Modelo de portfólio de compras hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marlene
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28467
Resumo: A gestão de compras hospitalares trabalha com diferentes categorias de itens. Tais categorias, em função da sua natureza de oferta, de demanda e de conhecimento tecnológico, afetam a racionalidade do comprador. Considerando os critérios e as estratégias de compras intrínsecas ao contexto hospitalar, o presente estudo tem por objetivo propor um modelo de portfólio de compras hospitalares para classificação dos itens comprados. Os interesses conflitantes entre os atores da cadeia de suprimentos hospitalar são discutidos à luz da Teoria da Agência. No aspecto metodológico, o estudo utiliza abordagem qualitativa e quantitativa. Uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi efetivada para identificar os critérios e estratégias, utilizados no processo decisório de compras hospitalares. Os critérios, oriundos da RSL, foram avaliados por meio de uma survey on-line com 39 gestores de compras de hospitais particulares de grande porte, pertencentes às regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) validando onze critérios (tempo, custo, reputação, negociação, monopólio, volume, customização, armazenagem, assistência, preferência médica e conhecimento). As variáveis latentes, oriundas da PCA, formaram as dimensões do modelo proposto: parâmetros universais de compras; dependência no fornecimento; e assimetria de conhecimento. O modelo foi aplicado em um hospital privado de grande porte, analisando uma amostra de doze itens de compras hospitalares. Na etapa de classificação dos itens, foi utilizado o método Fuzzy-TOPSIS. Dos doze itens da amostra, dois foram classificados na categoria “não-crítico”, dois na “alavancagem”, dois na “gargalo”, três na “estratégico” e três na “crítico”. O resultado foi validado pelos gestores de compras do hospital. Uma análise de sensibilidade atestou a robustez do modelo.
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Os interesses conflitantes entre os atores da cadeia de suprimentos hospitalar são discutidos à luz da Teoria da Agência. No aspecto metodológico, o estudo utiliza abordagem qualitativa e quantitativa. Uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi efetivada para identificar os critérios e estratégias, utilizados no processo decisório de compras hospitalares. Os critérios, oriundos da RSL, foram avaliados por meio de uma survey on-line com 39 gestores de compras de hospitais particulares de grande porte, pertencentes às regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) validando onze critérios (tempo, custo, reputação, negociação, monopólio, volume, customização, armazenagem, assistência, preferência médica e conhecimento). As variáveis latentes, oriundas da PCA, formaram as dimensões do modelo proposto: parâmetros universais de compras; dependência no fornecimento; e assimetria de conhecimento. O modelo foi aplicado em um hospital privado de grande porte, analisando uma amostra de doze itens de compras hospitalares. Na etapa de classificação dos itens, foi utilizado o método Fuzzy-TOPSIS. Dos doze itens da amostra, dois foram classificados na categoria “não-crítico”, dois na “alavancagem”, dois na “gargalo”, três na “estratégico” e três na “crítico”. O resultado foi validado pelos gestores de compras do hospital. Uma análise de sensibilidade atestou a robustez do modelo.Hospital’s purchasing management deals with different item categories. These categories, due to their nature of supply, demand and technological knowledge, affect buyer’s rationality. Considering the criteria and strategies for purchasing intrinsic to hospital’s context, the present study aims to propose a hospital purchasing portfolio model to classify purchasing items. Conflicting interests within hospital supply chain actors are discussed based on Agency Theory. In the methodological aspect, the study uses qualitative and quantitative approaches. A systematic literature review (RSL) was performed to identify the criteria and strategies used in hospital’s purchasing decision process. The criteria, derived from RSL, were assessed through an online survey with 39 purchasing managers from large private hospitals in the southern, southeastern and northeastern regions of Brazil. Data were subjected to principal component analysis (PCA) validating eleven criteria (lead-time, cost, reputation, negotiation, monopoly, volume, customization, storage, assistance, physician’s preference and knowledge). The latent variables from PCA formed the dimensions of the proposed model: universal purchasing parameters; dependence on supply; and knowledge asymmetry. The model was applied in a large private hospital, analyzing a sample of twelve hospital purchasing items. On the item classification step, the Fuzzy-TOPSIS method was used. Of the twelve items in the sample, two were classified in the “non-critical” category, two in “leverage”, two in “bottleneck”, three in “strategic” and three in “critical”. The result was validated by hospital purchasing managers. A sensitivity analysis attested the robustness of the model.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCompras hospitalaresModelo de portfólio de comprasGestão de comprasTeoria da agênciaItens de preferência médicaModelo de portfólio de compras hospitalaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTModeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdf.txtModeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain403309https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28467/2/Modeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdf.txt1bef307fec83af44e1ade7b335e444cbMD52THUMBNAILModeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdf.jpgModeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28467/3/Modeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdf.jpg630461d5f9675c7cdae5114daaa372f0MD53ORIGINALModeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf5466834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28467/1/Modeloportfoliocompras_Medeiros_2019.pdffd42d0465bca6ceddeb462319162eb73MD51123456789/284672020-02-16 04:55:08.757oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28467Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-16T07:55:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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