius dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34925
Resumo: O composto de marketing dentro dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) são ferramentas usadas pelo profissional de marketing para melhorar o desempenho de consumo de bens e serviço auxiliando as empresas a obterem sucesso em seu segmento. Um bom desempenho na área de marketing melhora a visão do cliente perante a empresa, nesse caso se trata de uma instituição de ensino privado. Identificar quais aspectos do composto de marketing influencia no marketing com o estudante parece ser um desafio para universidades, escolas e demais unidades de ensino que desejam controlar problemas como evasão escolar, e fortalecer os vínculos com seus discentes. O principal objetivo deste trabalho é identificar a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing pela instituição de ensino privada em questão, sob a percepção dos alunos concluintes do curso de Administração. Basicamente, sua estrutura desenvolve-se em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a de campo. A pesquisa bibliográfica compreende a análise da evolução do contexto de marketing na ótica do composto de marketing e, em seguida compila diferentes aspectos sobre os 4Ps e sua efetividade na aplicação dentro da Instituição de ensino estudada. A pesquisa de campo consiste na aplicação dos questionários para os estudantes concluintes do curso de Administração de uma faculdade privada, localizada em Natal/RN, estando respaldado pelo estudo bibliográfico pesquisado. Como principal resultado pôde-se observar a existência de uma relação positiva entre a prática da gestão do mix de marketing na captação e retenção de clientes e a melhoria de desempenho da empresa pesquisada.
id UFRN_f11c7bb27909dfae713f0391b60cbd92
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34925
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Queiroz, Braune Cassius dos SantosSilva, Francisco de Assis Medeiros daSilva Filho, Alexandre Magno daPignataro, Thelma2017-06-26T15:14:42Z2021-09-20T14:53:03Z2017-06-26T15:14:42Z2021-09-20T14:53:03Z20162009008278QUEIROZ, Braune Cassius dos Santos. Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34925Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoComposto de marketingAlunosServiçoUniversidadeEstudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO composto de marketing dentro dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) são ferramentas usadas pelo profissional de marketing para melhorar o desempenho de consumo de bens e serviço auxiliando as empresas a obterem sucesso em seu segmento. Um bom desempenho na área de marketing melhora a visão do cliente perante a empresa, nesse caso se trata de uma instituição de ensino privado. Identificar quais aspectos do composto de marketing influencia no marketing com o estudante parece ser um desafio para universidades, escolas e demais unidades de ensino que desejam controlar problemas como evasão escolar, e fortalecer os vínculos com seus discentes. O principal objetivo deste trabalho é identificar a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing pela instituição de ensino privada em questão, sob a percepção dos alunos concluintes do curso de Administração. Basicamente, sua estrutura desenvolve-se em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a de campo. A pesquisa bibliográfica compreende a análise da evolução do contexto de marketing na ótica do composto de marketing e, em seguida compila diferentes aspectos sobre os 4Ps e sua efetividade na aplicação dentro da Instituição de ensino estudada. A pesquisa de campo consiste na aplicação dos questionários para os estudantes concluintes do curso de Administração de uma faculdade privada, localizada em Natal/RN, estando respaldado pelo estudo bibliográfico pesquisado. Como principal resultado pôde-se observar a existência de uma relação positiva entre a prática da gestão do mix de marketing na captação e retenção de clientes e a melhoria de desempenho da empresa pesquisada.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBrauneCSQ_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain91535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/1/BrauneCSQ_Monografia.pdf.txta2cdadb376da11b148018bbd898e3a33MD51EstudoSobreaEficacia_Queiroz_2016.txtExtracted texttext/plain91535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/2/EstudoSobreaEficacia_Queiroz_2016.txta2cdadb376da11b148018bbd898e3a33MD52ORIGINALEstudoSobreaEficacia_Queiroz_2016Administraçãoapplication/octet-stream1184913https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/3/EstudoSobreaEficacia_Queiroz_2016d20736f1c1dcbc3bf989f9ed952df0e0MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/349252021-09-20 11:53:03.211oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:53:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
title Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
spellingShingle Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
Queiroz, Braune Cassius dos Santos
Composto de marketing
Alunos
Serviço
Universidade
title_short Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
title_full Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
title_fullStr Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
title_full_unstemmed Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
title_sort Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada
author Queiroz, Braune Cassius dos Santos
author_facet Queiroz, Braune Cassius dos Santos
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Francisco de Assis Medeiros da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva Filho, Alexandre Magno da
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Braune Cassius dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Composto de marketing
Alunos
Serviço
Universidade
topic Composto de marketing
Alunos
Serviço
Universidade
description O composto de marketing dentro dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) são ferramentas usadas pelo profissional de marketing para melhorar o desempenho de consumo de bens e serviço auxiliando as empresas a obterem sucesso em seu segmento. Um bom desempenho na área de marketing melhora a visão do cliente perante a empresa, nesse caso se trata de uma instituição de ensino privado. Identificar quais aspectos do composto de marketing influencia no marketing com o estudante parece ser um desafio para universidades, escolas e demais unidades de ensino que desejam controlar problemas como evasão escolar, e fortalecer os vínculos com seus discentes. O principal objetivo deste trabalho é identificar a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing pela instituição de ensino privada em questão, sob a percepção dos alunos concluintes do curso de Administração. Basicamente, sua estrutura desenvolve-se em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a de campo. A pesquisa bibliográfica compreende a análise da evolução do contexto de marketing na ótica do composto de marketing e, em seguida compila diferentes aspectos sobre os 4Ps e sua efetividade na aplicação dentro da Instituição de ensino estudada. A pesquisa de campo consiste na aplicação dos questionários para os estudantes concluintes do curso de Administração de uma faculdade privada, localizada em Natal/RN, estando respaldado pelo estudo bibliográfico pesquisado. Como principal resultado pôde-se observar a existência de uma relação positiva entre a prática da gestão do mix de marketing na captação e retenção de clientes e a melhoria de desempenho da empresa pesquisada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-26T15:14:42Z
2021-09-20T14:53:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-26T15:14:42Z
2021-09-20T14:53:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2009008278
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, Braune Cassius dos Santos. Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34925
identifier_str_mv 2009008278
QUEIROZ, Braune Cassius dos Santos. Estudo sobre a eficácia da aplicabilidade do mix de marketing em uma instituição de ensino superior privada. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/1/BrauneCSQ_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/2/EstudoSobreaEficacia_Queiroz_2016.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/3/EstudoSobreaEficacia_Queiroz_2016
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34925/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2cdadb376da11b148018bbd898e3a33
a2cdadb376da11b148018bbd898e3a33
d20736f1c1dcbc3bf989f9ed952df0e0
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832717263536128